Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A DISCIPLINA DE LIBRAS NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFPI – CAMPUS SÃO JOÃO DO PIAUÍ: DESAFIOS E AVANÇOS DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A disciplina de Libras é um componente curricular obrigatório nos cursos de Licenciatura. O que significa dizer que as instituições públicas e privadas que ofertam cursos de níveis superiores para formação de professores são obrigados a incluírem essa disciplina nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs). Diante disso, o objetivo deste trabalho de pesquisa é analisar os PPCs do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPI- Campus São João do Piauí, considerando os desafios e avanços da disciplina de Libras para formação docente. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental, de natureza básica, com abordagem qualitativa descritivo-exploratória, considerando o período de 2012 a 2024. Os resultados da pesquisa apontam que a disciplina de Libras nas licenciaturas em Ciências Biológicas do IFPI- Campus São João do Piauí tiveram vários desafios ainda não superados, como: a necessidade da interdisciplinaridade com as disciplinas específicas do curso de Ciências Biológicas, a própria aquisição linguística da língua, quando se destaca que aprendizagem será por sinais básicos numa diversidade de disciplinas do curso de Ciências Biológicas, entre outros. No entendo, tiveram-se avanços consideráveis, como por exemplo: em relação à carga horária que redobrou; a especificação de aulas teóricas e práticas; bem como as sugestões aos docentes sobre a necessidade de inserção dos conteúdos de acordo com a área de formação, o que sugere a prática de Libras com os sinais básicos da área de Ciências/Biologia. Diante disso, conclui-se que o ideal seria se o PPC contemplasse a Língua Brasileira de Sinais em níveis de especificidades acadêmicas e modulares, de modo a colaborar com a produção de materiais nas diferentes disciplinas da área de Ciências/Biologia, além de possibilitar que o licenciando estabeleça uma comunicação profícua com o estudante surdo sobre os conteúdos da área de formação de maneira compreensível e acessível.

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