Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA PARAENSE

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA), instituídas pela Resolução do MEC nº 02, de 15 de junho de 2012, determinam as ações de Educação Ambiental (EA) necessárias aos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) em observância da Lei nº 9.795/1999, que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Sua finalidade é o desenvolvimento da formação profissional, com a inclusão da EA na abordagem e nos conteúdos metodológicos dos currículos de Ensino Superior por meio de propostas curriculares e projetos pedagógicos que contemplem uma abordagem integrada, transversal e interdisciplinar da temática socioambiental. Este estudo objetiva analisar a aplicação das DCNEA nos PPC dos cursos de formação de professores de uma universidade pública no estado do Pará, com o intuito de verificar como a EA está articulada nos currículos dos cursos. Trata-se de uma pesquisa teórica, documental e descritiva com abordagem quantitativa e qualitativa. Na pesquisa teórica, utilizouse referenciais que discutem os princípios da EA e que mostram a importância da formação de professores para a conscientização ambiental. Em seguida, analisou-se o conteúdo dos PPC dos cursos de Licenciatura em Português, Libras, Computação e Biologia, para compreender como os conceitos ambientais são introduzidos na formação e na prática pedagógica dos professores. Complementarmente, aplicou-se um questionário on-line via formulário google, destinado aos alunos em formação, a fim de verificar suas percepções sobre as questões ambientais. Os resultados apontam que alguns PPC, apesar de constarem componentes curriculares que abordem a temática ambiental em suas ementas, não oferecem subsídios teóricos-metodológicos que assegurem formação adequada e um debate transversal do tema que oportunize aos graduandos caminhos didáticos e metodológicos para a inclusão da EA na prática escolar. Conclui-se que é necessário contemplar instrumentos pedagógicos e metodológicos que aprimorem a prática discente e docente no que diz respeito à EA e à sustentabilidade.

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