Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: VIVÊNCIAS DO SABER E FAZER DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111129
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3172
    "inscrito_id" => 11022
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: VIVÊNCIAS DO SABER E FAZER DOCENTE"
    "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial. A Residência Pedagógica prevê uma intensa imersão na prática como parte do processo de aprendizagem da profissão futura, onde o estudante poderá, a partir da metade da graduação, fazer um estágio em uma escola de Educação Básica com a supervisão de docentes da rede de ensino e da universidade, além de contar com auxílio financeiro. Tendo em vista que o Curso de Pedagogia da Universidade Iguaçu desde a primeira edição participa do programa em pauta, o presente estudo tem como objetivo avaliar os relatórios finais dos residentes sobre a formação contínua vivenciadas nas escolas-campo, desde a primeira edição até edição vigente. E para sistematizar as ideias que levam à necessidade dessa investigação, os métodos a serem utilizados nesta proposta de pesquisa fundamenta-se num referencial teórico-metodológico adotado e desenvolvido na abordagem quantitativa-qualitativa. Os instrumentos e técnicas utilizadas para a coleta de dados são os relatórios finais dos residentes. Após a etapa de coleta, os dados foram tratados segundo a técnica de análise de conteúdo proposta (BARDIN,2016). Desta forma, o presente estudo teve como finalidade relatar as experiências vivenciadas durante o período em que atuaram no programa. Neste contexto, nosso olhar esteve voltado aos resultados dos discursos sobre a formação e também sobre o licenciando/residente adquira nas vivências, qualidade e segurança em sua trajetória profissional e ainda o fortalecimento no papel das redes de ensino na formação dos futuros professores relacionando o “saber” e o “fazer” docente. Consideramos assim, um período profícuo e significativo não somente para o aprendizado dos alunos da escola-campo, mas também para a formação dos residentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11022_TB3172_18102024035208.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDITH MARIA MARQUES MAGALHÃES"
    "autor_nome_curto" => "Edith Maria Mar"
    "autor_email" => "edithmagalhaes20@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111129
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3172
    "inscrito_id" => 11022
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: VIVÊNCIAS DO SABER E FAZER DOCENTE"
    "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial. A Residência Pedagógica prevê uma intensa imersão na prática como parte do processo de aprendizagem da profissão futura, onde o estudante poderá, a partir da metade da graduação, fazer um estágio em uma escola de Educação Básica com a supervisão de docentes da rede de ensino e da universidade, além de contar com auxílio financeiro. Tendo em vista que o Curso de Pedagogia da Universidade Iguaçu desde a primeira edição participa do programa em pauta, o presente estudo tem como objetivo avaliar os relatórios finais dos residentes sobre a formação contínua vivenciadas nas escolas-campo, desde a primeira edição até edição vigente. E para sistematizar as ideias que levam à necessidade dessa investigação, os métodos a serem utilizados nesta proposta de pesquisa fundamenta-se num referencial teórico-metodológico adotado e desenvolvido na abordagem quantitativa-qualitativa. Os instrumentos e técnicas utilizadas para a coleta de dados são os relatórios finais dos residentes. Após a etapa de coleta, os dados foram tratados segundo a técnica de análise de conteúdo proposta (BARDIN,2016). Desta forma, o presente estudo teve como finalidade relatar as experiências vivenciadas durante o período em que atuaram no programa. Neste contexto, nosso olhar esteve voltado aos resultados dos discursos sobre a formação e também sobre o licenciando/residente adquira nas vivências, qualidade e segurança em sua trajetória profissional e ainda o fortalecimento no papel das redes de ensino na formação dos futuros professores relacionando o “saber” e o “fazer” docente. Consideramos assim, um período profícuo e significativo não somente para o aprendizado dos alunos da escola-campo, mas também para a formação dos residentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11022_TB3172_18102024035208.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDITH MARIA MARQUES MAGALHÃES"
    "autor_nome_curto" => "Edith Maria Mar"
    "autor_email" => "edithmagalhaes20@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Programa de Residência Pedagógica é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial. A Residência Pedagógica prevê uma intensa imersão na prática como parte do processo de aprendizagem da profissão futura, onde o estudante poderá, a partir da metade da graduação, fazer um estágio em uma escola de Educação Básica com a supervisão de docentes da rede de ensino e da universidade, além de contar com auxílio financeiro. Tendo em vista que o Curso de Pedagogia da Universidade Iguaçu desde a primeira edição participa do programa em pauta, o presente estudo tem como objetivo avaliar os relatórios finais dos residentes sobre a formação contínua vivenciadas nas escolas-campo, desde a primeira edição até edição vigente. E para sistematizar as ideias que levam à necessidade dessa investigação, os métodos a serem utilizados nesta proposta de pesquisa fundamenta-se num referencial teórico-metodológico adotado e desenvolvido na abordagem quantitativa-qualitativa. Os instrumentos e técnicas utilizadas para a coleta de dados são os relatórios finais dos residentes. Após a etapa de coleta, os dados foram tratados segundo a técnica de análise de conteúdo proposta (BARDIN,2016). Desta forma, o presente estudo teve como finalidade relatar as experiências vivenciadas durante o período em que atuaram no programa. Neste contexto, nosso olhar esteve voltado aos resultados dos discursos sobre a formação e também sobre o licenciando/residente adquira nas vivências, qualidade e segurança em sua trajetória profissional e ainda o fortalecimento no papel das redes de ensino na formação dos futuros professores relacionando o “saber” e o “fazer” docente. Consideramos assim, um período profícuo e significativo não somente para o aprendizado dos alunos da escola-campo, mas também para a formação dos residentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.