Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONECTANDO GERAÇÕES: PROJETO IDOSOS CONECTADOS PROMOVENDO A INCLUSÃO DIGITAL E SOCIAL DOS IDOSOS DOS CRAS DE MARAGUAPE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111781
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4145
    "inscrito_id" => 10135
    "titulo" => "CONECTANDO GERAÇÕES: PROJETO IDOSOS CONECTADOS PROMOVENDO A INCLUSÃO DIGITAL E SOCIAL DOS IDOSOS DOS CRAS DE MARAGUAPE"
    "resumo" => "Este artigo retrata minha vivência e percepção, como professor de quatro turmas do “Projeto Idosos Conectados”, desenvolvido de junho a dezembro de 2022, através de uma parceria entre as Secretarias do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS e da Educação, possibilitando muitas emoções, aprendizados, alfabetização, depoimentos emocionantes por se sentirem valorizados, dentro de um ambiente descontraído e afetivo. Usamos vários Recursos Educacionais Digitais (RED`s), internet, aplicativos, jogos, criação de email, facebook, verificação da situação de CPF, 2ª via de CAGECE, ENEL, youtube, dentre outros. O século XXI tem sido marcado por um intenso desenvolvimento tecnológico diário, que influencia significativamente a sociedade mundial. A internet se tornou uma parte essencial da vida cotidiana, presente em diversas atividades, com o acesso a redes sociais, entretenimento, compras online, educação a distância, etc. Para muitos idosos, o acesso ao mundo digital representa não apenas conveniência, mas também oportunidades de desenvolvimento cognitivo, estimulando a mente e gerando novos conhecimentos. Apesar dos benefícios, a adaptação aos recursos digitais ainda é um desafio para muitos idosos, especialmente aqueles que residem em áreas rurais. A inclusão digital tem impactado positivamente a vida dos idosos, contribuindo para melhorar sua qualidade de vida, promover a inclusão social, fortalecer os laços familiares e manter a mente ativa, entre outros benefícios. Em suma, o acesso ao mundo digital é essencial para garantir que os idosos não se sintam excluídos da sociedade contemporânea e desfrutem plenamente das oportunidades oferecidas pela era digital. A fundamentação teórica está centrada nos pensadores , Pestalozzi, Henri Wallon,, Paulo Freire, Vygotsky, Eric Erikson, Malcolm Knowles, Bernice Neugarten e Seymour Papert. Esses teóricos oferecem insights valiosos sobre como os cursos de informática para idosos podem ser projetados e implementados de maneira eficaz, levando em consideração os aspectos cognitivos, emocionais e sociais do envelhecimento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10135_TB4145_07102024220350.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO EDSON MARTINS DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "EDSON MARTINS"
    "autor_email" => "prof.edson.martins2020@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111781
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4145
    "inscrito_id" => 10135
    "titulo" => "CONECTANDO GERAÇÕES: PROJETO IDOSOS CONECTADOS PROMOVENDO A INCLUSÃO DIGITAL E SOCIAL DOS IDOSOS DOS CRAS DE MARAGUAPE"
    "resumo" => "Este artigo retrata minha vivência e percepção, como professor de quatro turmas do “Projeto Idosos Conectados”, desenvolvido de junho a dezembro de 2022, através de uma parceria entre as Secretarias do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS e da Educação, possibilitando muitas emoções, aprendizados, alfabetização, depoimentos emocionantes por se sentirem valorizados, dentro de um ambiente descontraído e afetivo. Usamos vários Recursos Educacionais Digitais (RED`s), internet, aplicativos, jogos, criação de email, facebook, verificação da situação de CPF, 2ª via de CAGECE, ENEL, youtube, dentre outros. O século XXI tem sido marcado por um intenso desenvolvimento tecnológico diário, que influencia significativamente a sociedade mundial. A internet se tornou uma parte essencial da vida cotidiana, presente em diversas atividades, com o acesso a redes sociais, entretenimento, compras online, educação a distância, etc. Para muitos idosos, o acesso ao mundo digital representa não apenas conveniência, mas também oportunidades de desenvolvimento cognitivo, estimulando a mente e gerando novos conhecimentos. Apesar dos benefícios, a adaptação aos recursos digitais ainda é um desafio para muitos idosos, especialmente aqueles que residem em áreas rurais. A inclusão digital tem impactado positivamente a vida dos idosos, contribuindo para melhorar sua qualidade de vida, promover a inclusão social, fortalecer os laços familiares e manter a mente ativa, entre outros benefícios. Em suma, o acesso ao mundo digital é essencial para garantir que os idosos não se sintam excluídos da sociedade contemporânea e desfrutem plenamente das oportunidades oferecidas pela era digital. A fundamentação teórica está centrada nos pensadores , Pestalozzi, Henri Wallon,, Paulo Freire, Vygotsky, Eric Erikson, Malcolm Knowles, Bernice Neugarten e Seymour Papert. Esses teóricos oferecem insights valiosos sobre como os cursos de informática para idosos podem ser projetados e implementados de maneira eficaz, levando em consideração os aspectos cognitivos, emocionais e sociais do envelhecimento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10135_TB4145_07102024220350.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO EDSON MARTINS DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "EDSON MARTINS"
    "autor_email" => "prof.edson.martins2020@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este artigo retrata minha vivência e percepção, como professor de quatro turmas do “Projeto Idosos Conectados”, desenvolvido de junho a dezembro de 2022, através de uma parceria entre as Secretarias do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS e da Educação, possibilitando muitas emoções, aprendizados, alfabetização, depoimentos emocionantes por se sentirem valorizados, dentro de um ambiente descontraído e afetivo. Usamos vários Recursos Educacionais Digitais (RED`s), internet, aplicativos, jogos, criação de email, facebook, verificação da situação de CPF, 2ª via de CAGECE, ENEL, youtube, dentre outros. O século XXI tem sido marcado por um intenso desenvolvimento tecnológico diário, que influencia significativamente a sociedade mundial. A internet se tornou uma parte essencial da vida cotidiana, presente em diversas atividades, com o acesso a redes sociais, entretenimento, compras online, educação a distância, etc. Para muitos idosos, o acesso ao mundo digital representa não apenas conveniência, mas também oportunidades de desenvolvimento cognitivo, estimulando a mente e gerando novos conhecimentos. Apesar dos benefícios, a adaptação aos recursos digitais ainda é um desafio para muitos idosos, especialmente aqueles que residem em áreas rurais. A inclusão digital tem impactado positivamente a vida dos idosos, contribuindo para melhorar sua qualidade de vida, promover a inclusão social, fortalecer os laços familiares e manter a mente ativa, entre outros benefícios. Em suma, o acesso ao mundo digital é essencial para garantir que os idosos não se sintam excluídos da sociedade contemporânea e desfrutem plenamente das oportunidades oferecidas pela era digital. A fundamentação teórica está centrada nos pensadores , Pestalozzi, Henri Wallon,, Paulo Freire, Vygotsky, Eric Erikson, Malcolm Knowles, Bernice Neugarten e Seymour Papert. Esses teóricos oferecem insights valiosos sobre como os cursos de informática para idosos podem ser projetados e implementados de maneira eficaz, levando em consideração os aspectos cognitivos, emocionais e sociais do envelhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.