Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONHECENDO MULHERES CIENTISTAS ATRAVÉS DE LEITURAS NAS AULAS DE FÍSICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111463
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3648
    "inscrito_id" => 11826
    "titulo" => "CONHECENDO MULHERES CIENTISTAS ATRAVÉS DE LEITURAS NAS AULAS DE FÍSICA"
    "resumo" => "O hábito de leitura é uma prática extremamente importante para desenvolver o raciocínio, o senso crítico e a capacidade de interpretação. Ler faz parte da formação cultural de cada indivíduo. A leitura estimula a imaginação, proporciona a descoberta de diferentes hábitos e culturas, amplia o conhecimento e enriquece o vocabulário. O projeto “Conhecendo Mulheres Cientistas” foi pensado pela professora da disciplina Física com o intuito de estimular o gosto pela leitura nas aulas de Física e o reconhecimento da história das mulheres nas ciências. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho é relatar uma experiência pedagógica de estimulo a leitura aplicada na disciplina Física, nas turmas do 3º ano da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Governador Adauto Bezerra. Participaram do projeto um total de 189. Como metodologia foram realizadas três etapas, a seguir: 1- Apresentação do Livro “As cientistas: 50 mulheres que mudaram o mundo”, 2- Pesquisa, elaboração e produção de mapas mentais e 3- Seminário Mulheres Cientistas. Os alunos fascinaram-se pela história das cientistas e pela descoberta das contribuições das mulheres para as transformações no mundo das ciências. Neste sentido, os resultados do relato de experiência caminham para a constatação da aprendizagem significativa, estudantes mais participativos, interessados pela leitura nas aulas de Física."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID11826_TB3648_08042024233716.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA RODRIGUES MADEIRO"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIA R."
    "autor_email" => "antonia.madeiro@edu.sobral.ce.gov.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111463
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3648
    "inscrito_id" => 11826
    "titulo" => "CONHECENDO MULHERES CIENTISTAS ATRAVÉS DE LEITURAS NAS AULAS DE FÍSICA"
    "resumo" => "O hábito de leitura é uma prática extremamente importante para desenvolver o raciocínio, o senso crítico e a capacidade de interpretação. Ler faz parte da formação cultural de cada indivíduo. A leitura estimula a imaginação, proporciona a descoberta de diferentes hábitos e culturas, amplia o conhecimento e enriquece o vocabulário. O projeto “Conhecendo Mulheres Cientistas” foi pensado pela professora da disciplina Física com o intuito de estimular o gosto pela leitura nas aulas de Física e o reconhecimento da história das mulheres nas ciências. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho é relatar uma experiência pedagógica de estimulo a leitura aplicada na disciplina Física, nas turmas do 3º ano da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Governador Adauto Bezerra. Participaram do projeto um total de 189. Como metodologia foram realizadas três etapas, a seguir: 1- Apresentação do Livro “As cientistas: 50 mulheres que mudaram o mundo”, 2- Pesquisa, elaboração e produção de mapas mentais e 3- Seminário Mulheres Cientistas. Os alunos fascinaram-se pela história das cientistas e pela descoberta das contribuições das mulheres para as transformações no mundo das ciências. Neste sentido, os resultados do relato de experiência caminham para a constatação da aprendizagem significativa, estudantes mais participativos, interessados pela leitura nas aulas de Física."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID11826_TB3648_08042024233716.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA RODRIGUES MADEIRO"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIA R."
    "autor_email" => "antonia.madeiro@edu.sobral.ce.gov.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O hábito de leitura é uma prática extremamente importante para desenvolver o raciocínio, o senso crítico e a capacidade de interpretação. Ler faz parte da formação cultural de cada indivíduo. A leitura estimula a imaginação, proporciona a descoberta de diferentes hábitos e culturas, amplia o conhecimento e enriquece o vocabulário. O projeto “Conhecendo Mulheres Cientistas” foi pensado pela professora da disciplina Física com o intuito de estimular o gosto pela leitura nas aulas de Física e o reconhecimento da história das mulheres nas ciências. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho é relatar uma experiência pedagógica de estimulo a leitura aplicada na disciplina Física, nas turmas do 3º ano da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Governador Adauto Bezerra. Participaram do projeto um total de 189. Como metodologia foram realizadas três etapas, a seguir: 1- Apresentação do Livro “As cientistas: 50 mulheres que mudaram o mundo”, 2- Pesquisa, elaboração e produção de mapas mentais e 3- Seminário Mulheres Cientistas. Os alunos fascinaram-se pela história das cientistas e pela descoberta das contribuições das mulheres para as transformações no mundo das ciências. Neste sentido, os resultados do relato de experiência caminham para a constatação da aprendizagem significativa, estudantes mais participativos, interessados pela leitura nas aulas de Física.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.