Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSTRUINDO O CONCEITO DE MEDIDAS NOS ANOS INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação matemática
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111020
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3015
    "inscrito_id" => 10899
    "titulo" => "CONSTRUINDO O CONCEITO DE MEDIDAS NOS ANOS INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência acerca da aplicação de uma sequência didática sobre Medidas realizada no âmbito do subprojeto do Pograma Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência de Pedagogia na Escola Estadual Hegésippo Reis localizada em Natal/RN, com estudantes na faixa etária entre 7 e 9 anos de idade. Teve como objetivos proporcionar aos estudantes a compreensão de que medir significa comparar tamanho, volume ou massa, através de experiências práticas, possibilitar o entendimento do processo histórico que levou a construção de um sistema legal de medidas, e sua adoção no Brasil, e proporcionar que os estudantes pudessem estimar, medir e comparar utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas e diversos instrumentos de medidas. Trata-se de um relato de abordagem qualitativa tendo como referencial teórico os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum Curricular, Muniz et al(2008) e a concepção sócio-interacionista. Através desta sequência pudemos observar como resultados o desenvolvimento nos estudantes da capacidade de identificar os instrumentos adequados para medir, autonomia no reconhecimento das unidades de medida de massa e capacidade utilizadas em rótulos e embalagens, além da compreensão de que Medidas é um conhecimento matemático que nos auxilia na compreensão da realidade, uma vez que está presente no cotidiano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10899_TB3015_08042024195213.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TALITA FÁTIMA MELO VIEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TALITA"
    "autor_email" => "talita.vieira.093@ufrn.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111020
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3015
    "inscrito_id" => 10899
    "titulo" => "CONSTRUINDO O CONCEITO DE MEDIDAS NOS ANOS INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência acerca da aplicação de uma sequência didática sobre Medidas realizada no âmbito do subprojeto do Pograma Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência de Pedagogia na Escola Estadual Hegésippo Reis localizada em Natal/RN, com estudantes na faixa etária entre 7 e 9 anos de idade. Teve como objetivos proporcionar aos estudantes a compreensão de que medir significa comparar tamanho, volume ou massa, através de experiências práticas, possibilitar o entendimento do processo histórico que levou a construção de um sistema legal de medidas, e sua adoção no Brasil, e proporcionar que os estudantes pudessem estimar, medir e comparar utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas e diversos instrumentos de medidas. Trata-se de um relato de abordagem qualitativa tendo como referencial teórico os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum Curricular, Muniz et al(2008) e a concepção sócio-interacionista. Através desta sequência pudemos observar como resultados o desenvolvimento nos estudantes da capacidade de identificar os instrumentos adequados para medir, autonomia no reconhecimento das unidades de medida de massa e capacidade utilizadas em rótulos e embalagens, além da compreensão de que Medidas é um conhecimento matemático que nos auxilia na compreensão da realidade, uma vez que está presente no cotidiano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10899_TB3015_08042024195213.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TALITA FÁTIMA MELO VIEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TALITA"
    "autor_email" => "talita.vieira.093@ufrn.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência acerca da aplicação de uma sequência didática sobre Medidas realizada no âmbito do subprojeto do Pograma Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência de Pedagogia na Escola Estadual Hegésippo Reis localizada em Natal/RN, com estudantes na faixa etária entre 7 e 9 anos de idade. Teve como objetivos proporcionar aos estudantes a compreensão de que medir significa comparar tamanho, volume ou massa, através de experiências práticas, possibilitar o entendimento do processo histórico que levou a construção de um sistema legal de medidas, e sua adoção no Brasil, e proporcionar que os estudantes pudessem estimar, medir e comparar utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas e diversos instrumentos de medidas. Trata-se de um relato de abordagem qualitativa tendo como referencial teórico os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum Curricular, Muniz et al(2008) e a concepção sócio-interacionista. Através desta sequência pudemos observar como resultados o desenvolvimento nos estudantes da capacidade de identificar os instrumentos adequados para medir, autonomia no reconhecimento das unidades de medida de massa e capacidade utilizadas em rótulos e embalagens, além da compreensão de que Medidas é um conhecimento matemático que nos auxilia na compreensão da realidade, uma vez que está presente no cotidiano.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.