Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA CAMPUS DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BAHIA.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111631
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3905
    "inscrito_id" => 1839
    "titulo" => "INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA CAMPUS DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BAHIA."
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo analisar a inclusão de pessoas com necessidades especiais no Instituto Federal de educação, Ciência e tecnologia da Bahia (ifba) campus de vitória da conquista. Entende-se que, durante muito tempo, a educação inclusiva no Brasil estava concentrada somente em centros especializados para alunos com necessidades especiais. No entanto, há alguns anos, esses alunos conquistaram o direito de se matricular em escolas regulares. Apesar desse avanço, diversas dificuldades ao serem inseridos em um ambiente escolar que muitas vezes não estão preparados para recebê-los, tanto em termos de estrutura física quanto de profissionais qualificados. Com isso, houve a aprovação na Resolução nº 30, de 12 de dezembro de 2017, onde surgiu a criação da coordenação de atendimento às pessoas com necessidades específicas (CAPNE), setor responsável para cumprir a política de inclusão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) Campus Vitória da Conquista. A instituição visa promover a acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência (visual, auditiva, múltipla, intelectual), transtorno do espectro autista, transtornos de aprendizagem (dislexia, disgrafia e discalculia), transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e altas habilidades/superdotação. Constatou-se que, no Instituto Federal da Bahia, campus Vitória da Conquista adota práticas acadêmicas de inclusão que estão inclusas no livro digital de Práticas Acadêmicas Inclusivas. A pesquisa adotou uma metodologia qualitativa, por meio de pesquisa exploratória, bibliográfica e documental."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID1839_TB3905_27102024230348.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE DE OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Aline Oliveiraa"
    "autor_email" => "a_252@outlook.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111631
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3905
    "inscrito_id" => 1839
    "titulo" => "INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA CAMPUS DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BAHIA."
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo analisar a inclusão de pessoas com necessidades especiais no Instituto Federal de educação, Ciência e tecnologia da Bahia (ifba) campus de vitória da conquista. Entende-se que, durante muito tempo, a educação inclusiva no Brasil estava concentrada somente em centros especializados para alunos com necessidades especiais. No entanto, há alguns anos, esses alunos conquistaram o direito de se matricular em escolas regulares. Apesar desse avanço, diversas dificuldades ao serem inseridos em um ambiente escolar que muitas vezes não estão preparados para recebê-los, tanto em termos de estrutura física quanto de profissionais qualificados. Com isso, houve a aprovação na Resolução nº 30, de 12 de dezembro de 2017, onde surgiu a criação da coordenação de atendimento às pessoas com necessidades específicas (CAPNE), setor responsável para cumprir a política de inclusão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) Campus Vitória da Conquista. A instituição visa promover a acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência (visual, auditiva, múltipla, intelectual), transtorno do espectro autista, transtornos de aprendizagem (dislexia, disgrafia e discalculia), transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e altas habilidades/superdotação. Constatou-se que, no Instituto Federal da Bahia, campus Vitória da Conquista adota práticas acadêmicas de inclusão que estão inclusas no livro digital de Práticas Acadêmicas Inclusivas. A pesquisa adotou uma metodologia qualitativa, por meio de pesquisa exploratória, bibliográfica e documental."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID1839_TB3905_27102024230348.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE DE OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Aline Oliveiraa"
    "autor_email" => "a_252@outlook.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a inclusão de pessoas com necessidades especiais no Instituto Federal de educação, Ciência e tecnologia da Bahia (ifba) campus de vitória da conquista. Entende-se que, durante muito tempo, a educação inclusiva no Brasil estava concentrada somente em centros especializados para alunos com necessidades especiais. No entanto, há alguns anos, esses alunos conquistaram o direito de se matricular em escolas regulares. Apesar desse avanço, diversas dificuldades ao serem inseridos em um ambiente escolar que muitas vezes não estão preparados para recebê-los, tanto em termos de estrutura física quanto de profissionais qualificados. Com isso, houve a aprovação na Resolução nº 30, de 12 de dezembro de 2017, onde surgiu a criação da coordenação de atendimento às pessoas com necessidades específicas (CAPNE), setor responsável para cumprir a política de inclusão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) Campus Vitória da Conquista. A instituição visa promover a acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência (visual, auditiva, múltipla, intelectual), transtorno do espectro autista, transtornos de aprendizagem (dislexia, disgrafia e discalculia), transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e altas habilidades/superdotação. Constatou-se que, no Instituto Federal da Bahia, campus Vitória da Conquista adota práticas acadêmicas de inclusão que estão inclusas no livro digital de Práticas Acadêmicas Inclusivas. A pesquisa adotou uma metodologia qualitativa, por meio de pesquisa exploratória, bibliográfica e documental.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.