Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS DE ESTIMULAÇÃO COGNITIVA NA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA PARA O ATENDIMENTO DE IDOSOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111622
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3890
    "inscrito_id" => 12628
    "titulo" => "PRÁTICAS DE ESTIMULAÇÃO COGNITIVA NA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA PARA O ATENDIMENTO DE IDOSOS"
    "resumo" => "A Psicopedagogia é um campo interdisciplinar, a sua atuação em práticas reabilitadoras para idosos contempla a estimulação das funções cognitivas, reduzindo declínios cognitivos frequentes na terceira idade. Ademais, a deterioração cognitiva, como a perda de memória e outras funções cognitivas, é comum nessa fase da vida e pode impactar negativamente a qualidade de vida e a independência dos idosos, sendo essencial a integração das diversas abordagens psicopedagógicas, assim sendo, esta pesquisa visa fornecer uma estrutura abrangente e adaptável para apoiar a saúde cognitiva dos idosos, contribuindo significativamente para uma melhor qualidade de vida dessa população. Para isso, a presente pesquisa tem como objetivo geral realizar um levantamento na literatura das práticas interventivas de estimulação cognitiva empregadas por profissionais da Psicopedagogia no atendimento de idosos. Especificamente, a pesquisa teve como intuito: catalogar as diferentes abordagens de estimulação cognitiva utilizadas por esses profissionais; classificar essas práticas de acordo com seus objetivos, técnicas e contextos de aplicação; e analisar os resultados obtidos com essas práticas bem como, sua eficácia, os impactos na qualidade de vida dos idosos e aderência aos métodos de intervenção. O presente estudo trata-se de uma pesquisa de nível descritivo, sendo uma revisão sistemática de artigos publicados nos últimos cinco anos, do tipo transversal, com ênfase na síntese de evidências e abordagem qualitativa. A partir do estudo aqui proposto, buscou-se traçar discussões, à luz da prática de estimulação cognitiva na psicopedagogia clínica para o atendimento de idosos, pretendendo-se com isso alcançar uma compreensão das abordagens utilizadas e como essas repercutem na qualidade de vida dessa população, bem como sua eficácia. Este estudo visa contribuir para o desenvolvimento de políticas de saúde pública e diretrizes clínicas que promovam o envelhecimento ativo e saudável, refletindo sobre o papel da psicopedagogia clínica nesse contexto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12628_TB3890_28102024180514.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELOISA SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "Heloisa Silva L"
    "autor_email" => "heloisa.slima01@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111622
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3890
    "inscrito_id" => 12628
    "titulo" => "PRÁTICAS DE ESTIMULAÇÃO COGNITIVA NA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA PARA O ATENDIMENTO DE IDOSOS"
    "resumo" => "A Psicopedagogia é um campo interdisciplinar, a sua atuação em práticas reabilitadoras para idosos contempla a estimulação das funções cognitivas, reduzindo declínios cognitivos frequentes na terceira idade. Ademais, a deterioração cognitiva, como a perda de memória e outras funções cognitivas, é comum nessa fase da vida e pode impactar negativamente a qualidade de vida e a independência dos idosos, sendo essencial a integração das diversas abordagens psicopedagógicas, assim sendo, esta pesquisa visa fornecer uma estrutura abrangente e adaptável para apoiar a saúde cognitiva dos idosos, contribuindo significativamente para uma melhor qualidade de vida dessa população. Para isso, a presente pesquisa tem como objetivo geral realizar um levantamento na literatura das práticas interventivas de estimulação cognitiva empregadas por profissionais da Psicopedagogia no atendimento de idosos. Especificamente, a pesquisa teve como intuito: catalogar as diferentes abordagens de estimulação cognitiva utilizadas por esses profissionais; classificar essas práticas de acordo com seus objetivos, técnicas e contextos de aplicação; e analisar os resultados obtidos com essas práticas bem como, sua eficácia, os impactos na qualidade de vida dos idosos e aderência aos métodos de intervenção. O presente estudo trata-se de uma pesquisa de nível descritivo, sendo uma revisão sistemática de artigos publicados nos últimos cinco anos, do tipo transversal, com ênfase na síntese de evidências e abordagem qualitativa. A partir do estudo aqui proposto, buscou-se traçar discussões, à luz da prática de estimulação cognitiva na psicopedagogia clínica para o atendimento de idosos, pretendendo-se com isso alcançar uma compreensão das abordagens utilizadas e como essas repercutem na qualidade de vida dessa população, bem como sua eficácia. Este estudo visa contribuir para o desenvolvimento de políticas de saúde pública e diretrizes clínicas que promovam o envelhecimento ativo e saudável, refletindo sobre o papel da psicopedagogia clínica nesse contexto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12628_TB3890_28102024180514.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELOISA SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "Heloisa Silva L"
    "autor_email" => "heloisa.slima01@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Psicopedagogia é um campo interdisciplinar, a sua atuação em práticas reabilitadoras para idosos contempla a estimulação das funções cognitivas, reduzindo declínios cognitivos frequentes na terceira idade. Ademais, a deterioração cognitiva, como a perda de memória e outras funções cognitivas, é comum nessa fase da vida e pode impactar negativamente a qualidade de vida e a independência dos idosos, sendo essencial a integração das diversas abordagens psicopedagógicas, assim sendo, esta pesquisa visa fornecer uma estrutura abrangente e adaptável para apoiar a saúde cognitiva dos idosos, contribuindo significativamente para uma melhor qualidade de vida dessa população. Para isso, a presente pesquisa tem como objetivo geral realizar um levantamento na literatura das práticas interventivas de estimulação cognitiva empregadas por profissionais da Psicopedagogia no atendimento de idosos. Especificamente, a pesquisa teve como intuito: catalogar as diferentes abordagens de estimulação cognitiva utilizadas por esses profissionais; classificar essas práticas de acordo com seus objetivos, técnicas e contextos de aplicação; e analisar os resultados obtidos com essas práticas bem como, sua eficácia, os impactos na qualidade de vida dos idosos e aderência aos métodos de intervenção. O presente estudo trata-se de uma pesquisa de nível descritivo, sendo uma revisão sistemática de artigos publicados nos últimos cinco anos, do tipo transversal, com ênfase na síntese de evidências e abordagem qualitativa. A partir do estudo aqui proposto, buscou-se traçar discussões, à luz da prática de estimulação cognitiva na psicopedagogia clínica para o atendimento de idosos, pretendendo-se com isso alcançar uma compreensão das abordagens utilizadas e como essas repercutem na qualidade de vida dessa população, bem como sua eficácia. Este estudo visa contribuir para o desenvolvimento de políticas de saúde pública e diretrizes clínicas que promovam o envelhecimento ativo e saudável, refletindo sobre o papel da psicopedagogia clínica nesse contexto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.