Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COLÉGIO-MODELO EM SALVADOR: DA IMPLEMENTAÇÃO AO FECHAMENTO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 03 - História da educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111721
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4052
    "inscrito_id" => 13089
    "titulo" => "COLÉGIO-MODELO EM SALVADOR: DA IMPLEMENTAÇÃO AO FECHAMENTO"
    "resumo" => "O presente resumo tem como finalidade conhecer aspectos acerca da história e trajetória do Colégio Estadual Odorico Tavares, considerando sua implementação e fechamento (1994-2019), bem como, o contexto educacional do estado da Bahia em que esteve inserido durante seu tempo de funcionamento. A instituição de ensino foi um colégio pertencente à rede estadual e ofertou o ensino médio durante 24 anos, na região central da cidade de Salvador/BA. Pertenceu a política dos Colégios-modelo no Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio na Bahia na década de 1990, cuja intencionalidade era a ampliação da oferta de ensino médio, elevação dos níveis de qualidade da educação pública do estado e valorização do servidor público. Do ponto de vista metodológico, esta é uma investigação qualitativa com intenção exploratória, se propondo contribuir para o campo educacional a partir da utilização rigorosa de procedimentos que englobam a pesquisa bibliográfica e documental. A coleta de dados e informações se deu por meio da consulta ao rico acervo das publicações no Diário Oficial do Estado da Bahia, acessados na Empresa Gráfica da Bahia e virtualmente no site do Diário Oficial On-line, dos Relatórios de Atividades do Governo da Bahia, consultados na Biblioteca Anísio Teixeira, localizada em Salvador e por meio dos documentos oficiais do Colégio Estadual Odorico Tavares, consultados no acervo documental localizado no site de consulta pública Sistema Escolar, disponibilizado pela Secretaria Estadual de Educação. Com o desenvolvimento da investigação, foi possível coletar fontes que subsidiaram a aproximação com o panorama educacional em que o colégio e o programa do qual pertencia estavam inseridos, bem como elementos significativos da história e trajetória da instituição. Ademais, análises acerca de políticas públicas para o ensino médio na Bahia a partir da década de 1990 e do fechamento de escolas, enriquecem os resultados desta pesquisa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID13089_TB4052_17102024232457.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELLY LÍDIA NASCIMENTO RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "KELLY"
    "autor_email" => "klnr02@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111721
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4052
    "inscrito_id" => 13089
    "titulo" => "COLÉGIO-MODELO EM SALVADOR: DA IMPLEMENTAÇÃO AO FECHAMENTO"
    "resumo" => "O presente resumo tem como finalidade conhecer aspectos acerca da história e trajetória do Colégio Estadual Odorico Tavares, considerando sua implementação e fechamento (1994-2019), bem como, o contexto educacional do estado da Bahia em que esteve inserido durante seu tempo de funcionamento. A instituição de ensino foi um colégio pertencente à rede estadual e ofertou o ensino médio durante 24 anos, na região central da cidade de Salvador/BA. Pertenceu a política dos Colégios-modelo no Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio na Bahia na década de 1990, cuja intencionalidade era a ampliação da oferta de ensino médio, elevação dos níveis de qualidade da educação pública do estado e valorização do servidor público. Do ponto de vista metodológico, esta é uma investigação qualitativa com intenção exploratória, se propondo contribuir para o campo educacional a partir da utilização rigorosa de procedimentos que englobam a pesquisa bibliográfica e documental. A coleta de dados e informações se deu por meio da consulta ao rico acervo das publicações no Diário Oficial do Estado da Bahia, acessados na Empresa Gráfica da Bahia e virtualmente no site do Diário Oficial On-line, dos Relatórios de Atividades do Governo da Bahia, consultados na Biblioteca Anísio Teixeira, localizada em Salvador e por meio dos documentos oficiais do Colégio Estadual Odorico Tavares, consultados no acervo documental localizado no site de consulta pública Sistema Escolar, disponibilizado pela Secretaria Estadual de Educação. Com o desenvolvimento da investigação, foi possível coletar fontes que subsidiaram a aproximação com o panorama educacional em que o colégio e o programa do qual pertencia estavam inseridos, bem como elementos significativos da história e trajetória da instituição. Ademais, análises acerca de políticas públicas para o ensino médio na Bahia a partir da década de 1990 e do fechamento de escolas, enriquecem os resultados desta pesquisa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID13089_TB4052_17102024232457.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELLY LÍDIA NASCIMENTO RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "KELLY"
    "autor_email" => "klnr02@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente resumo tem como finalidade conhecer aspectos acerca da história e trajetória do Colégio Estadual Odorico Tavares, considerando sua implementação e fechamento (1994-2019), bem como, o contexto educacional do estado da Bahia em que esteve inserido durante seu tempo de funcionamento. A instituição de ensino foi um colégio pertencente à rede estadual e ofertou o ensino médio durante 24 anos, na região central da cidade de Salvador/BA. Pertenceu a política dos Colégios-modelo no Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio na Bahia na década de 1990, cuja intencionalidade era a ampliação da oferta de ensino médio, elevação dos níveis de qualidade da educação pública do estado e valorização do servidor público. Do ponto de vista metodológico, esta é uma investigação qualitativa com intenção exploratória, se propondo contribuir para o campo educacional a partir da utilização rigorosa de procedimentos que englobam a pesquisa bibliográfica e documental. A coleta de dados e informações se deu por meio da consulta ao rico acervo das publicações no Diário Oficial do Estado da Bahia, acessados na Empresa Gráfica da Bahia e virtualmente no site do Diário Oficial On-line, dos Relatórios de Atividades do Governo da Bahia, consultados na Biblioteca Anísio Teixeira, localizada em Salvador e por meio dos documentos oficiais do Colégio Estadual Odorico Tavares, consultados no acervo documental localizado no site de consulta pública Sistema Escolar, disponibilizado pela Secretaria Estadual de Educação. Com o desenvolvimento da investigação, foi possível coletar fontes que subsidiaram a aproximação com o panorama educacional em que o colégio e o programa do qual pertencia estavam inseridos, bem como elementos significativos da história e trajetória da instituição. Ademais, análises acerca de políticas públicas para o ensino médio na Bahia a partir da década de 1990 e do fechamento de escolas, enriquecem os resultados desta pesquisa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.