Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EXTENSÃO COMUNITÁRIA COMO FERRAMENTA EDUCATIVA E DE CUIDADO NA FORMAÇÃO HOLÍSTICA DE ADOLESCENTES: O CASO DO PROJETO “CONVERSANDO PARA ENTENDER”

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) foi criado pelo governo brasileiro a partir da Lei n° 11.892 de 2008 com a missão de ofertar a educação profissional, tecnológica e humanística, de forma indissociada entre ensino, extensão e pesquisa, formando cidadãos qualificados para atuarem na construção de uma sociedade inclusiva, justa, sustentável e democrática. Nesse contexto, a extensão comunitária possui papel fundamental na consolidação da formação global dos estudantes, impactando direta e indiretamente nas ações do ensino técnico e da pesquisa científica. Diante do exposto, buscou-se, neste estudo, compreender o impacto do projeto de extensão “Conversando para entender (CPE)” enquanto ferramenta educativa e de cuidado no diálogo sobre temas transversais à educação de adolescentes. Enquanto metodologia, utilizou-se a modalidade Teatro-Fórum, do dramaturgo Augusto Boal, no debate de problemáticas significativas para o público jovem, como: bullying, uso de álcool e drogadição, racismo, depressão, sexualidade, relações familiares, abandono parental, dentre outros. O projeto foi aprovado mediante editais de pesquisa e de extensão do IFPB e ocorreu ao longo de 2023, contando com uma amostra de 368 adolescentes de 2 escolas do município de Cabedelo/PB (Escola Municipal Rosa Figueiredo e IFPB), envolvendo no corpo técnico professores orientadores e estudantes de diferentes cursos do IFPB, que assumiram os papeis de atores, curingas, técnicos de som e iluminação, roteiristas, dançarinos, etc. Observou-se que as ações extensionistas e seu papel transformador impactam positivamente na compreensão das diferentes fases de vida e no debate de temas transversais à educação, possibilitando o envolvimento e permanência de jovens em seus respectivos ambientes escolares, promovendo os direitos humanos ao longo do processo e garantindo a indissociabilidade entre saberes formais e informais. Assim, espera-se que ações extensionistas sejam difundidas e curricularizadas, dada sua importância como ferramenta educativa no processo de ensino-aprendizagem para a vida dos estudantes e para sua comunidade.

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