Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LITERATURA DE CORDEL COMO AÇÃO PEDAGÓGICA MOTIVADORA NOS CICLOS III E IV DA EJA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111608
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3869
    "inscrito_id" => 6263
    "titulo" => "A LITERATURA DE CORDEL COMO AÇÃO PEDAGÓGICA MOTIVADORA NOS CICLOS III E IV DA EJA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente artigo relata uma intervenção pedagógica realizada em 2019 na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Iracema Soares na cidade de Mamanguape-PB, com o objetivo de promover o engajamento, aprendizagem e desenvolvimento das alunas e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Diante dos desafios enfrentados pelas quatro turmas dos ciclos III e IV da EJA, tais como baixo rendimento acadêmico, evasão escolar e falta de pertencimento à escola, optou-se por implementar projetos pedagógicos que valorizassem as potencialidades e experiências dos alunos. O tema central da pesquisa-ação foi a literatura de cordel, escolhida pela sua relevância cultural e capacidade de engajar os estudantes. A metodologia adotada envolveu uma abordagem interdisciplinar, envolvendo a coordenação pedagógica, gestão escolar e professores de Arte e Língua Portuguesa trabalhando em conjunto. Foram realizadas oficinas práticas de construção textual de cordel, nas quais os estudantes aprenderam sobre os elementos e estrutura do gênero literário, além de produzirem um cordel coletivo sobre a história da escola. O ponto alto do I Sarau Cultural da EJA proporcionou aos alunos a oportunidade de compartilhar suas criações com a comunidade escolar. Os resultados dessa ação foram significativos, incluindo uma maior participação e engajamento das alunas e alunos, aumento da autoestima e fortalecimento dos laços afetivos entre os estudantes e a escola. Observou-se também uma redução na evasão escolar e um aumento na assiduidade às aulas. Esses resultados evidenciam o potencial transformador de abordagens pedagógicas inovadoras e interdisciplinares, especialmente na EJA, contribuindo para uma educação mais inclusiva e significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6263_TB3869_12102024155105.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCIJANE LIMA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIJANE LIMA"
    "autor_email" => "francyjane.lima@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111608
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3869
    "inscrito_id" => 6263
    "titulo" => "A LITERATURA DE CORDEL COMO AÇÃO PEDAGÓGICA MOTIVADORA NOS CICLOS III E IV DA EJA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente artigo relata uma intervenção pedagógica realizada em 2019 na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Iracema Soares na cidade de Mamanguape-PB, com o objetivo de promover o engajamento, aprendizagem e desenvolvimento das alunas e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Diante dos desafios enfrentados pelas quatro turmas dos ciclos III e IV da EJA, tais como baixo rendimento acadêmico, evasão escolar e falta de pertencimento à escola, optou-se por implementar projetos pedagógicos que valorizassem as potencialidades e experiências dos alunos. O tema central da pesquisa-ação foi a literatura de cordel, escolhida pela sua relevância cultural e capacidade de engajar os estudantes. A metodologia adotada envolveu uma abordagem interdisciplinar, envolvendo a coordenação pedagógica, gestão escolar e professores de Arte e Língua Portuguesa trabalhando em conjunto. Foram realizadas oficinas práticas de construção textual de cordel, nas quais os estudantes aprenderam sobre os elementos e estrutura do gênero literário, além de produzirem um cordel coletivo sobre a história da escola. O ponto alto do I Sarau Cultural da EJA proporcionou aos alunos a oportunidade de compartilhar suas criações com a comunidade escolar. Os resultados dessa ação foram significativos, incluindo uma maior participação e engajamento das alunas e alunos, aumento da autoestima e fortalecimento dos laços afetivos entre os estudantes e a escola. Observou-se também uma redução na evasão escolar e um aumento na assiduidade às aulas. Esses resultados evidenciam o potencial transformador de abordagens pedagógicas inovadoras e interdisciplinares, especialmente na EJA, contribuindo para uma educação mais inclusiva e significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6263_TB3869_12102024155105.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCIJANE LIMA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIJANE LIMA"
    "autor_email" => "francyjane.lima@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente artigo relata uma intervenção pedagógica realizada em 2019 na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Iracema Soares na cidade de Mamanguape-PB, com o objetivo de promover o engajamento, aprendizagem e desenvolvimento das alunas e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Diante dos desafios enfrentados pelas quatro turmas dos ciclos III e IV da EJA, tais como baixo rendimento acadêmico, evasão escolar e falta de pertencimento à escola, optou-se por implementar projetos pedagógicos que valorizassem as potencialidades e experiências dos alunos. O tema central da pesquisa-ação foi a literatura de cordel, escolhida pela sua relevância cultural e capacidade de engajar os estudantes. A metodologia adotada envolveu uma abordagem interdisciplinar, envolvendo a coordenação pedagógica, gestão escolar e professores de Arte e Língua Portuguesa trabalhando em conjunto. Foram realizadas oficinas práticas de construção textual de cordel, nas quais os estudantes aprenderam sobre os elementos e estrutura do gênero literário, além de produzirem um cordel coletivo sobre a história da escola. O ponto alto do I Sarau Cultural da EJA proporcionou aos alunos a oportunidade de compartilhar suas criações com a comunidade escolar. Os resultados dessa ação foram significativos, incluindo uma maior participação e engajamento das alunas e alunos, aumento da autoestima e fortalecimento dos laços afetivos entre os estudantes e a escola. Observou-se também uma redução na evasão escolar e um aumento na assiduidade às aulas. Esses resultados evidenciam o potencial transformador de abordagens pedagógicas inovadoras e interdisciplinares, especialmente na EJA, contribuindo para uma educação mais inclusiva e significativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.