Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUTOS PARA CONSTRUÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM CAIRU: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PELO OLHAR DOS SEUS ATORES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111246
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3336
    "inscrito_id" => 10822
    "titulo" => "CONTRIBUTOS PARA CONSTRUÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM CAIRU: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PELO OLHAR DOS SEUS ATORES"
    "resumo" => "O trabalho ora apresentado tem o intento de apresentar resultados parciais de um projeto de intervenção em desenvolvimento sobre a construção das Diretrizes Curriculares Municipais da EJA no município de Cairu/BA. O presente artigo tem por objetivo analisar como os olhares dos atores da Educação de Jovens e Adultos de Cairu/BA podem contribuir para a construção de diretrizes curriculares para essa modalidade na rede municipal de ensino. Como sabemos, a definição da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, no seu título V, capítulo II, a Educação de Jovens e Adultos - EJA é uma modalidade de ensino destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de seus estudos, na idade própria. No entanto, é preciso compreender que a EJA não tem simplesmente como objetivo preencher lacunas, ofertando conteúdos que não foram obtidos nos períodos da infância e adolescência, mas fundamentalmente deve retomar a escolarização com formas alternativas de estudo, tendo em vista assegurar o desenvolvimento de o direito à educação que estão diretamente relacionadas com sua inclusão fecunda nas múltiplas dimensões da vida social. O estudo está pautado na abordagem qualitativa de pesquisa, metodologicamente de natureza fenomenológica, o que possibilita diferentes olhares sobre o fenômeno educacional. Tem como participantes 8 diretores escolares, 5 coordenadores, 11 docentes e 8 estudantes da rede municipal de ensino de Cairu/BA. Para produção dos dados, foram realizados questionários e pesquisa bibliográfica. Na análise dos dados utiliza-se a técnica de análise do conteúdo, por meio da qual se espera compreender a visão da oferta da EJA em Cairu por seus atores e sua contribuição para construção dessas diretrizes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10822_TB3336_27102024223151.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINE SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINE"
    "autor_email" => "cauoliveira22@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111246
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3336
    "inscrito_id" => 10822
    "titulo" => "CONTRIBUTOS PARA CONSTRUÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM CAIRU: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PELO OLHAR DOS SEUS ATORES"
    "resumo" => "O trabalho ora apresentado tem o intento de apresentar resultados parciais de um projeto de intervenção em desenvolvimento sobre a construção das Diretrizes Curriculares Municipais da EJA no município de Cairu/BA. O presente artigo tem por objetivo analisar como os olhares dos atores da Educação de Jovens e Adultos de Cairu/BA podem contribuir para a construção de diretrizes curriculares para essa modalidade na rede municipal de ensino. Como sabemos, a definição da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, no seu título V, capítulo II, a Educação de Jovens e Adultos - EJA é uma modalidade de ensino destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de seus estudos, na idade própria. No entanto, é preciso compreender que a EJA não tem simplesmente como objetivo preencher lacunas, ofertando conteúdos que não foram obtidos nos períodos da infância e adolescência, mas fundamentalmente deve retomar a escolarização com formas alternativas de estudo, tendo em vista assegurar o desenvolvimento de o direito à educação que estão diretamente relacionadas com sua inclusão fecunda nas múltiplas dimensões da vida social. O estudo está pautado na abordagem qualitativa de pesquisa, metodologicamente de natureza fenomenológica, o que possibilita diferentes olhares sobre o fenômeno educacional. Tem como participantes 8 diretores escolares, 5 coordenadores, 11 docentes e 8 estudantes da rede municipal de ensino de Cairu/BA. Para produção dos dados, foram realizados questionários e pesquisa bibliográfica. Na análise dos dados utiliza-se a técnica de análise do conteúdo, por meio da qual se espera compreender a visão da oferta da EJA em Cairu por seus atores e sua contribuição para construção dessas diretrizes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10822_TB3336_27102024223151.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINE SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINE"
    "autor_email" => "cauoliveira22@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O trabalho ora apresentado tem o intento de apresentar resultados parciais de um projeto de intervenção em desenvolvimento sobre a construção das Diretrizes Curriculares Municipais da EJA no município de Cairu/BA. O presente artigo tem por objetivo analisar como os olhares dos atores da Educação de Jovens e Adultos de Cairu/BA podem contribuir para a construção de diretrizes curriculares para essa modalidade na rede municipal de ensino. Como sabemos, a definição da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, no seu título V, capítulo II, a Educação de Jovens e Adultos - EJA é uma modalidade de ensino destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de seus estudos, na idade própria. No entanto, é preciso compreender que a EJA não tem simplesmente como objetivo preencher lacunas, ofertando conteúdos que não foram obtidos nos períodos da infância e adolescência, mas fundamentalmente deve retomar a escolarização com formas alternativas de estudo, tendo em vista assegurar o desenvolvimento de o direito à educação que estão diretamente relacionadas com sua inclusão fecunda nas múltiplas dimensões da vida social. O estudo está pautado na abordagem qualitativa de pesquisa, metodologicamente de natureza fenomenológica, o que possibilita diferentes olhares sobre o fenômeno educacional. Tem como participantes 8 diretores escolares, 5 coordenadores, 11 docentes e 8 estudantes da rede municipal de ensino de Cairu/BA. Para produção dos dados, foram realizados questionários e pesquisa bibliográfica. Na análise dos dados utiliza-se a técnica de análise do conteúdo, por meio da qual se espera compreender a visão da oferta da EJA em Cairu por seus atores e sua contribuição para construção dessas diretrizes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.