ARAUJO, Marcos Vieira et al.. Educação a distância e o uso da inteligência artificial. Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/110282>. Acesso em: 24/12/2024 10:56
O presente trabalho de conclusão de curso, intitulado "Educação a Distância e o Uso da Inteligência Artificial", tem como principal objetivo compreender como o aluno de ensino a distância faz uso da inteligência artificial na prática de seus estudos. A educação a distância, nos últimos anos, tem se tornado cada vez mais popular e acessível, especialmente com o avanço da tecnologia. Contudo, além dos benefícios oferecidos pela modalidade EAD, surge um novo desafio: o uso da inteligência artificial (IA) como ferramenta auxiliar no processo de aprendizagem. Com base neste contexto, a pesquisa busca responder à seguinte pergunta: "Como o aluno que estuda ensino a distância faz uso de inteligência artificial na prática de seus estudos?". A partir desta interrogação, pretende-se identificar as estratégias utilizadas pelos estudantes para incorporar a IA em sua rotina acadêmica. Através de uma análise qualitativa, este estudo visa entender os métodos adotados pelos alunos para aplicar a IA em suas atividades acadêmicas e os possíveis benefícios que esta tecnologia pode trazer para o ensino à distância. Espera-se que os resultados deste trabalho possam contribuir para melhorar as estratégias pedagógicas no ensino à distância e auxiliar na promoção do uso eficiente da IA na educação. Além disso, busca-se proporcionar uma reflexão sobre as tendências educacionais contemporâneas e seu impacto na formação dos alunos à distância.