Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO: MUSICALIDADE, LEITURA E ESCRITA A PARTIR DO RESGATE CULTURAL DAS CANTIGAS POPULARES.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111426
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3594
    "inscrito_id" => 11905
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO: MUSICALIDADE, LEITURA E ESCRITA A PARTIR DO RESGATE CULTURAL DAS CANTIGAS POPULARES."
    "resumo" => "A pesquisa é resultado de uma experiência realizada em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Municipal José Ferreira dos Prazeres, na cidade de Lajedo-PE. No início do ano letivo de 2023, foram diagnosticadas inúmeras dificuldades no trabalho com o texto. Aquele amontoado de letras, palavras, versos, estrofes e/ou parágrafos causavam desconforto e amedrontava os estudantes. Mediante tal situação, o docente se deparou com a seguinte problemática: como desenvolver um trabalho em alfabetização que considerasse o texto como eixo estruturante e elemento norteador dos trabalhos na disciplina de Língua Portuguesa, conforme evidencia a BNCC? A partir das pesquisas realizadas, foi selecionado o gênero: cantigas populares buscando-se promover uma imersão cultural, bem como o estabelecimento do contato e valorização da cultura popular brasileira, a expansão da oralidade, a difusão da musicalidade no contexto escolar e a promoção do acesso ao mundo letrado. Preconizando-se pela garantia de ações desenvolvidas com base no gênero textual sob uma perspectiva inclusiva, musical, lúdica e dinâmica. Considerando o texto como eixo estruturante das ações em alfabetização e elemento norteador do ensino de Língua Portuguesa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como fundamentação teórico-metodológica a pesquisa embasou-se em Soares (2018); Ferreiro e Teberosky (1999); Rojo (2012); Zabala (2009); Lima; Jung e Silva (2019); Amorim e Protásio (2019); Pernambuco (2019). Em suma, a pesquisa demonstra que a consideração do gênero textual como elemento norteador da alfabetização e ensino de Língua Portuguesa impulsionaram a alfabetização e o letramento, como também, ampliaram o desenvolvimento e expansão das capacidades expressivas, cognitivas, afetivas, emocionais e motoras indispensáveis a essa etapa de escolarização. A pesquisa aponta que no início da investigação apenas 13,5% de um total de 23 discentes estavam alfabetizados. Enquanto ao final do estudo 86,5% demonstraram estarem plenamente alfabetizados."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID11905_TB3594_08042024232107.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEREMIAS DE SOUZA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Jeremias"
    "autor_email" => "jeremiasdesouzasantos789@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111426
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3594
    "inscrito_id" => 11905
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO: MUSICALIDADE, LEITURA E ESCRITA A PARTIR DO RESGATE CULTURAL DAS CANTIGAS POPULARES."
    "resumo" => "A pesquisa é resultado de uma experiência realizada em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Municipal José Ferreira dos Prazeres, na cidade de Lajedo-PE. No início do ano letivo de 2023, foram diagnosticadas inúmeras dificuldades no trabalho com o texto. Aquele amontoado de letras, palavras, versos, estrofes e/ou parágrafos causavam desconforto e amedrontava os estudantes. Mediante tal situação, o docente se deparou com a seguinte problemática: como desenvolver um trabalho em alfabetização que considerasse o texto como eixo estruturante e elemento norteador dos trabalhos na disciplina de Língua Portuguesa, conforme evidencia a BNCC? A partir das pesquisas realizadas, foi selecionado o gênero: cantigas populares buscando-se promover uma imersão cultural, bem como o estabelecimento do contato e valorização da cultura popular brasileira, a expansão da oralidade, a difusão da musicalidade no contexto escolar e a promoção do acesso ao mundo letrado. Preconizando-se pela garantia de ações desenvolvidas com base no gênero textual sob uma perspectiva inclusiva, musical, lúdica e dinâmica. Considerando o texto como eixo estruturante das ações em alfabetização e elemento norteador do ensino de Língua Portuguesa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como fundamentação teórico-metodológica a pesquisa embasou-se em Soares (2018); Ferreiro e Teberosky (1999); Rojo (2012); Zabala (2009); Lima; Jung e Silva (2019); Amorim e Protásio (2019); Pernambuco (2019). Em suma, a pesquisa demonstra que a consideração do gênero textual como elemento norteador da alfabetização e ensino de Língua Portuguesa impulsionaram a alfabetização e o letramento, como também, ampliaram o desenvolvimento e expansão das capacidades expressivas, cognitivas, afetivas, emocionais e motoras indispensáveis a essa etapa de escolarização. A pesquisa aponta que no início da investigação apenas 13,5% de um total de 23 discentes estavam alfabetizados. Enquanto ao final do estudo 86,5% demonstraram estarem plenamente alfabetizados."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID11905_TB3594_08042024232107.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEREMIAS DE SOUZA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Jeremias"
    "autor_email" => "jeremiasdesouzasantos789@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A pesquisa é resultado de uma experiência realizada em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Municipal José Ferreira dos Prazeres, na cidade de Lajedo-PE. No início do ano letivo de 2023, foram diagnosticadas inúmeras dificuldades no trabalho com o texto. Aquele amontoado de letras, palavras, versos, estrofes e/ou parágrafos causavam desconforto e amedrontava os estudantes. Mediante tal situação, o docente se deparou com a seguinte problemática: como desenvolver um trabalho em alfabetização que considerasse o texto como eixo estruturante e elemento norteador dos trabalhos na disciplina de Língua Portuguesa, conforme evidencia a BNCC? A partir das pesquisas realizadas, foi selecionado o gênero: cantigas populares buscando-se promover uma imersão cultural, bem como o estabelecimento do contato e valorização da cultura popular brasileira, a expansão da oralidade, a difusão da musicalidade no contexto escolar e a promoção do acesso ao mundo letrado. Preconizando-se pela garantia de ações desenvolvidas com base no gênero textual sob uma perspectiva inclusiva, musical, lúdica e dinâmica. Considerando o texto como eixo estruturante das ações em alfabetização e elemento norteador do ensino de Língua Portuguesa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como fundamentação teórico-metodológica a pesquisa embasou-se em Soares (2018); Ferreiro e Teberosky (1999); Rojo (2012); Zabala (2009); Lima; Jung e Silva (2019); Amorim e Protásio (2019); Pernambuco (2019). Em suma, a pesquisa demonstra que a consideração do gênero textual como elemento norteador da alfabetização e ensino de Língua Portuguesa impulsionaram a alfabetização e o letramento, como também, ampliaram o desenvolvimento e expansão das capacidades expressivas, cognitivas, afetivas, emocionais e motoras indispensáveis a essa etapa de escolarização. A pesquisa aponta que no início da investigação apenas 13,5% de um total de 23 discentes estavam alfabetizados. Enquanto ao final do estudo 86,5% demonstraram estarem plenamente alfabetizados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.