Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA INVESTIGAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DA EJA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS ATIVIDADES NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111341
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3473
    "inscrito_id" => 5382
    "titulo" => "UMA INVESTIGAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DA EJA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS ATIVIDADES NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS"
    "resumo" => "Este trabalho se inscreve no universo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tem como objetivo fazer uma análise documental, de abordagem qualitativa, do material didático de Língua Portuguesa dos alunos de uma turma multisseriada de (3º e 4º ano) anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola municipal de Jussara- GO, a partir das perspectivas dos multiletramentos. A pesquisa é de análise linguística e pretende investigar a partir do material didático, aspectos referentes aos multiletramentos. Nesse contexto, apresentaremos categorias de análises que permeiam os estudos dos multiletramentos e observar-se-ão se as atividades utilizadas no processo de ensino aprendizagem contemplam ou não a abordagem investigada nessa pesquisa. Que tem como base Street (2013); Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020), Rojo (2009), valendo-se ainda de outros autores do campo investigado. Espera-se que a pesquisa possibilite a análise documental dos tipos de atividades que são utilizadas para alfabetização e letramento da Educação de Jovens e Adultos, observar-se-ão se elas também são adequadas ao contexto sócio-histórico dos educandos ou se são infantilizadas. Além disso, investigar se o material didático têm contribuído para a transformação social na vida desses indivíduos, tendo como ponto de partida as práticas de letramento. A análise documental do material poderá ser útil para refletir acerca de um ensino baseado nas perspectivas dos multiletramentos. Ademais, poderá fazer reflexões importantes de um trabalho na sala de aula que tenha como princípio novas práticas educacionais para que indivíduos subalternizados, como os alunos da EJA, possam assumir um papel de protagonismo na sociedade. Além de pensar em atividades que envolvam os processos de letramentos, os estudos semióticos e multimodais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID5382_TB3473_13052024165254.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE MOREIRA DA FONSECA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ALINE"
    "autor_email" => "alinedoutoradofederal2022@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111341
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3473
    "inscrito_id" => 5382
    "titulo" => "UMA INVESTIGAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DA EJA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS ATIVIDADES NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS"
    "resumo" => "Este trabalho se inscreve no universo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tem como objetivo fazer uma análise documental, de abordagem qualitativa, do material didático de Língua Portuguesa dos alunos de uma turma multisseriada de (3º e 4º ano) anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola municipal de Jussara- GO, a partir das perspectivas dos multiletramentos. A pesquisa é de análise linguística e pretende investigar a partir do material didático, aspectos referentes aos multiletramentos. Nesse contexto, apresentaremos categorias de análises que permeiam os estudos dos multiletramentos e observar-se-ão se as atividades utilizadas no processo de ensino aprendizagem contemplam ou não a abordagem investigada nessa pesquisa. Que tem como base Street (2013); Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020), Rojo (2009), valendo-se ainda de outros autores do campo investigado. Espera-se que a pesquisa possibilite a análise documental dos tipos de atividades que são utilizadas para alfabetização e letramento da Educação de Jovens e Adultos, observar-se-ão se elas também são adequadas ao contexto sócio-histórico dos educandos ou se são infantilizadas. Além disso, investigar se o material didático têm contribuído para a transformação social na vida desses indivíduos, tendo como ponto de partida as práticas de letramento. A análise documental do material poderá ser útil para refletir acerca de um ensino baseado nas perspectivas dos multiletramentos. Ademais, poderá fazer reflexões importantes de um trabalho na sala de aula que tenha como princípio novas práticas educacionais para que indivíduos subalternizados, como os alunos da EJA, possam assumir um papel de protagonismo na sociedade. Além de pensar em atividades que envolvam os processos de letramentos, os estudos semióticos e multimodais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID5382_TB3473_13052024165254.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE MOREIRA DA FONSECA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ALINE"
    "autor_email" => "alinedoutoradofederal2022@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho se inscreve no universo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tem como objetivo fazer uma análise documental, de abordagem qualitativa, do material didático de Língua Portuguesa dos alunos de uma turma multisseriada de (3º e 4º ano) anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola municipal de Jussara- GO, a partir das perspectivas dos multiletramentos. A pesquisa é de análise linguística e pretende investigar a partir do material didático, aspectos referentes aos multiletramentos. Nesse contexto, apresentaremos categorias de análises que permeiam os estudos dos multiletramentos e observar-se-ão se as atividades utilizadas no processo de ensino aprendizagem contemplam ou não a abordagem investigada nessa pesquisa. Que tem como base Street (2013); Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020), Rojo (2009), valendo-se ainda de outros autores do campo investigado. Espera-se que a pesquisa possibilite a análise documental dos tipos de atividades que são utilizadas para alfabetização e letramento da Educação de Jovens e Adultos, observar-se-ão se elas também são adequadas ao contexto sócio-histórico dos educandos ou se são infantilizadas. Além disso, investigar se o material didático têm contribuído para a transformação social na vida desses indivíduos, tendo como ponto de partida as práticas de letramento. A análise documental do material poderá ser útil para refletir acerca de um ensino baseado nas perspectivas dos multiletramentos. Ademais, poderá fazer reflexões importantes de um trabalho na sala de aula que tenha como princípio novas práticas educacionais para que indivíduos subalternizados, como os alunos da EJA, possam assumir um papel de protagonismo na sociedade. Além de pensar em atividades que envolvam os processos de letramentos, os estudos semióticos e multimodais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.