Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTUDO COMPARATIVO DAS FERRAMENTAS LÚDICAS COMPUTACIONAIS COMO SABER USAR AS FERRAMENTAS PODE AJUDAR OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA A DESENVOLVEREM ATIVIDADES PARA O ENSINO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO E

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

No contexto educacional, frente aos desafios encontrados no ensino de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), como pode ser estabelecida uma colaboração entre licenciados em computação e professores multidisciplinares para o desenvolvimento conjunto de ferramentas lúdicas adaptadas, visando aprimorar o processo de ensino-aprendizagem desses alunos? Quais estratégias de cooperação, capacitação e desenvolvimento de ferramentas podem ser adotadas para criar recursos lúdicos que atendam às necessidades das crianças com TEA e capacitem os professores a utilizarem de forma eficaz e inclusiva no ambiente educacional? A colaboração entre licenciados em computação e professores de diferentes áreas, focalizada no desenvolvimento conjunto de ferramentas lúdicas adaptadas ao contexto educacional de crianças com TEA, pressupõe que a integração de conhecimentos tecnológicos e pedagógicos resultará em estratégias de ensino mais eficazes. Essas ferramentas têm o potencial de proporcionar experiências educacionais inclusivas, melhorando não apenas a aprendizagem, mas também promovendo o desenvolvimento socioemocional e cognitivo desses alunos. Nesse contexto, a utilização de uma variedade de recursos tem o potencial de transformar o ensino em um processo mais dinâmico, no qual o aluno desempenha um papel central e constrói ativamente seu próprio conhecimento. É relevante salientar que o emprego desses recursos também serve como estímulo para o desenvolvimento de habilidades sensoriais, sociais e cognitivas através de uma diversidade de jogos e atividades, tornando a experiência de aprendizagem mais envolvente e memorável, além disso, reconheço que o papel do licenciado em computação transcende o ensino da disciplina. É crucial ampliar o foco para uma abordagem multidisciplinar, a verdadeira inclusão se concretiza quando o aluno participa ativamente das atividades escolares, adaptando-se à sua própria maneira, mas é fundamental que o professor mantenha uma interação constante com os alunos, guiando-os em direção à aprendizagem, cada aluno tem a oportunidade de desenvolver-se para aprender, isso os capacita a internalizar o conhecimento.

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