Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRODUÇÃO DE BIODISEL COM OLEO DE COZINHA RECICLADO: ESTRATEGIA DIDÁTICA EFICAZ PARA O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110886
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2837
    "inscrito_id" => 9319
    "titulo" => "PRODUÇÃO DE BIODISEL COM OLEO DE COZINHA RECICLADO: ESTRATEGIA DIDÁTICA EFICAZ PARA O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS."
    "resumo" => "A reciclagem de óleo de cozinha pode ser uma metodologia eficaz para auxiliar os alunos a entender os conceitos de reações químicas. O estudo foi realizado em 35 alunos do 2 ano, em que se adotou uma abordagem quantitativa, descritiva e exploratória. O objetivo do trabalho foi utilizar o óleo de cozinha usado para a produção do biodiesel como ferramenta didática para o auxílio no ensino de ciências, facilitando assim a compreensão acerca das reações químicas envolvidas no processo, especificamente a de esterificação com éster e como ocorre a quebra das ligações. Para esse processo foram realizadas oficinas guiadas pelo professor onde se compartilhou as informações obtidas através de debates em que foram abordados os impactos ambientais, coleta de óleo usado realizado pelos alunos, reações químicas. Os resultados foram coletados por meio de questionários e analisados, utilizando os testes estatísticos, visando avaliar a aprendizagem dos conteúdos abordados. O uso dessa didática na escola possibilitou uma compreensão mais profunda por parte dos alunos acerca das transformações dos compostos químicos presentes nesse material."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9319_TB2837_19052024231538.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA BEATRIZ FUKUDA NUNES"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "anabeatrizbia750@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110886
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2837
    "inscrito_id" => 9319
    "titulo" => "PRODUÇÃO DE BIODISEL COM OLEO DE COZINHA RECICLADO: ESTRATEGIA DIDÁTICA EFICAZ PARA O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS."
    "resumo" => "A reciclagem de óleo de cozinha pode ser uma metodologia eficaz para auxiliar os alunos a entender os conceitos de reações químicas. O estudo foi realizado em 35 alunos do 2 ano, em que se adotou uma abordagem quantitativa, descritiva e exploratória. O objetivo do trabalho foi utilizar o óleo de cozinha usado para a produção do biodiesel como ferramenta didática para o auxílio no ensino de ciências, facilitando assim a compreensão acerca das reações químicas envolvidas no processo, especificamente a de esterificação com éster e como ocorre a quebra das ligações. Para esse processo foram realizadas oficinas guiadas pelo professor onde se compartilhou as informações obtidas através de debates em que foram abordados os impactos ambientais, coleta de óleo usado realizado pelos alunos, reações químicas. Os resultados foram coletados por meio de questionários e analisados, utilizando os testes estatísticos, visando avaliar a aprendizagem dos conteúdos abordados. O uso dessa didática na escola possibilitou uma compreensão mais profunda por parte dos alunos acerca das transformações dos compostos químicos presentes nesse material."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9319_TB2837_19052024231538.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA BEATRIZ FUKUDA NUNES"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "anabeatrizbia750@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A reciclagem de óleo de cozinha pode ser uma metodologia eficaz para auxiliar os alunos a entender os conceitos de reações químicas. O estudo foi realizado em 35 alunos do 2 ano, em que se adotou uma abordagem quantitativa, descritiva e exploratória. O objetivo do trabalho foi utilizar o óleo de cozinha usado para a produção do biodiesel como ferramenta didática para o auxílio no ensino de ciências, facilitando assim a compreensão acerca das reações químicas envolvidas no processo, especificamente a de esterificação com éster e como ocorre a quebra das ligações. Para esse processo foram realizadas oficinas guiadas pelo professor onde se compartilhou as informações obtidas através de debates em que foram abordados os impactos ambientais, coleta de óleo usado realizado pelos alunos, reações químicas. Os resultados foram coletados por meio de questionários e analisados, utilizando os testes estatísticos, visando avaliar a aprendizagem dos conteúdos abordados. O uso dessa didática na escola possibilitou uma compreensão mais profunda por parte dos alunos acerca das transformações dos compostos químicos presentes nesse material.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.