Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DOCENTE, TECNOLOGIAS DIGITAIS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA REVISÃO DOS PÔSTERES APRESENTADOS NO CONEDU

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109276
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 584
    "inscrito_id" => 5352
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE, TECNOLOGIAS DIGITAIS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA REVISÃO DOS PÔSTERES APRESENTADOS NO CONEDU"
    "resumo" => "Ao entender que a aplicação dos recursos e metodologias relacionados às tecnologias digitais perpassa pela formação dos professores, investigou-se a produção de conhecimento científico sobre a formação docente e o uso de tecnologias digitais e de Inteligência Artificial (IA). Por isso, o presente trabalho avaliou artigos encaminhados e aceitos no grupo de trabalho GT01 Formação de Professores do Congresso Nacional de Educação (CONEDU), na modalidade pôster, durante a 9ª edição do evento, realizada em 2023. O objetivo geral desta investigação consistiu em mapear e analisar os pôsteres apresentados. Para isso, optou-se por realizar um estudo exploratório, seguido de revisão de literatura dos pôsteres que abordavam discussões relacionadas às temáticas citadas, adotando direcionamentos das pesquisas intituladas como revisão sistemática. A partir do levantamento de nove (9) trabalhos, identificou-se que a maioria das pesquisas analisadas enfoca a formação continuada de professores diante das novas tecnologias. Os estudos destacam os benefícios e desafios do uso das tecnologias digitais na educação, reconhecendo a necessidade de integração dessas ferramentas para tornar o ensino mais dinâmico e adaptado às necessidades dos alunos. As lacunas identificadas incluem a necessidade de formação específica para os professores e uma abordagem crítica no uso das tecnologias. Além disso, os resultados ressaltam o potencial das tecnologias digitais para promover uma aprendizagem mais envolvente e personalizada, enfatizando a importância de uma abordagem equilibrada que reconheça o papel complementar das tecnologias em relação ao professor. CONEDU."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID5352_TB584_12042024110144.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ANGELA LORENTE BASSANI"
    "autor_nome_curto" => "maria angela lo"
    "autor_email" => "mangelabassani@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109276
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 584
    "inscrito_id" => 5352
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE, TECNOLOGIAS DIGITAIS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA REVISÃO DOS PÔSTERES APRESENTADOS NO CONEDU"
    "resumo" => "Ao entender que a aplicação dos recursos e metodologias relacionados às tecnologias digitais perpassa pela formação dos professores, investigou-se a produção de conhecimento científico sobre a formação docente e o uso de tecnologias digitais e de Inteligência Artificial (IA). Por isso, o presente trabalho avaliou artigos encaminhados e aceitos no grupo de trabalho GT01 Formação de Professores do Congresso Nacional de Educação (CONEDU), na modalidade pôster, durante a 9ª edição do evento, realizada em 2023. O objetivo geral desta investigação consistiu em mapear e analisar os pôsteres apresentados. Para isso, optou-se por realizar um estudo exploratório, seguido de revisão de literatura dos pôsteres que abordavam discussões relacionadas às temáticas citadas, adotando direcionamentos das pesquisas intituladas como revisão sistemática. A partir do levantamento de nove (9) trabalhos, identificou-se que a maioria das pesquisas analisadas enfoca a formação continuada de professores diante das novas tecnologias. Os estudos destacam os benefícios e desafios do uso das tecnologias digitais na educação, reconhecendo a necessidade de integração dessas ferramentas para tornar o ensino mais dinâmico e adaptado às necessidades dos alunos. As lacunas identificadas incluem a necessidade de formação específica para os professores e uma abordagem crítica no uso das tecnologias. Além disso, os resultados ressaltam o potencial das tecnologias digitais para promover uma aprendizagem mais envolvente e personalizada, enfatizando a importância de uma abordagem equilibrada que reconheça o papel complementar das tecnologias em relação ao professor. CONEDU."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID5352_TB584_12042024110144.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ANGELA LORENTE BASSANI"
    "autor_nome_curto" => "maria angela lo"
    "autor_email" => "mangelabassani@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Ao entender que a aplicação dos recursos e metodologias relacionados às tecnologias digitais perpassa pela formação dos professores, investigou-se a produção de conhecimento científico sobre a formação docente e o uso de tecnologias digitais e de Inteligência Artificial (IA). Por isso, o presente trabalho avaliou artigos encaminhados e aceitos no grupo de trabalho GT01 Formação de Professores do Congresso Nacional de Educação (CONEDU), na modalidade pôster, durante a 9ª edição do evento, realizada em 2023. O objetivo geral desta investigação consistiu em mapear e analisar os pôsteres apresentados. Para isso, optou-se por realizar um estudo exploratório, seguido de revisão de literatura dos pôsteres que abordavam discussões relacionadas às temáticas citadas, adotando direcionamentos das pesquisas intituladas como revisão sistemática. A partir do levantamento de nove (9) trabalhos, identificou-se que a maioria das pesquisas analisadas enfoca a formação continuada de professores diante das novas tecnologias. Os estudos destacam os benefícios e desafios do uso das tecnologias digitais na educação, reconhecendo a necessidade de integração dessas ferramentas para tornar o ensino mais dinâmico e adaptado às necessidades dos alunos. As lacunas identificadas incluem a necessidade de formação específica para os professores e uma abordagem crítica no uso das tecnologias. Além disso, os resultados ressaltam o potencial das tecnologias digitais para promover uma aprendizagem mais envolvente e personalizada, enfatizando a importância de uma abordagem equilibrada que reconheça o papel complementar das tecnologias em relação ao professor. CONEDU.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.