Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPLORANDO A QUÍMICA LUDICAMENTE: O PAPEL DAS GINCANAS QUÍMICAS COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110526
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2345
    "inscrito_id" => 10661
    "titulo" => "EXPLORANDO A QUÍMICA LUDICAMENTE: O PAPEL DAS GINCANAS QUÍMICAS COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "O ensino de química no Ensino Médio é frequentemente percebido pelos alunos como complexo e abstrato, exigindo memorização e desgaste mental. Esta percepção é desafiadora em um cenário de rápidas mudanças sociais, onde a educação enfrenta obstáculos como formação inadequada de professores e metodologias ultrapassadas. Visando tornar o ensino de química mais atrativo e encorajador, este estudo propôs-se a utilizar gincanas químicas como método lúdico durante as aulas de química do Ensino Médio do Centro Educacional Cloves William em Maracaçumé-MA. A metodologia inicia-se dividindo os alunos em equipes, cada uma com um nome relacionado a algum conceito químico e um grito de guerra que remetesse a esse conceito. Durante as aulas, realizava-se jogos de perguntas e respostas do conteúdo e atividades físicas envolvendo todos os participantes. Por meio de recompensas em pontos para as melhores equipes, os alunos eram incentivados a cooperarem entre si em um contexto saudável de competição, ao mesmo tempo que revisavam os conteúdos didáticos. Durante as gincanas, observou-se aumento no engajamento e desempenho dos alunos, que se preparavam mais para as aulas, relacionando o conhecimento de forma ágil com o incentivo do acúmulo de pontos. Os resultados indicaram que os alunos aprovaram essa abordagem lúdica, promovendo um aprendizado mais dinâmico e participativo. Esta abordagem mostrou-se também não apenas um incentivo à dedicação dos alunos, mas também um importante meio de desmistificação do estudo das ciências como algo maçante, transformando as aulas de química em um ambiente dinâmico e interativo de aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10661_TB2345_27102024232204.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ALESSANDRA GUADALUPE ALVES PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "Mª Alessandra"
    "autor_email" => "guadalupe.mariaale@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110526
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2345
    "inscrito_id" => 10661
    "titulo" => "EXPLORANDO A QUÍMICA LUDICAMENTE: O PAPEL DAS GINCANAS QUÍMICAS COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "O ensino de química no Ensino Médio é frequentemente percebido pelos alunos como complexo e abstrato, exigindo memorização e desgaste mental. Esta percepção é desafiadora em um cenário de rápidas mudanças sociais, onde a educação enfrenta obstáculos como formação inadequada de professores e metodologias ultrapassadas. Visando tornar o ensino de química mais atrativo e encorajador, este estudo propôs-se a utilizar gincanas químicas como método lúdico durante as aulas de química do Ensino Médio do Centro Educacional Cloves William em Maracaçumé-MA. A metodologia inicia-se dividindo os alunos em equipes, cada uma com um nome relacionado a algum conceito químico e um grito de guerra que remetesse a esse conceito. Durante as aulas, realizava-se jogos de perguntas e respostas do conteúdo e atividades físicas envolvendo todos os participantes. Por meio de recompensas em pontos para as melhores equipes, os alunos eram incentivados a cooperarem entre si em um contexto saudável de competição, ao mesmo tempo que revisavam os conteúdos didáticos. Durante as gincanas, observou-se aumento no engajamento e desempenho dos alunos, que se preparavam mais para as aulas, relacionando o conhecimento de forma ágil com o incentivo do acúmulo de pontos. Os resultados indicaram que os alunos aprovaram essa abordagem lúdica, promovendo um aprendizado mais dinâmico e participativo. Esta abordagem mostrou-se também não apenas um incentivo à dedicação dos alunos, mas também um importante meio de desmistificação do estudo das ciências como algo maçante, transformando as aulas de química em um ambiente dinâmico e interativo de aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10661_TB2345_27102024232204.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ALESSANDRA GUADALUPE ALVES PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "Mª Alessandra"
    "autor_email" => "guadalupe.mariaale@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O ensino de química no Ensino Médio é frequentemente percebido pelos alunos como complexo e abstrato, exigindo memorização e desgaste mental. Esta percepção é desafiadora em um cenário de rápidas mudanças sociais, onde a educação enfrenta obstáculos como formação inadequada de professores e metodologias ultrapassadas. Visando tornar o ensino de química mais atrativo e encorajador, este estudo propôs-se a utilizar gincanas químicas como método lúdico durante as aulas de química do Ensino Médio do Centro Educacional Cloves William em Maracaçumé-MA. A metodologia inicia-se dividindo os alunos em equipes, cada uma com um nome relacionado a algum conceito químico e um grito de guerra que remetesse a esse conceito. Durante as aulas, realizava-se jogos de perguntas e respostas do conteúdo e atividades físicas envolvendo todos os participantes. Por meio de recompensas em pontos para as melhores equipes, os alunos eram incentivados a cooperarem entre si em um contexto saudável de competição, ao mesmo tempo que revisavam os conteúdos didáticos. Durante as gincanas, observou-se aumento no engajamento e desempenho dos alunos, que se preparavam mais para as aulas, relacionando o conhecimento de forma ágil com o incentivo do acúmulo de pontos. Os resultados indicaram que os alunos aprovaram essa abordagem lúdica, promovendo um aprendizado mais dinâmico e participativo. Esta abordagem mostrou-se também não apenas um incentivo à dedicação dos alunos, mas também um importante meio de desmistificação do estudo das ciências como algo maçante, transformando as aulas de química em um ambiente dinâmico e interativo de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.