Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI) COMO FERRAMENTA PARA UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A escola pública possui diferentes demandas sociais, dentre elas, encontra-se a carência da educação inclusiva no cotidiano das salas de aula. É notório que ao longo dos últimos anos, houve um aumento de discussões acerca dessa temática. Entretanto, apesar dos esforços a nível de legislação, estudos, desenvolvimento de materiais e práticas direcionadas e essa temática, ainda existe uma grande dificuldade em sua implementação em sala de aula. O plano educacional individualizado (PEI) é uma importante ferramenta nesse contexto. Através do PEI, o professor é capaz de desenvolver um planejamento que contemple as necessidades dos alunos que possuem deficiência, transtorno do espectro autista, altas habilidades ou superdotação visando as particularidades de cada educando.A partir do estudo de casos, o presente trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento e a implementação de dois planos educacionais individualizados em diferentes escolas presentes no município de Caucaia-CE com a finalidade de avaliar o impacto desse mecanismo no aprendizado dos alunos com deficiência. Ao longo da experiência de desenvolvimento deste projeto, será necessário pensar em etapas para a construção desse instrumento visando a particularidade de cada escola, aluno e seus respectivos contextos. Nesse sentido,as etapas serão: a) levantamento bibliográfico; b) Identificação dos alunos e de suas necessidades; c) Definição de metas a curto e longo prazo; d) Diálogo com o AEE; e) definição de planos de ação e f) Avaliação e ajustes do PEI. Vários desafios poderão ser identificados ao longo desta pesquisa. Não obstante, é de interesse destacar que o PEI enquanto recurso educacional possibilita o desenvolvimento e a inclusão do aluno no espaço escolar. Sendo também ferramenta fundamental quando se fala em uma educação transformadora.

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