Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ARTRÓPODES NA ESCOLA: ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM PRÁTICAS APLICADAS AO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação ambiental
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110559
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2388
    "inscrito_id" => 2430
    "titulo" => "ARTRÓPODES NA ESCOLA: ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM PRÁTICAS APLICADAS AO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "As Ciências Biológicas trabalham de forma didática e intuitiva os contextos relacionados ao cotidiano da sociedade, incluindo a vivência com os invertebrados. O objetivo desse relato é explanar a investigação do ensino da zoologia, com materiais didáticos e exemplares zoológicos de coleção didática, para a troca de conhecimentos, melhor entendimento e visualização do grupo Arthropoda. A intervenção pedagógica foi realizada com estudantes de duas turmas do 2º ano do Ensino Médio/Técnico, na Escola Técnica Estadual Miguel Batista, localizada na Região Metropolitana do Recife. A atividade de intervenção foi elaborada aplicando práticas com um KIT Zoologia de Arthropoda, incluindo uma lupa microscópica com tela de LSD, placas de Petri e pinças de manipulação, dispondo exemplares dos cinco grupos principais: crustáceos, insetos, queliceriformes, diplópodes e quilópodes. Foram implementados dois jogos didáticos a critério de revisão, o primeiro do tipo jogo da memória para o entendimento da filogenia, relacionando os invertebrados marinhos (22 pares de cartas ilustrativas e com caracteres gerais). O segundo jogo é um quiz de cinco perguntas relacionado ao grupo dos crustáceos, abordando morfologia, estrutura, classificação taxonômica, conservação da natureza e evolução. A aplicação da intervenção pedagógica foi bem recebida pelos estudantes envolvidos, com destaque para as atividades práticas de manipulação dos organismos e identificação de estruturas com auxílio de lupa microscópica. Cerca de 90% dos estudantes apresentaram envolvimento com as atividades, demonstrando que práticas envolvendo exemplares reais e jogos são essenciais no ensino da Biologia. Durante as ações, os estudantes apresentaram maior facilidade com o grupo crustáceos, pelo reconhecimento da pesca local, ao passo que as maiores dificuldades dos estudantes estiveram relacionadas ao reconhecimento dos grupos queliceriformes e insetos, pela diversidade e diferenciação dos grupos. Ações desta natureza auxiliam no senso crítico do conhecimento acerca da fauna local, incluindo temas associados à preservação, convivência e importância dos invertebrados inseridos nas zonas urbanas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID2430_TB2388_28102024154024.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉ LUIZ MAGNAVACCA DE ABREU"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉ"
    "autor_email" => "andre.luizmagnavacca@ufrpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110559
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2388
    "inscrito_id" => 2430
    "titulo" => "ARTRÓPODES NA ESCOLA: ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM PRÁTICAS APLICADAS AO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "As Ciências Biológicas trabalham de forma didática e intuitiva os contextos relacionados ao cotidiano da sociedade, incluindo a vivência com os invertebrados. O objetivo desse relato é explanar a investigação do ensino da zoologia, com materiais didáticos e exemplares zoológicos de coleção didática, para a troca de conhecimentos, melhor entendimento e visualização do grupo Arthropoda. A intervenção pedagógica foi realizada com estudantes de duas turmas do 2º ano do Ensino Médio/Técnico, na Escola Técnica Estadual Miguel Batista, localizada na Região Metropolitana do Recife. A atividade de intervenção foi elaborada aplicando práticas com um KIT Zoologia de Arthropoda, incluindo uma lupa microscópica com tela de LSD, placas de Petri e pinças de manipulação, dispondo exemplares dos cinco grupos principais: crustáceos, insetos, queliceriformes, diplópodes e quilópodes. Foram implementados dois jogos didáticos a critério de revisão, o primeiro do tipo jogo da memória para o entendimento da filogenia, relacionando os invertebrados marinhos (22 pares de cartas ilustrativas e com caracteres gerais). O segundo jogo é um quiz de cinco perguntas relacionado ao grupo dos crustáceos, abordando morfologia, estrutura, classificação taxonômica, conservação da natureza e evolução. A aplicação da intervenção pedagógica foi bem recebida pelos estudantes envolvidos, com destaque para as atividades práticas de manipulação dos organismos e identificação de estruturas com auxílio de lupa microscópica. Cerca de 90% dos estudantes apresentaram envolvimento com as atividades, demonstrando que práticas envolvendo exemplares reais e jogos são essenciais no ensino da Biologia. Durante as ações, os estudantes apresentaram maior facilidade com o grupo crustáceos, pelo reconhecimento da pesca local, ao passo que as maiores dificuldades dos estudantes estiveram relacionadas ao reconhecimento dos grupos queliceriformes e insetos, pela diversidade e diferenciação dos grupos. Ações desta natureza auxiliam no senso crítico do conhecimento acerca da fauna local, incluindo temas associados à preservação, convivência e importância dos invertebrados inseridos nas zonas urbanas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID2430_TB2388_28102024154024.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉ LUIZ MAGNAVACCA DE ABREU"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉ"
    "autor_email" => "andre.luizmagnavacca@ufrpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

As Ciências Biológicas trabalham de forma didática e intuitiva os contextos relacionados ao cotidiano da sociedade, incluindo a vivência com os invertebrados. O objetivo desse relato é explanar a investigação do ensino da zoologia, com materiais didáticos e exemplares zoológicos de coleção didática, para a troca de conhecimentos, melhor entendimento e visualização do grupo Arthropoda. A intervenção pedagógica foi realizada com estudantes de duas turmas do 2º ano do Ensino Médio/Técnico, na Escola Técnica Estadual Miguel Batista, localizada na Região Metropolitana do Recife. A atividade de intervenção foi elaborada aplicando práticas com um KIT Zoologia de Arthropoda, incluindo uma lupa microscópica com tela de LSD, placas de Petri e pinças de manipulação, dispondo exemplares dos cinco grupos principais: crustáceos, insetos, queliceriformes, diplópodes e quilópodes. Foram implementados dois jogos didáticos a critério de revisão, o primeiro do tipo jogo da memória para o entendimento da filogenia, relacionando os invertebrados marinhos (22 pares de cartas ilustrativas e com caracteres gerais). O segundo jogo é um quiz de cinco perguntas relacionado ao grupo dos crustáceos, abordando morfologia, estrutura, classificação taxonômica, conservação da natureza e evolução. A aplicação da intervenção pedagógica foi bem recebida pelos estudantes envolvidos, com destaque para as atividades práticas de manipulação dos organismos e identificação de estruturas com auxílio de lupa microscópica. Cerca de 90% dos estudantes apresentaram envolvimento com as atividades, demonstrando que práticas envolvendo exemplares reais e jogos são essenciais no ensino da Biologia. Durante as ações, os estudantes apresentaram maior facilidade com o grupo crustáceos, pelo reconhecimento da pesca local, ao passo que as maiores dificuldades dos estudantes estiveram relacionadas ao reconhecimento dos grupos queliceriformes e insetos, pela diversidade e diferenciação dos grupos. Ações desta natureza auxiliam no senso crítico do conhecimento acerca da fauna local, incluindo temas associados à preservação, convivência e importância dos invertebrados inseridos nas zonas urbanas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.