Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS AÇÕES DO NÚCLEO DE ACOMPANHAMENTO DISCENTE - NAD PARA EVITAR À EVASÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO NO IFRN/EAD, CAMPUS AVANÇADO NATAL ZL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110321
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2056
    "inscrito_id" => 10129
    "titulo" => "AS AÇÕES DO NÚCLEO DE ACOMPANHAMENTO DISCENTE - NAD PARA EVITAR À EVASÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO NO IFRN/EAD, CAMPUS AVANÇADO NATAL ZL"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo analisar as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Acompanhamento Discente (NAD) do IFRN, campus avançado Natal Zona Leste, na perspectiva de minimizar a evasão dos alunos de graduação na modalidade EaD. O NAD é composto por uma equipe disciplinar que atua junto aos cursos do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) do IFRN, sistematizando ações que promovam o acesso, permanência e êxito dos discentes e atuando de maneira efetiva no intuito de diagnosticar os fatores que originam a evasão dos alunos, com vista a articular coletivamente estratégias de fomento à permanência desses discentes em seus cursos de ingresso. A pesquisa é de abordagem quali-quantitativa, de caráter exploratório, com estudos bibliográficos, à luz de autores como LAVILLE (2005), MRECH (2011), BORTOLANZA (2022), e SETZER (1997) e de campo, tendo como procedimentos para construção dos dados a ferramenta formulário Google Forms. O campo empírico se constitui do referido IFRN/UAB/EaD. Os sujeitos da pesquisa são coordenadores de curso e pedagogos da equipe multidisciplinar do NAD. Como resultados, o NAD vem consolidando ações na sistemática do funcionamento dos cursos ofertados, primando pela realização de uma comunicação mais próxima ao aluno, ganhando consistência e reconhecimento no meio acadêmico. Com isso, enfatiza-se que o IFRN/UAB/EaD, por meio do NAD, tem pautado suas ações no tripé de garantia do acesso, permanência e êxito dos seus discentes, conforme as diretrizes das políticas educacionais nacionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10129_TB2056_03042024145047.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLÉSIA BRITO DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "CLÉSIA"
    "autor_email" => "clesiabrito22@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110321
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2056
    "inscrito_id" => 10129
    "titulo" => "AS AÇÕES DO NÚCLEO DE ACOMPANHAMENTO DISCENTE - NAD PARA EVITAR À EVASÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO NO IFRN/EAD, CAMPUS AVANÇADO NATAL ZL"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo analisar as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Acompanhamento Discente (NAD) do IFRN, campus avançado Natal Zona Leste, na perspectiva de minimizar a evasão dos alunos de graduação na modalidade EaD. O NAD é composto por uma equipe disciplinar que atua junto aos cursos do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) do IFRN, sistematizando ações que promovam o acesso, permanência e êxito dos discentes e atuando de maneira efetiva no intuito de diagnosticar os fatores que originam a evasão dos alunos, com vista a articular coletivamente estratégias de fomento à permanência desses discentes em seus cursos de ingresso. A pesquisa é de abordagem quali-quantitativa, de caráter exploratório, com estudos bibliográficos, à luz de autores como LAVILLE (2005), MRECH (2011), BORTOLANZA (2022), e SETZER (1997) e de campo, tendo como procedimentos para construção dos dados a ferramenta formulário Google Forms. O campo empírico se constitui do referido IFRN/UAB/EaD. Os sujeitos da pesquisa são coordenadores de curso e pedagogos da equipe multidisciplinar do NAD. Como resultados, o NAD vem consolidando ações na sistemática do funcionamento dos cursos ofertados, primando pela realização de uma comunicação mais próxima ao aluno, ganhando consistência e reconhecimento no meio acadêmico. Com isso, enfatiza-se que o IFRN/UAB/EaD, por meio do NAD, tem pautado suas ações no tripé de garantia do acesso, permanência e êxito dos seus discentes, conforme as diretrizes das políticas educacionais nacionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10129_TB2056_03042024145047.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLÉSIA BRITO DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "CLÉSIA"
    "autor_email" => "clesiabrito22@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Acompanhamento Discente (NAD) do IFRN, campus avançado Natal Zona Leste, na perspectiva de minimizar a evasão dos alunos de graduação na modalidade EaD. O NAD é composto por uma equipe disciplinar que atua junto aos cursos do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) do IFRN, sistematizando ações que promovam o acesso, permanência e êxito dos discentes e atuando de maneira efetiva no intuito de diagnosticar os fatores que originam a evasão dos alunos, com vista a articular coletivamente estratégias de fomento à permanência desses discentes em seus cursos de ingresso. A pesquisa é de abordagem quali-quantitativa, de caráter exploratório, com estudos bibliográficos, à luz de autores como LAVILLE (2005), MRECH (2011), BORTOLANZA (2022), e SETZER (1997) e de campo, tendo como procedimentos para construção dos dados a ferramenta formulário Google Forms. O campo empírico se constitui do referido IFRN/UAB/EaD. Os sujeitos da pesquisa são coordenadores de curso e pedagogos da equipe multidisciplinar do NAD. Como resultados, o NAD vem consolidando ações na sistemática do funcionamento dos cursos ofertados, primando pela realização de uma comunicação mais próxima ao aluno, ganhando consistência e reconhecimento no meio acadêmico. Com isso, enfatiza-se que o IFRN/UAB/EaD, por meio do NAD, tem pautado suas ações no tripé de garantia do acesso, permanência e êxito dos seus discentes, conforme as diretrizes das políticas educacionais nacionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.