Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERFACES ENTRE AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS REGIDAS PELA (BNCC) E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD), SOB O OLHAR DA TUTORIA DO PROJETO SAÚDE COM AGENTE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 18 - Educação emocional
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111774
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4133
    "inscrito_id" => 893
    "titulo" => "INTERFACES ENTRE AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS REGIDAS PELA (BNCC) E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD), SOB O OLHAR DA TUTORIA DO PROJETO SAÚDE COM AGENTE"
    "resumo" => "As competências socioemocionais são capacidades individuais que se manifestam nos modos de pensar, sentir e agir com posturas e atitudes para se relacionar consigo mesmo e com os outros, estabelecendo objetivos e tomadas de decisões frente a situações novas ou adversas. E na modalidade de Educação a distância (EAD) essas competências quando intencionalizadas através de práticas de aprendizagem colaborativas, com espírito de equipe e coletividade sinalizam caminhos para uma construção de conhecimento menos individualista e mais harmônica nos ambientes virtuais. De acordo, com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2019), as competências socioemocionais apresentam por premissas a articulação da construção de conhecimentos, o desenvolvimento de competências e habilidades e a formação valores e atitudes. Essas competências trazem conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais para a vida no que corresponde as exigências para o século 21 que incluem diversas perspectivas éticas, estéticas e políticas fomentadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Objetivou-se: Destacar a relevância das competências socioemocionais, que vai além de um manual de etiqueta, para as relações de ensino-aprendizagem na Educação a distância (EAD). A metodologia é de viés qualitativo, com o objetivo de desenvolvimento do artigo a partir de uma abordagem exploratória, tomando por base a necessidade de compreender a relevância das competências socioemocionais na EAD. O referido artigo nos permite apontar caminhos a partir dos vieses das competências socioemocionais: como escuta e leitura ativa, comunicação não violenta e nem agressiva,empatia, altruísmo, coletividade, compaixão, troca de saberes, importância a opinião do outro, ambiente democrático, regulações de emoções ao expressar opiniões sem ferir o próximo, promove engajamento, espírito de equipe, bem-estar e bem comum na construção do conhecimento na EAD que vai além, das competências necessárias exigidas para os alunos dessa modalidade, que consistem em : gestão do tempo, fluência digital, autonomia, comunicação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID893_TB4133_30092024122122.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANA MARINHO DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANA COSTA"
    "autor_email" => "cristianamcosta@usp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111774
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4133
    "inscrito_id" => 893
    "titulo" => "INTERFACES ENTRE AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS REGIDAS PELA (BNCC) E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD), SOB O OLHAR DA TUTORIA DO PROJETO SAÚDE COM AGENTE"
    "resumo" => "As competências socioemocionais são capacidades individuais que se manifestam nos modos de pensar, sentir e agir com posturas e atitudes para se relacionar consigo mesmo e com os outros, estabelecendo objetivos e tomadas de decisões frente a situações novas ou adversas. E na modalidade de Educação a distância (EAD) essas competências quando intencionalizadas através de práticas de aprendizagem colaborativas, com espírito de equipe e coletividade sinalizam caminhos para uma construção de conhecimento menos individualista e mais harmônica nos ambientes virtuais. De acordo, com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2019), as competências socioemocionais apresentam por premissas a articulação da construção de conhecimentos, o desenvolvimento de competências e habilidades e a formação valores e atitudes. Essas competências trazem conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais para a vida no que corresponde as exigências para o século 21 que incluem diversas perspectivas éticas, estéticas e políticas fomentadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Objetivou-se: Destacar a relevância das competências socioemocionais, que vai além de um manual de etiqueta, para as relações de ensino-aprendizagem na Educação a distância (EAD). A metodologia é de viés qualitativo, com o objetivo de desenvolvimento do artigo a partir de uma abordagem exploratória, tomando por base a necessidade de compreender a relevância das competências socioemocionais na EAD. O referido artigo nos permite apontar caminhos a partir dos vieses das competências socioemocionais: como escuta e leitura ativa, comunicação não violenta e nem agressiva,empatia, altruísmo, coletividade, compaixão, troca de saberes, importância a opinião do outro, ambiente democrático, regulações de emoções ao expressar opiniões sem ferir o próximo, promove engajamento, espírito de equipe, bem-estar e bem comum na construção do conhecimento na EAD que vai além, das competências necessárias exigidas para os alunos dessa modalidade, que consistem em : gestão do tempo, fluência digital, autonomia, comunicação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID893_TB4133_30092024122122.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANA MARINHO DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANA COSTA"
    "autor_email" => "cristianamcosta@usp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

As competências socioemocionais são capacidades individuais que se manifestam nos modos de pensar, sentir e agir com posturas e atitudes para se relacionar consigo mesmo e com os outros, estabelecendo objetivos e tomadas de decisões frente a situações novas ou adversas. E na modalidade de Educação a distância (EAD) essas competências quando intencionalizadas através de práticas de aprendizagem colaborativas, com espírito de equipe e coletividade sinalizam caminhos para uma construção de conhecimento menos individualista e mais harmônica nos ambientes virtuais. De acordo, com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2019), as competências socioemocionais apresentam por premissas a articulação da construção de conhecimentos, o desenvolvimento de competências e habilidades e a formação valores e atitudes. Essas competências trazem conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais para a vida no que corresponde as exigências para o século 21 que incluem diversas perspectivas éticas, estéticas e políticas fomentadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Objetivou-se: Destacar a relevância das competências socioemocionais, que vai além de um manual de etiqueta, para as relações de ensino-aprendizagem na Educação a distância (EAD). A metodologia é de viés qualitativo, com o objetivo de desenvolvimento do artigo a partir de uma abordagem exploratória, tomando por base a necessidade de compreender a relevância das competências socioemocionais na EAD. O referido artigo nos permite apontar caminhos a partir dos vieses das competências socioemocionais: como escuta e leitura ativa, comunicação não violenta e nem agressiva,empatia, altruísmo, coletividade, compaixão, troca de saberes, importância a opinião do outro, ambiente democrático, regulações de emoções ao expressar opiniões sem ferir o próximo, promove engajamento, espírito de equipe, bem-estar e bem comum na construção do conhecimento na EAD que vai além, das competências necessárias exigidas para os alunos dessa modalidade, que consistem em : gestão do tempo, fluência digital, autonomia, comunicação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.