OLIVEIRA, Nara Piedade. . Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/108890>. Acesso em: 25/12/2024 11:51
O Presente trabalho “Educação do Campo na Amazônia Paraense: Limites e Perspectivas para Garantia de um Direito” aborda os desafios e oportunidades relacionados à educação em áreas rurais da Amazônia Paraenserecursos educacionais e desafios logísticos, enquanto perspectivas podem envolver a valorização da cultura local, implementação de métodos pedagógicos contextualizados e a promoção de uma educação inclusiva e sustentável. A discussão visa analisar como superar obstáculos e criar condições para que a educação no campo seja um direito efetivo para as comunidades amazônicas. a Abordando desafios e oportunidades para a efetiva garantia desse direito. A região enfrenta limitações significativas, como a carência de infraestrutura educacional e o difícil acesso a recursos. A falta de professores qualificados e a distância geográfica entre as comunidades rurais também são desafios cruciais. No entanto, destaca as perspectivas promissoras, como a implementação de políticas educacionais adaptadas à realidade local, o fortalecimento de parcerias entre instituições governamentais e organizações locais, e a promoção de métodos pedagógicos contextualizados. A análise visa estimular debates sobre estratégias específicas para superar as barreiras existentes e proporcionar uma educação inclusiva e de qualidade na Amazônia Paraense. Este estudo contribui para a compreensão das nuances desse contexto único, enfatizando a importância de abordagens sensíveis às particularidades da região amazônica.