Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM NOVO OLHAR PARA OS RESÍDUOS ORGÂNICOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A reflexão sobre práticas educativas voltadas a fortalecer a educação inclusiva de estudantes com deficiência na Educação de Jovens e Adultos (EJA) estimulou o desenvolvimento do presente trabalho, ao passo que este apega-se às potencialidades proporcionadas pelo ensino de Ciências para promover uma educação em que os estudantes sejam protagonistas do próprio aprendizado. A ação desenvolvida ocorreu durante a execução do Programa Residência Pedagógica - PRP, no decorrer dos meses de maio à outubro de 2023, através da vivência enquanto preceptora do programa, em articulação com a participação ativa do coordenador e dos(as) Licenciandos(as) residentes do subprojeto Biologia Campus I da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. O objetivo do trabalho foi a construção de uma composteira a partir da gestão dos resíduos orgânicos oriundos das casas dos estudantes dos ciclos III e IV da EEEFM Professora Antônia Rangel de Farias. Para tal, foi fundamental a mobilização e integração entre a família, os (as) residentes, os estudantes e a escola, no processo de construção do conhecimento. As ações ocorreram por meio da construção da composteira, o que possibilitou realizar uma prática capaz de dialogar com a temática da destinação dos resíduos orgânicos, trazendo à tona a ideia da sustentabilidade ambiental para a sala de aula. Assim, a execução do projeto possibilitou a aproximação entre os estudantes e o objeto de estudo, articulando teoria e práticas educativas em consonância com o reconhecimento do espaço escolar enquanto ambiente de contínuo aprendizado. Como resultado foi observada a participação dos estudantes em sala de aula, além de maior interesse no conteúdo trabalhado. Para além disso, por se tratar de estudantes com deficiência, a adaptação das etapas do projeto, mediante as demandas e interesses do grupo, proporcionou aos estudantes um ambiente de aprendizado inclusivo, pautado no respeito às diferenças e na valorização dos saberes individuais.

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