Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES A PARTIR DOS ANAIS VII, VIII E IX DO CONEDU

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111206
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3274
    "inscrito_id" => 3178
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES A PARTIR DOS ANAIS VII, VIII E IX DO CONEDU"
    "resumo" => "O presente trabalho visa refletir sobre a importância do ensino da Educação Física e suas contribuições para uma aprendizagem eficiente e significativa. De acordo com Paulo Freire (1996, p. 141), “ensinar exige querer bem aos educandos.” e através desta perspectiva o ensino da Educação Física se destaca, pois contribui também para um melhor desenvolvimento de competências e habilidades, uma vez que, em seu processo pedagógico auxilia e incentiva a prática esportiva, bem como atividades físicas que beneficiam também a saúde psicológica. Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho é examinar e compreender, a partir dos estudos publicados no CONEDU, como o ensino da Educação Física tem contribuído para uma aprendizagem de maneira relevante. Foi utilizada como metodologia uma pesquisa bibliográfica, que buscou analisar o que demonstram os estudos a respeito da Educação Física, outrora realizados e publicados no GT 17- Ensino e suas intersecções, dos Anais VII- Edição Online (2020), VII- Conedu em casa (2021), VIII (2022) e IX (2023) do CONEDU. Tendo em vista qualificar a pesquisa, delimitamos, como palavras chaves: Educação Física, Ensino, Aprendizagem. Os títulos, objetivos e conclusões dos trabalhos também foram utilizados como categorias analíticas. O Congresso Nacional de Educação (CONEDU), em sua décima edição no presente ano, tem como tema: “Contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio” e, com isto, proporciona um diálogo aberto com a Educação e suas ramificações, bem como uma auto reflexão a respeito da importância de valorizar as diversas áreas de conhecimento que transpõem a educação. Torna-se evidente, portanto, a transcendência do ensino da Educação Física enquanto área de conhecimento e sua fundamental importância no desenvolvimento de capacidades físicas e psicológicas, bem como suas contribuições no processo de formação cidadã e construção da consciência corporal de cada indivíduo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID3178_TB3274_26102024122859.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MYLLIA SYNDRIK RAIMUNDO SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "MYLLIA SYNDRIK"
    "autor_email" => "myllia.syndrik@ufpe.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111206
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3274
    "inscrito_id" => 3178
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES A PARTIR DOS ANAIS VII, VIII E IX DO CONEDU"
    "resumo" => "O presente trabalho visa refletir sobre a importância do ensino da Educação Física e suas contribuições para uma aprendizagem eficiente e significativa. De acordo com Paulo Freire (1996, p. 141), “ensinar exige querer bem aos educandos.” e através desta perspectiva o ensino da Educação Física se destaca, pois contribui também para um melhor desenvolvimento de competências e habilidades, uma vez que, em seu processo pedagógico auxilia e incentiva a prática esportiva, bem como atividades físicas que beneficiam também a saúde psicológica. Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho é examinar e compreender, a partir dos estudos publicados no CONEDU, como o ensino da Educação Física tem contribuído para uma aprendizagem de maneira relevante. Foi utilizada como metodologia uma pesquisa bibliográfica, que buscou analisar o que demonstram os estudos a respeito da Educação Física, outrora realizados e publicados no GT 17- Ensino e suas intersecções, dos Anais VII- Edição Online (2020), VII- Conedu em casa (2021), VIII (2022) e IX (2023) do CONEDU. Tendo em vista qualificar a pesquisa, delimitamos, como palavras chaves: Educação Física, Ensino, Aprendizagem. Os títulos, objetivos e conclusões dos trabalhos também foram utilizados como categorias analíticas. O Congresso Nacional de Educação (CONEDU), em sua décima edição no presente ano, tem como tema: “Contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio” e, com isto, proporciona um diálogo aberto com a Educação e suas ramificações, bem como uma auto reflexão a respeito da importância de valorizar as diversas áreas de conhecimento que transpõem a educação. Torna-se evidente, portanto, a transcendência do ensino da Educação Física enquanto área de conhecimento e sua fundamental importância no desenvolvimento de capacidades físicas e psicológicas, bem como suas contribuições no processo de formação cidadã e construção da consciência corporal de cada indivíduo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID3178_TB3274_26102024122859.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MYLLIA SYNDRIK RAIMUNDO SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "MYLLIA SYNDRIK"
    "autor_email" => "myllia.syndrik@ufpe.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho visa refletir sobre a importância do ensino da Educação Física e suas contribuições para uma aprendizagem eficiente e significativa. De acordo com Paulo Freire (1996, p. 141), “ensinar exige querer bem aos educandos.” e através desta perspectiva o ensino da Educação Física se destaca, pois contribui também para um melhor desenvolvimento de competências e habilidades, uma vez que, em seu processo pedagógico auxilia e incentiva a prática esportiva, bem como atividades físicas que beneficiam também a saúde psicológica. Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho é examinar e compreender, a partir dos estudos publicados no CONEDU, como o ensino da Educação Física tem contribuído para uma aprendizagem de maneira relevante. Foi utilizada como metodologia uma pesquisa bibliográfica, que buscou analisar o que demonstram os estudos a respeito da Educação Física, outrora realizados e publicados no GT 17- Ensino e suas intersecções, dos Anais VII- Edição Online (2020), VII- Conedu em casa (2021), VIII (2022) e IX (2023) do CONEDU. Tendo em vista qualificar a pesquisa, delimitamos, como palavras chaves: Educação Física, Ensino, Aprendizagem. Os títulos, objetivos e conclusões dos trabalhos também foram utilizados como categorias analíticas. O Congresso Nacional de Educação (CONEDU), em sua décima edição no presente ano, tem como tema: “Contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio” e, com isto, proporciona um diálogo aberto com a Educação e suas ramificações, bem como uma auto reflexão a respeito da importância de valorizar as diversas áreas de conhecimento que transpõem a educação. Torna-se evidente, portanto, a transcendência do ensino da Educação Física enquanto área de conhecimento e sua fundamental importância no desenvolvimento de capacidades físicas e psicológicas, bem como suas contribuições no processo de formação cidadã e construção da consciência corporal de cada indivíduo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.