Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE SURDOS E AS POSSIBILIDADES DA LÍNGUA PORTUGUESA (L2) A PARTIR DA LIBRAS (L1) NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111314
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3436
    "inscrito_id" => 8503
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE SURDOS E AS POSSIBILIDADES DA LÍNGUA PORTUGUESA (L2) A PARTIR DA LIBRAS (L1) NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE"
    "resumo" => "O entendimento que a Libras – Língua Brasileira de Sinais é a primeira língua do surdo, respeitada de forma oral e a Língua Portuguesa é a sua segunda língua ainda é um desafio para o surdo. O presente Artigo apresenta propostas da prática pedagógica a partir de Pesquisa Bibliográfica e Pesquisa-ação através de ferramentas tecnológicas para a realização dos estudos. O objetivo geral do trabalho é refletir acerca da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação de Surdos a partir do letramento através da utilização da segunda língua (Língua Portuguesa) e vídeos em Libras, na proposta da Educação Bilíngue, a partir dos objetivos específicos: analisar teóricos que tratem sobre alfabetização / letramento através da Língua Portuguesa (L2) com o uso da Libras (L1) e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). As ideias de Quadros (2000; 2006), Libâneo (2007; 2013; 2017), Campello (2008), Lebedeff (2015; 2017), Ribeiro e Cruz (2022), dentre outros que colaboraram para o referido trabalho. As experiências realizadas no Município de Rio das Ostras/RJ e apresentadas na Seção de Comunicação Oral 4 sob o título “A Multissemiótica aliada às Tecnologias de Comunicação e Informação no ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa para surdos” durante o “IV Simpósio sobre Ensino de Língua Portuguesa para Surdos – materiais pedagógicos em foco – ensino e estratégias” no Departamento de Ensino Superior (DESU) do Instituto Nacional de Surdo (INES) no Município do Rio de Janeiro/RJ. As considerações finais refletem sobre o período da Pandemia Covid-19 e seus desafios, as possibilidades do uso das novas Tecnologias, a necessidade da Formação Continuada e a persistência de Políticas Públicas voltadas para a proposta de Educação Bilíngue para Surdos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8503_TB3436_27102024215128.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLÁVIA REGINA FRANÇA PASCOAL DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FLÁVIA"
    "autor_email" => "flaviapascoaljus@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111314
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3436
    "inscrito_id" => 8503
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE SURDOS E AS POSSIBILIDADES DA LÍNGUA PORTUGUESA (L2) A PARTIR DA LIBRAS (L1) NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE"
    "resumo" => "O entendimento que a Libras – Língua Brasileira de Sinais é a primeira língua do surdo, respeitada de forma oral e a Língua Portuguesa é a sua segunda língua ainda é um desafio para o surdo. O presente Artigo apresenta propostas da prática pedagógica a partir de Pesquisa Bibliográfica e Pesquisa-ação através de ferramentas tecnológicas para a realização dos estudos. O objetivo geral do trabalho é refletir acerca da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação de Surdos a partir do letramento através da utilização da segunda língua (Língua Portuguesa) e vídeos em Libras, na proposta da Educação Bilíngue, a partir dos objetivos específicos: analisar teóricos que tratem sobre alfabetização / letramento através da Língua Portuguesa (L2) com o uso da Libras (L1) e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). As ideias de Quadros (2000; 2006), Libâneo (2007; 2013; 2017), Campello (2008), Lebedeff (2015; 2017), Ribeiro e Cruz (2022), dentre outros que colaboraram para o referido trabalho. As experiências realizadas no Município de Rio das Ostras/RJ e apresentadas na Seção de Comunicação Oral 4 sob o título “A Multissemiótica aliada às Tecnologias de Comunicação e Informação no ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa para surdos” durante o “IV Simpósio sobre Ensino de Língua Portuguesa para Surdos – materiais pedagógicos em foco – ensino e estratégias” no Departamento de Ensino Superior (DESU) do Instituto Nacional de Surdo (INES) no Município do Rio de Janeiro/RJ. As considerações finais refletem sobre o período da Pandemia Covid-19 e seus desafios, as possibilidades do uso das novas Tecnologias, a necessidade da Formação Continuada e a persistência de Políticas Públicas voltadas para a proposta de Educação Bilíngue para Surdos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8503_TB3436_27102024215128.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLÁVIA REGINA FRANÇA PASCOAL DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FLÁVIA"
    "autor_email" => "flaviapascoaljus@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O entendimento que a Libras – Língua Brasileira de Sinais é a primeira língua do surdo, respeitada de forma oral e a Língua Portuguesa é a sua segunda língua ainda é um desafio para o surdo. O presente Artigo apresenta propostas da prática pedagógica a partir de Pesquisa Bibliográfica e Pesquisa-ação através de ferramentas tecnológicas para a realização dos estudos. O objetivo geral do trabalho é refletir acerca da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação de Surdos a partir do letramento através da utilização da segunda língua (Língua Portuguesa) e vídeos em Libras, na proposta da Educação Bilíngue, a partir dos objetivos específicos: analisar teóricos que tratem sobre alfabetização / letramento através da Língua Portuguesa (L2) com o uso da Libras (L1) e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). As ideias de Quadros (2000; 2006), Libâneo (2007; 2013; 2017), Campello (2008), Lebedeff (2015; 2017), Ribeiro e Cruz (2022), dentre outros que colaboraram para o referido trabalho. As experiências realizadas no Município de Rio das Ostras/RJ e apresentadas na Seção de Comunicação Oral 4 sob o título “A Multissemiótica aliada às Tecnologias de Comunicação e Informação no ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa para surdos” durante o “IV Simpósio sobre Ensino de Língua Portuguesa para Surdos – materiais pedagógicos em foco – ensino e estratégias” no Departamento de Ensino Superior (DESU) do Instituto Nacional de Surdo (INES) no Município do Rio de Janeiro/RJ. As considerações finais refletem sobre o período da Pandemia Covid-19 e seus desafios, as possibilidades do uso das novas Tecnologias, a necessidade da Formação Continuada e a persistência de Políticas Públicas voltadas para a proposta de Educação Bilíngue para Surdos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.