Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OBJETOS DE APRENDIZAGEM DIGITAIS: O OLHAR DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114172
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7538
    "inscrito_id" => 13819
    "titulo" => "OBJETOS DE APRENDIZAGEM DIGITAIS: O OLHAR DOCENTE"
    "resumo" => "O avanço e a integração da tecnologia no nosso dia a dia vêm crescendo ao ponto de tal tecnologia possuir um papel fundamental, mas ainda pouco explorado dentro das salas de aula, seja por particularidades do docente, seja por dificuldade de integrá-la no ensino. Essa ferramenta no meio escolar pode auxiliar o processo educacional, oferecendo recursos para reduzir problemáticas estruturais, comunicativas, ferramentas pedagógicas e outras. Visto isso, esse trabalho tem como objetivo principal descrever opiniões e experiências de docentes frente ao uso de Objetos Multimidiáticos no Ensino de Química. Ao longo do trabalho, diversos fatores foram considerados, como a infraestrutura da unidade educacional, a familiarização do docente com as ferramentas disponíveis e sua capacidade de fazer uso de tais recursos como objetos educacionais, levando os estudantes a outro nível na relação ensino e aprendizagem. Com perguntas cuidadosamente elaboradas e ambiente confortável para o entrevistado, a pesquisa se deu início. Três professores foram entrevistados, todos com larga experiência ministrando Química (de 12 à 30 anos). Durante a pesquisa, foi notado que os professores têm tentado integrar a tecnologia em suas aulas, dois dos pesquisados apresentam dificuldades, retomando o fator pessoal que interfere no ensino. Além disso, os entrevistados teceram críticas à formação dos profissionais da educação. Mas algo unânime é, definitivamente, o esforço e a dedicação de tais profissionais para aprender e oferecer o melhor para seus alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13819_TB7538_17102024102620.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLARA MARÍLIA FERREIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CLARA M."
    "autor_email" => "claramariliaferreira@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114172
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7538
    "inscrito_id" => 13819
    "titulo" => "OBJETOS DE APRENDIZAGEM DIGITAIS: O OLHAR DOCENTE"
    "resumo" => "O avanço e a integração da tecnologia no nosso dia a dia vêm crescendo ao ponto de tal tecnologia possuir um papel fundamental, mas ainda pouco explorado dentro das salas de aula, seja por particularidades do docente, seja por dificuldade de integrá-la no ensino. Essa ferramenta no meio escolar pode auxiliar o processo educacional, oferecendo recursos para reduzir problemáticas estruturais, comunicativas, ferramentas pedagógicas e outras. Visto isso, esse trabalho tem como objetivo principal descrever opiniões e experiências de docentes frente ao uso de Objetos Multimidiáticos no Ensino de Química. Ao longo do trabalho, diversos fatores foram considerados, como a infraestrutura da unidade educacional, a familiarização do docente com as ferramentas disponíveis e sua capacidade de fazer uso de tais recursos como objetos educacionais, levando os estudantes a outro nível na relação ensino e aprendizagem. Com perguntas cuidadosamente elaboradas e ambiente confortável para o entrevistado, a pesquisa se deu início. Três professores foram entrevistados, todos com larga experiência ministrando Química (de 12 à 30 anos). Durante a pesquisa, foi notado que os professores têm tentado integrar a tecnologia em suas aulas, dois dos pesquisados apresentam dificuldades, retomando o fator pessoal que interfere no ensino. Além disso, os entrevistados teceram críticas à formação dos profissionais da educação. Mas algo unânime é, definitivamente, o esforço e a dedicação de tais profissionais para aprender e oferecer o melhor para seus alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13819_TB7538_17102024102620.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLARA MARÍLIA FERREIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CLARA M."
    "autor_email" => "claramariliaferreira@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O avanço e a integração da tecnologia no nosso dia a dia vêm crescendo ao ponto de tal tecnologia possuir um papel fundamental, mas ainda pouco explorado dentro das salas de aula, seja por particularidades do docente, seja por dificuldade de integrá-la no ensino. Essa ferramenta no meio escolar pode auxiliar o processo educacional, oferecendo recursos para reduzir problemáticas estruturais, comunicativas, ferramentas pedagógicas e outras. Visto isso, esse trabalho tem como objetivo principal descrever opiniões e experiências de docentes frente ao uso de Objetos Multimidiáticos no Ensino de Química. Ao longo do trabalho, diversos fatores foram considerados, como a infraestrutura da unidade educacional, a familiarização do docente com as ferramentas disponíveis e sua capacidade de fazer uso de tais recursos como objetos educacionais, levando os estudantes a outro nível na relação ensino e aprendizagem. Com perguntas cuidadosamente elaboradas e ambiente confortável para o entrevistado, a pesquisa se deu início. Três professores foram entrevistados, todos com larga experiência ministrando Química (de 12 à 30 anos). Durante a pesquisa, foi notado que os professores têm tentado integrar a tecnologia em suas aulas, dois dos pesquisados apresentam dificuldades, retomando o fator pessoal que interfere no ensino. Além disso, os entrevistados teceram críticas à formação dos profissionais da educação. Mas algo unânime é, definitivamente, o esforço e a dedicação de tais profissionais para aprender e oferecer o melhor para seus alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.