Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPLORANDO O MUNDO CIENTÍFICO: O CLUBE DE CIÊNCIA COMO FERRAMENTA PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E POPULARIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111340
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3472
    "inscrito_id" => 11680
    "titulo" => "EXPLORANDO O MUNDO CIENTÍFICO: O CLUBE DE CIÊNCIA COMO FERRAMENTA PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E POPULARIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "De acordo com Peduzzi et al. (2012) o clube de ciências é um espaço de ensino que possibilita a experimentação, estratégias investigativas, e uso de textos de cunho científico. No entanto, muitas escolas não possuem recursos suficientes para oferecer uma educação científica completa, dessa maneira, um clube de ciências pode preencher essa lacuna, oferecendo aos estudantes a oportunidade de aprender sobre ciência de uma forma divertida e envolvente. Portanto, parte-se do pressuposto que a criação de um clube de ciências pode ser uma ferramenta efetiva para despertar o interesse e aumentar o conhecimento científico dos participantes, além de promover a divulgação científica na comunidade escolar. Em uma perspectiva pessoal, a educação científica é fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade de resolução de problemas dos alunos, sendo assim, o clube de ciências pode oferecer um ambiente estimulante e desafiador para que as pessoas aprendam e se interessem pelas ciências. Este projeto tem, portanto, como objetivo a implementação de um clube de ciências como estratégia para a educação científica e a popularização das ciências. Para tanto, o clube foi implementado em uma escola da rede estadual de ensino no estado da Bahia, composto por professores, bem como por alunos do ensino médio, com encontros semanais e o desenvolvimento de atividades científicas. Essas atividades incluem experiências práticas, jogos educativos, palestras e visitas a museus e laboratórios. Entende-se que a implementação prática do clube de ciências possa resultar no oferecimento de um ambiente estimulante e desafiador para os participantes, além de promover a divulgação científica na comunidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID11680_TB3472_22102024230107.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELLY RAHNA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "Rahna"
    "autor_email" => "rahna.bio@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111340
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3472
    "inscrito_id" => 11680
    "titulo" => "EXPLORANDO O MUNDO CIENTÍFICO: O CLUBE DE CIÊNCIA COMO FERRAMENTA PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E POPULARIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "De acordo com Peduzzi et al. (2012) o clube de ciências é um espaço de ensino que possibilita a experimentação, estratégias investigativas, e uso de textos de cunho científico. No entanto, muitas escolas não possuem recursos suficientes para oferecer uma educação científica completa, dessa maneira, um clube de ciências pode preencher essa lacuna, oferecendo aos estudantes a oportunidade de aprender sobre ciência de uma forma divertida e envolvente. Portanto, parte-se do pressuposto que a criação de um clube de ciências pode ser uma ferramenta efetiva para despertar o interesse e aumentar o conhecimento científico dos participantes, além de promover a divulgação científica na comunidade escolar. Em uma perspectiva pessoal, a educação científica é fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade de resolução de problemas dos alunos, sendo assim, o clube de ciências pode oferecer um ambiente estimulante e desafiador para que as pessoas aprendam e se interessem pelas ciências. Este projeto tem, portanto, como objetivo a implementação de um clube de ciências como estratégia para a educação científica e a popularização das ciências. Para tanto, o clube foi implementado em uma escola da rede estadual de ensino no estado da Bahia, composto por professores, bem como por alunos do ensino médio, com encontros semanais e o desenvolvimento de atividades científicas. Essas atividades incluem experiências práticas, jogos educativos, palestras e visitas a museus e laboratórios. Entende-se que a implementação prática do clube de ciências possa resultar no oferecimento de um ambiente estimulante e desafiador para os participantes, além de promover a divulgação científica na comunidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID11680_TB3472_22102024230107.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELLY RAHNA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "Rahna"
    "autor_email" => "rahna.bio@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

De acordo com Peduzzi et al. (2012) o clube de ciências é um espaço de ensino que possibilita a experimentação, estratégias investigativas, e uso de textos de cunho científico. No entanto, muitas escolas não possuem recursos suficientes para oferecer uma educação científica completa, dessa maneira, um clube de ciências pode preencher essa lacuna, oferecendo aos estudantes a oportunidade de aprender sobre ciência de uma forma divertida e envolvente. Portanto, parte-se do pressuposto que a criação de um clube de ciências pode ser uma ferramenta efetiva para despertar o interesse e aumentar o conhecimento científico dos participantes, além de promover a divulgação científica na comunidade escolar. Em uma perspectiva pessoal, a educação científica é fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade de resolução de problemas dos alunos, sendo assim, o clube de ciências pode oferecer um ambiente estimulante e desafiador para que as pessoas aprendam e se interessem pelas ciências. Este projeto tem, portanto, como objetivo a implementação de um clube de ciências como estratégia para a educação científica e a popularização das ciências. Para tanto, o clube foi implementado em uma escola da rede estadual de ensino no estado da Bahia, composto por professores, bem como por alunos do ensino médio, com encontros semanais e o desenvolvimento de atividades científicas. Essas atividades incluem experiências práticas, jogos educativos, palestras e visitas a museus e laboratórios. Entende-se que a implementação prática do clube de ciências possa resultar no oferecimento de um ambiente estimulante e desafiador para os participantes, além de promover a divulgação científica na comunidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.