Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INICIAÇÃO AO FUTSAL COMO MÉTODO NO APERFEIÇOAMENTO MOTOR E INTERAÇÃO SOCIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM BASE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111823
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4203
    "inscrito_id" => 10103
    "titulo" => "INICIAÇÃO AO FUTSAL COMO MÉTODO NO APERFEIÇOAMENTO MOTOR E INTERAÇÃO SOCIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM BASE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II"
    "resumo" => "De acordo com a BNCC, o futsal está presente na Educação Física escolar como um esporte de invasão que trabalha aspectos motores, intelectuais, cognitivos e de socialização dos alunos. Assim, o presente estudo se estabeleceu a partir da experiência obtida durante o estágio supervisionado II do curso de Educação Física da Universidade Federal do Pará, com turmas do Ensino Fundamental nos anos finais. Nesse sentido, o relato teve como objetivo analisar como ocorreu o processo de aperfeiçoamento motor e interação social entre os alunos, com a prática da modalidade futsal, pois observou-se uma carência de socialização e pouca habilidade motora da turma nas aulas de Educação Física. Deste modo, o referencial teórico-metodológico se justifica em como o esporte pode contribuir com a formação dos adolescentes no âmbito escolar e não somente focar em treinamento e técnicas táticas, mas os valores morais e inclusão de todos, de maneira mais reflexiva, critica para o desenvolvimento motor, mental e social, baseada na pesquisa qualitativa aplicando a técnica de observação participativa. A partir disto, utilizou-se uma iniciação ao futsal como método nesse seguimento, na qual envolveu atividades com seus fundamentos básicos: passe, recepção, finalização e condução, por meio de circuitos individuais, em dupla ou coletivo. Mediante isso, os objetivos foram alcançados no decorrer das análises e tarefas, como, comunicação e melhora na coordenação motora da turma, além do feedback positivo dos alunos por intermédio de uma roda de conversa. Entende-se que a Educação Física Escolar é necessária, já que se trata de um componente essencial na formação de um aluno. Dessarte ao incorporar o esporte que assume o papel à medida que constrói práticas e hábitos saudáveis, além de seu caráter lúdico do qual reveste seu ensino, tornando-se mais atraente para o aprendizado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10103_TB4203_04102024223554.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIELE BRAGA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIELE BRAGA"
    "autor_email" => "lucielebragacombraga@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111823
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4203
    "inscrito_id" => 10103
    "titulo" => "INICIAÇÃO AO FUTSAL COMO MÉTODO NO APERFEIÇOAMENTO MOTOR E INTERAÇÃO SOCIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM BASE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II"
    "resumo" => "De acordo com a BNCC, o futsal está presente na Educação Física escolar como um esporte de invasão que trabalha aspectos motores, intelectuais, cognitivos e de socialização dos alunos. Assim, o presente estudo se estabeleceu a partir da experiência obtida durante o estágio supervisionado II do curso de Educação Física da Universidade Federal do Pará, com turmas do Ensino Fundamental nos anos finais. Nesse sentido, o relato teve como objetivo analisar como ocorreu o processo de aperfeiçoamento motor e interação social entre os alunos, com a prática da modalidade futsal, pois observou-se uma carência de socialização e pouca habilidade motora da turma nas aulas de Educação Física. Deste modo, o referencial teórico-metodológico se justifica em como o esporte pode contribuir com a formação dos adolescentes no âmbito escolar e não somente focar em treinamento e técnicas táticas, mas os valores morais e inclusão de todos, de maneira mais reflexiva, critica para o desenvolvimento motor, mental e social, baseada na pesquisa qualitativa aplicando a técnica de observação participativa. A partir disto, utilizou-se uma iniciação ao futsal como método nesse seguimento, na qual envolveu atividades com seus fundamentos básicos: passe, recepção, finalização e condução, por meio de circuitos individuais, em dupla ou coletivo. Mediante isso, os objetivos foram alcançados no decorrer das análises e tarefas, como, comunicação e melhora na coordenação motora da turma, além do feedback positivo dos alunos por intermédio de uma roda de conversa. Entende-se que a Educação Física Escolar é necessária, já que se trata de um componente essencial na formação de um aluno. Dessarte ao incorporar o esporte que assume o papel à medida que constrói práticas e hábitos saudáveis, além de seu caráter lúdico do qual reveste seu ensino, tornando-se mais atraente para o aprendizado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10103_TB4203_04102024223554.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIELE BRAGA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIELE BRAGA"
    "autor_email" => "lucielebragacombraga@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

De acordo com a BNCC, o futsal está presente na Educação Física escolar como um esporte de invasão que trabalha aspectos motores, intelectuais, cognitivos e de socialização dos alunos. Assim, o presente estudo se estabeleceu a partir da experiência obtida durante o estágio supervisionado II do curso de Educação Física da Universidade Federal do Pará, com turmas do Ensino Fundamental nos anos finais. Nesse sentido, o relato teve como objetivo analisar como ocorreu o processo de aperfeiçoamento motor e interação social entre os alunos, com a prática da modalidade futsal, pois observou-se uma carência de socialização e pouca habilidade motora da turma nas aulas de Educação Física. Deste modo, o referencial teórico-metodológico se justifica em como o esporte pode contribuir com a formação dos adolescentes no âmbito escolar e não somente focar em treinamento e técnicas táticas, mas os valores morais e inclusão de todos, de maneira mais reflexiva, critica para o desenvolvimento motor, mental e social, baseada na pesquisa qualitativa aplicando a técnica de observação participativa. A partir disto, utilizou-se uma iniciação ao futsal como método nesse seguimento, na qual envolveu atividades com seus fundamentos básicos: passe, recepção, finalização e condução, por meio de circuitos individuais, em dupla ou coletivo. Mediante isso, os objetivos foram alcançados no decorrer das análises e tarefas, como, comunicação e melhora na coordenação motora da turma, além do feedback positivo dos alunos por intermédio de uma roda de conversa. Entende-se que a Educação Física Escolar é necessária, já que se trata de um componente essencial na formação de um aluno. Dessarte ao incorporar o esporte que assume o papel à medida que constrói práticas e hábitos saudáveis, além de seu caráter lúdico do qual reveste seu ensino, tornando-se mais atraente para o aprendizado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.