SOUSA, Karine Heloise Felix De. Explorando a animação: aprendendo brincando. Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/111750>. Acesso em: 25/12/2024 10:31
O projeto "Explorando a Animação: Aprendendo Brincando" surge da necessidade de promover um aprendizado dinâmico e significativo na área de animação, utilizando abordagens gamificadas e práticas manuais para engajar os estudantes. Baseado em um referencial teórico-metodológico que reconhece a importância do jogo e da experimentação na aprendizagem, o projeto é composto por três atividades principais. Inicialmente, os estudantes participarão de quizzes gamificados, testando e consolidando seus conhecimentos sobre os princípios da animação de forma interativa. Em seguida, serão introduzidos à técnica de stop motion, permitindo-lhes criar animações com materiais simples, estimulando a criatividade e o trabalho em equipe. Por fim, os estudantes explorarão a arte do flipbook, desenvolvendo narrativas visuais e compreendendo a sequencialidade das imagens na animação. Ao final do projeto, os estudantes terão não apenas adquirido conhecimentos sólidos sobre animação, mas também terão desenvolvido habilidades colaborativas, criativas e expressivas. Os principais resultados incluem o aumento do engajamento dos estudantes, a promoção de uma aprendizagem significativa e a valorização do potencial criativo de cada indivíduo. A abordagem gamificada e prática demonstrou ser eficaz na promoção de um ambiente de aprendizado estimulante e participativo.