Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICA INVESTIGATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA: ESTRATÉGIAS EM SALA DE AULA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar prática investigativa a estudantes do 1º ano do Ensino Médio, o objetivo é contribuir com a construção de aulas didáticas e contextualizadas, promovendo estratégias que construam a fundamentação teórica na prática, de modo que o estudante possa assimilar e construir sua aprendizagem baseando-se em conceitos químicos/científicos que seriam previamente pesquisados e investigados ao comando docente. Sendo importante destacar que a prática investigativa colabora com o protagonismo do estudante fazendo com que, através da geração de momentos de reflexões/ desafios e estudo sendo embasados em práticas de leitura, pesquisa de conceitos específicos na área de Ciências da Natureza, assimilação de conceitos, debates e desafios propostos pelo docente fazendo com que o estudante seja formado de modo integral, contribuindo tanto com seu conhecimento cognitivo quando com suas competências socioemocionais. O objeto de conhecimento selecionado a ser investigado abordou a temática Misturas e Soluções com experimentações simples, além de contemplar os níveis microscópicos e comportamental das partículas partindo de uma metodologia na qual o docente incentiva a realização de questionamentos orais e escritos, em situações como adicionar soluto no solvente, especificando nomes/conceitos específicos (solvente, solução, solução, homogênea, heterogênea, densidade, dissolução , solubilidade e cálculos), o docente desafia o discente com situações simples ,utilizando materiais do cotidiano como água, areia , sal. mas que necessitam de aprofundamentos e construção de conceitos, proposições de interação com os materiais, avaliando a coerência das respostas quando sendo desafiado a responder e questionar as situações de modo oral, avaliando a coerência e fundamentação das explicações dos estudantes, tanto em nível micro quanto macroscópicos, a proposta de atividade contribui para aulas mais dinâmicas onde o estudante é o protagonista, e aplica seus conhecimentos no protagonismo e aprendizagem ativa e significativa de ações educacionais investigativas;

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