Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM CENÁRIOS EDUCATIVOS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110344
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2092
    "inscrito_id" => 2539
    "titulo" => "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM CENÁRIOS EDUCATIVOS"
    "resumo" => "Os avanços tecnológicos ocorridos nas últimas décadas ocasionaram a inserção da Inteligência Artificial (IA) em vários setores da sociedade, inclusive na educação. Essa tecnologia favorece o processo de ensino aprendizagem através da personalização do ensino, automação de algumas tarefas, interatividade entre alunos e professores, entre outros. Este estudo justifica-se por considerar a IA um caminho sem volta no âmbito educacional, por apresentar várias possibilidades para potencializar e melhorar o ensino com soluções inovadoras, possibilitar a personalização da aprendizagem, oferecer tutoria inteligente, analisar dados para feedback preditivo, automatizar processos e fornecer acesso a recursos educacionais personalizados, contribuindo para uma experiência de aprendizagem mais eficaz e engajadora para os alunos. Diante disso, a questão motivadora deste estudo foi: quais as vantagens e desvantagens do uso da IA no processo de ensino e aprendizagem em diversos contextos educacionais? Para responder ao questionamento, esta pesquisa propôs analisar a efetividade da IA no processo de ensino aprendizagem, considerando suas vantagens, desvantagens e desafios. Como objetivos específicos, a proposta foi apontar as vantagens e desvantagens da IA no processo ensino aprendizagem na educação e evidenciar as principais formas de aplicar a IA na educação. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativa e exploratória, tendo como base de dados o Google acadêmico e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Os resultados apontaram a efetividade da inteligência artificial na educação, com ressalva de alguns cuidados em relação às possibilidades de ocorrerem erros, criações superficiais de textos, sendo necessário investir na formação continuada dos profissionais acerca da temática, enfatizando as questões éticas e operacionais para a garantia da significativa aprendizagem. O estudo apontou o sistema de tutores inteligentes afetivos, learning manageme nt system (LMSs), robótica educacional inteligente e massive open online courses com learning e ChatGPT como algumas formas de aplicação da inteligência artificial na educação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID2539_TB2092_03042024220639.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSIANA RODRIGUES IBIAPINA"
    "autor_nome_curto" => "Rosiana"
    "autor_email" => "rosiana2r@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110344
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2092
    "inscrito_id" => 2539
    "titulo" => "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM CENÁRIOS EDUCATIVOS"
    "resumo" => "Os avanços tecnológicos ocorridos nas últimas décadas ocasionaram a inserção da Inteligência Artificial (IA) em vários setores da sociedade, inclusive na educação. Essa tecnologia favorece o processo de ensino aprendizagem através da personalização do ensino, automação de algumas tarefas, interatividade entre alunos e professores, entre outros. Este estudo justifica-se por considerar a IA um caminho sem volta no âmbito educacional, por apresentar várias possibilidades para potencializar e melhorar o ensino com soluções inovadoras, possibilitar a personalização da aprendizagem, oferecer tutoria inteligente, analisar dados para feedback preditivo, automatizar processos e fornecer acesso a recursos educacionais personalizados, contribuindo para uma experiência de aprendizagem mais eficaz e engajadora para os alunos. Diante disso, a questão motivadora deste estudo foi: quais as vantagens e desvantagens do uso da IA no processo de ensino e aprendizagem em diversos contextos educacionais? Para responder ao questionamento, esta pesquisa propôs analisar a efetividade da IA no processo de ensino aprendizagem, considerando suas vantagens, desvantagens e desafios. Como objetivos específicos, a proposta foi apontar as vantagens e desvantagens da IA no processo ensino aprendizagem na educação e evidenciar as principais formas de aplicar a IA na educação. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativa e exploratória, tendo como base de dados o Google acadêmico e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Os resultados apontaram a efetividade da inteligência artificial na educação, com ressalva de alguns cuidados em relação às possibilidades de ocorrerem erros, criações superficiais de textos, sendo necessário investir na formação continuada dos profissionais acerca da temática, enfatizando as questões éticas e operacionais para a garantia da significativa aprendizagem. O estudo apontou o sistema de tutores inteligentes afetivos, learning manageme nt system (LMSs), robótica educacional inteligente e massive open online courses com learning e ChatGPT como algumas formas de aplicação da inteligência artificial na educação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID2539_TB2092_03042024220639.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSIANA RODRIGUES IBIAPINA"
    "autor_nome_curto" => "Rosiana"
    "autor_email" => "rosiana2r@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Os avanços tecnológicos ocorridos nas últimas décadas ocasionaram a inserção da Inteligência Artificial (IA) em vários setores da sociedade, inclusive na educação. Essa tecnologia favorece o processo de ensino aprendizagem através da personalização do ensino, automação de algumas tarefas, interatividade entre alunos e professores, entre outros. Este estudo justifica-se por considerar a IA um caminho sem volta no âmbito educacional, por apresentar várias possibilidades para potencializar e melhorar o ensino com soluções inovadoras, possibilitar a personalização da aprendizagem, oferecer tutoria inteligente, analisar dados para feedback preditivo, automatizar processos e fornecer acesso a recursos educacionais personalizados, contribuindo para uma experiência de aprendizagem mais eficaz e engajadora para os alunos. Diante disso, a questão motivadora deste estudo foi: quais as vantagens e desvantagens do uso da IA no processo de ensino e aprendizagem em diversos contextos educacionais? Para responder ao questionamento, esta pesquisa propôs analisar a efetividade da IA no processo de ensino aprendizagem, considerando suas vantagens, desvantagens e desafios. Como objetivos específicos, a proposta foi apontar as vantagens e desvantagens da IA no processo ensino aprendizagem na educação e evidenciar as principais formas de aplicar a IA na educação. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativa e exploratória, tendo como base de dados o Google acadêmico e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Os resultados apontaram a efetividade da inteligência artificial na educação, com ressalva de alguns cuidados em relação às possibilidades de ocorrerem erros, criações superficiais de textos, sendo necessário investir na formação continuada dos profissionais acerca da temática, enfatizando as questões éticas e operacionais para a garantia da significativa aprendizagem. O estudo apontou o sistema de tutores inteligentes afetivos, learning manageme nt system (LMSs), robótica educacional inteligente e massive open online courses com learning e ChatGPT como algumas formas de aplicação da inteligência artificial na educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.