Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM PANORAMA DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA NO IFBA JACOBINA POR MEIO DE TÉCNICAS DE ANÁLISE DE DADOS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 20 - Educação profissional e tecnológica
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110593
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2428
    "inscrito_id" => 1964
    "titulo" => "UM PANORAMA DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA NO IFBA JACOBINA POR MEIO DE TÉCNICAS DE ANÁLISE DE DADOS"
    "resumo" => "Este estudo busca fornecer uma visão do curso técnico em informática no IFBA campus Jacobina, utilizando técnicas de análise de dados. Combinando dados obtidos através do Sistema Unificado da Administração Pública (SUAP) com leituras e discussões, tem por objetivo identificar o perfil do estudante matriculado neste curso, bem como as dificuldades e potenciais destes estudantes, a exemplo dos desafios enfrentados que os levaram a abandoná-lo. O resultado desta análise busca contribuir para reconhecer o perfil destes estudantes, mas, também, mitigar ou mesmo prevenir abandono e reprovação. Esta pesquisa utiliza como metodologia a atualização de literatura, a partir das discussões em torno da formação técnica profissional nos Institutos, em especial os cursos técnicos de informática dentro e fora do IFBA. Realiza uma pesquisa com profissionais do campus por meio de questionário eletrônico, e utiliza um conjunto de tecnologias de análise de dados para extrair, transformar e analisá-los. Os dados acadêmicos extraídos do SUAP do período de 2018 a 2023 dizem respeito às informações quantitativas, relativas a percentuais de frequência, índices de reprovação por disciplina, além de informações básicas de perfis socioeconômicos dos matriculados no período. O processo de modelagem para análise adotado tem revelado importantes informações que podem contribuir na tomada de decisão por gestores, esta que é uma das finalidades desta recente e emergente área do conhecimento, a análise de dados. Dentre os achados, é possível destacar elementos como disciplinas com menores e maiores índices de reprovação, por origem escolar, gênero, raça do estudante, frequência média, dentre outras informações que podem ser cruzadas para apoiar a análise. Este trabalho se apresenta com grande potencial para apoiar projetos futuros, voltados para análise mais aprofundada deste e de outros cursos técnicos ofertados pela instituição, com vistas a possibilitar uma melhor compreensão acerca dos seus estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID1964_TB2428_02102024194010.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCICLEIDE DE OLIVEIRA COELHO"
    "autor_nome_curto" => "LUCICLEIDE DE O"
    "autor_email" => "lucicleideioliveira.luh@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110593
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2428
    "inscrito_id" => 1964
    "titulo" => "UM PANORAMA DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA NO IFBA JACOBINA POR MEIO DE TÉCNICAS DE ANÁLISE DE DADOS"
    "resumo" => "Este estudo busca fornecer uma visão do curso técnico em informática no IFBA campus Jacobina, utilizando técnicas de análise de dados. Combinando dados obtidos através do Sistema Unificado da Administração Pública (SUAP) com leituras e discussões, tem por objetivo identificar o perfil do estudante matriculado neste curso, bem como as dificuldades e potenciais destes estudantes, a exemplo dos desafios enfrentados que os levaram a abandoná-lo. O resultado desta análise busca contribuir para reconhecer o perfil destes estudantes, mas, também, mitigar ou mesmo prevenir abandono e reprovação. Esta pesquisa utiliza como metodologia a atualização de literatura, a partir das discussões em torno da formação técnica profissional nos Institutos, em especial os cursos técnicos de informática dentro e fora do IFBA. Realiza uma pesquisa com profissionais do campus por meio de questionário eletrônico, e utiliza um conjunto de tecnologias de análise de dados para extrair, transformar e analisá-los. Os dados acadêmicos extraídos do SUAP do período de 2018 a 2023 dizem respeito às informações quantitativas, relativas a percentuais de frequência, índices de reprovação por disciplina, além de informações básicas de perfis socioeconômicos dos matriculados no período. O processo de modelagem para análise adotado tem revelado importantes informações que podem contribuir na tomada de decisão por gestores, esta que é uma das finalidades desta recente e emergente área do conhecimento, a análise de dados. Dentre os achados, é possível destacar elementos como disciplinas com menores e maiores índices de reprovação, por origem escolar, gênero, raça do estudante, frequência média, dentre outras informações que podem ser cruzadas para apoiar a análise. Este trabalho se apresenta com grande potencial para apoiar projetos futuros, voltados para análise mais aprofundada deste e de outros cursos técnicos ofertados pela instituição, com vistas a possibilitar uma melhor compreensão acerca dos seus estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID1964_TB2428_02102024194010.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCICLEIDE DE OLIVEIRA COELHO"
    "autor_nome_curto" => "LUCICLEIDE DE O"
    "autor_email" => "lucicleideioliveira.luh@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este estudo busca fornecer uma visão do curso técnico em informática no IFBA campus Jacobina, utilizando técnicas de análise de dados. Combinando dados obtidos através do Sistema Unificado da Administração Pública (SUAP) com leituras e discussões, tem por objetivo identificar o perfil do estudante matriculado neste curso, bem como as dificuldades e potenciais destes estudantes, a exemplo dos desafios enfrentados que os levaram a abandoná-lo. O resultado desta análise busca contribuir para reconhecer o perfil destes estudantes, mas, também, mitigar ou mesmo prevenir abandono e reprovação. Esta pesquisa utiliza como metodologia a atualização de literatura, a partir das discussões em torno da formação técnica profissional nos Institutos, em especial os cursos técnicos de informática dentro e fora do IFBA. Realiza uma pesquisa com profissionais do campus por meio de questionário eletrônico, e utiliza um conjunto de tecnologias de análise de dados para extrair, transformar e analisá-los. Os dados acadêmicos extraídos do SUAP do período de 2018 a 2023 dizem respeito às informações quantitativas, relativas a percentuais de frequência, índices de reprovação por disciplina, além de informações básicas de perfis socioeconômicos dos matriculados no período. O processo de modelagem para análise adotado tem revelado importantes informações que podem contribuir na tomada de decisão por gestores, esta que é uma das finalidades desta recente e emergente área do conhecimento, a análise de dados. Dentre os achados, é possível destacar elementos como disciplinas com menores e maiores índices de reprovação, por origem escolar, gênero, raça do estudante, frequência média, dentre outras informações que podem ser cruzadas para apoiar a análise. Este trabalho se apresenta com grande potencial para apoiar projetos futuros, voltados para análise mais aprofundada deste e de outros cursos técnicos ofertados pela instituição, com vistas a possibilitar uma melhor compreensão acerca dos seus estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.