Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CANTANDO SE APRENDE: UM RELATO DE EXPÊRIENCIA NO MUNICÍPIO DE MACAPARANA – PE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111489
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3688
    "inscrito_id" => 1688
    "titulo" => "CANTANDO SE APRENDE: UM RELATO DE EXPÊRIENCIA NO MUNICÍPIO DE MACAPARANA – PE"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência realizado por um grupo de graduandos do curso de Pedagogia da Faculdade Santíssima Trindade - FAST. A experiência de campo ocorreu na Escola Municipal Terezinha Cavalcanti de Melo, localizada no município de Macaparana/PE, com a turma do 5º ano dos anos iniciais. O objetivo da intervenção foi utilizar a música como um instrumento facilitador no desenvolvimento da leitura, possibilitando a construção de sentidos na perspectiva sociointeracionista com base no tripé autor/texto/leitor. Silva (2007) afirma que existem muitos materiais de leitura, tanto no espaço escolar quanto em casa, e independente disso, a escola deve adotar uma metodologia que valorize o conhecimento a partir do cotidiano da criança para o sucesso ao ingressar na escola, oportunizando a participação ativa do leitor. Metodologicamente, a pesquisa é bibliográfica, de caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. Toda a teoria é fundamentada nas ideias de Silva (1999), Geraldi (2002), Koch e Elias (2008), Jolibert (1994) e nos documentos norteadores da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018) e nos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa – PCN’s (1998). De forma efetiva e prazerosa, a vivência buscou desenvolver o hábito da leitura por meio do gênero musical, como uma ferramenta facilitadora nesse processo. Vale ressaltar que a prática desenvolvida considera os alunos como protagonistas dessa vivência, possibilitando o surgimento de novas ideias para a construção do sentido."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1688_TB3688_30092024105004.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TACIANA BERNARDO"
    "autor_nome_curto" => "Taciana Bernard"
    "autor_email" => "taciana.bernardo26@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111489
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3688
    "inscrito_id" => 1688
    "titulo" => "CANTANDO SE APRENDE: UM RELATO DE EXPÊRIENCIA NO MUNICÍPIO DE MACAPARANA – PE"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência realizado por um grupo de graduandos do curso de Pedagogia da Faculdade Santíssima Trindade - FAST. A experiência de campo ocorreu na Escola Municipal Terezinha Cavalcanti de Melo, localizada no município de Macaparana/PE, com a turma do 5º ano dos anos iniciais. O objetivo da intervenção foi utilizar a música como um instrumento facilitador no desenvolvimento da leitura, possibilitando a construção de sentidos na perspectiva sociointeracionista com base no tripé autor/texto/leitor. Silva (2007) afirma que existem muitos materiais de leitura, tanto no espaço escolar quanto em casa, e independente disso, a escola deve adotar uma metodologia que valorize o conhecimento a partir do cotidiano da criança para o sucesso ao ingressar na escola, oportunizando a participação ativa do leitor. Metodologicamente, a pesquisa é bibliográfica, de caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. Toda a teoria é fundamentada nas ideias de Silva (1999), Geraldi (2002), Koch e Elias (2008), Jolibert (1994) e nos documentos norteadores da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018) e nos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa – PCN’s (1998). De forma efetiva e prazerosa, a vivência buscou desenvolver o hábito da leitura por meio do gênero musical, como uma ferramenta facilitadora nesse processo. Vale ressaltar que a prática desenvolvida considera os alunos como protagonistas dessa vivência, possibilitando o surgimento de novas ideias para a construção do sentido."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1688_TB3688_30092024105004.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TACIANA BERNARDO"
    "autor_nome_curto" => "Taciana Bernard"
    "autor_email" => "taciana.bernardo26@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência realizado por um grupo de graduandos do curso de Pedagogia da Faculdade Santíssima Trindade - FAST. A experiência de campo ocorreu na Escola Municipal Terezinha Cavalcanti de Melo, localizada no município de Macaparana/PE, com a turma do 5º ano dos anos iniciais. O objetivo da intervenção foi utilizar a música como um instrumento facilitador no desenvolvimento da leitura, possibilitando a construção de sentidos na perspectiva sociointeracionista com base no tripé autor/texto/leitor. Silva (2007) afirma que existem muitos materiais de leitura, tanto no espaço escolar quanto em casa, e independente disso, a escola deve adotar uma metodologia que valorize o conhecimento a partir do cotidiano da criança para o sucesso ao ingressar na escola, oportunizando a participação ativa do leitor. Metodologicamente, a pesquisa é bibliográfica, de caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. Toda a teoria é fundamentada nas ideias de Silva (1999), Geraldi (2002), Koch e Elias (2008), Jolibert (1994) e nos documentos norteadores da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018) e nos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa – PCN’s (1998). De forma efetiva e prazerosa, a vivência buscou desenvolver o hábito da leitura por meio do gênero musical, como uma ferramenta facilitadora nesse processo. Vale ressaltar que a prática desenvolvida considera os alunos como protagonistas dessa vivência, possibilitando o surgimento de novas ideias para a construção do sentido.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.