Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONHECENDO OS ENIGMAS DO MUNDO SUBÁQUATICO: EDUCAÇÃO AMBIENTALMARINHA COM ALUNOSDA REDE ESCOLAR DE MOSSORÓ/RN

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Uma das maiores ameaças modernas dos oceanos é a poluição marinha. Isso porque tal ameaça antrópica, causa desequilíbrio em todo ecossistema subaquático, impactando principalmente a megafauna marinha, como baleias, tubarões, tartarugas marinhas e golfinhos. Lamentavelmente, por serem animais topo de cadeia alimentar, muitos estão em distintos status de ameaças de extinção, com problemáticas atribuídas a pesca excessiva, poluição e destruição do habitat, sendo crucial a realização de ações de conservação ambiental. Nesse contexto, enfatiza-se o uso sustentável dos oceanos, focando na redução da poluição marinha. Reconhece-se que resíduos como esses são frequentemente mal utilizados, e frequentemente descartados de maneira irregular, portanto transformá-los em ferramentas educativas poderosas. Dessa maneira, este trabalho propõe e aplica atividades lúdicas e sensibilizadoras, como jogos e desenvolvimento de modelos didáticos com materiais recicláveis, para promover uma compreensão aprofundada e engajamento dos alunos da rede escolar da cidade de Mossoró/ RN na temática da conservação marinha. As atividades, assim como as palestras ministradas foram focadas na sustentabilidade e realizadas durante as atividades do Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB-UERN). O objetivo do trabalho foi orientar os alunos a entender a importância da conservação dos oceanos e as ameaças enfrentadas pelos animais marinhos, preparando-os para enfrentar desafios ambientais futuros. Foram realizadas oficinas para elaboração de jogos e recursos educativos com a utilização de material reciclável utilizando o tema gerador do mundo subaquático. O trabalho não só oferece experiências práticas para os alunos, mas também visa enriquecer seu conhecimento, assim como incentivar ações positivas em prol do meio ambiente. Os resultados das ações desenvolvidas favoreceram a cognição dos alunos sobre as relações negativas propiciadas pelas condutas humanas, na habilidade de desenvolverem matérias de utilidade, usando dos recursos que seriam descartados, favorecendo a criatividade e incentivando noções e princípios do desenvolvimento sustentável, junto a uma conduta de crítica ambiental.

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