Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÕES E A HETEROIDENTIFICAÇÃO RACIAL – POSSÍVEIS DIÁLOGOS SOBRE AUTOPERCEPÇÕES IDENTITÁRIAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e relações étnico-raciais
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110095
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1742
    "inscrito_id" => 6419
    "titulo" => "PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÕES E A HETEROIDENTIFICAÇÃO RACIAL – POSSÍVEIS DIÁLOGOS SOBRE AUTOPERCEPÇÕES IDENTITÁRIAS"
    "resumo" => "Este trabalho é um fruto miscigenado entre resultados de uma pesquisa em dimensão multirreferencial, de abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação e um aprofundamento crítico dos fenômenos que constituem as identidades. A pesquisa se dedicou ao território da heteroidentificação racial para além do controle na implementação de políticas públicas, buscando compreender seu potencial educativo e suas contribuições para o fortalecimento da educação antirracista. Construiu-se uma proposta de heteroidentificação que atua de forma educativa e se desenvolveu um método específico adotado como dispositivo metodológico e proposto como dialética interventiva na realidade que o gerou. O “Método Colhetear” foi o eixo condutor que assumiu a heteroidentificação como princípio basilar da pesquisa, desdobrando-se como ação geradora (motivo) e como instrumento (forma); ora como conhecimento (conteúdo), ora como produção/partilha (proposta interventiva). As experiências foram mediadas pela “Instalação Colhetear”, uma das dimensões do método, que se materializou como ferramenta estratégica para o diagnóstico do nível de leitura fenotípica dos participantes. Todos os conjuntos fenotípicos utilizados na instalação foram imagens criadas por Inteligência Artificial (IA). Para além do diagnóstico, o método indica adequação, aceitação ou equívoco entre as expressões fenotípicas e as autodeclaracões – aqui denominadas de expressões identitárias - dos participantes e é nessa perspectiva que se pretende aprofundar as análises críticas para melhor compreender fenômenos que possam afetar os processos de subjetivação, culminando em divergência entre a expressão identitária e a expressão fenotípica de uma mesma pessoa. Este trabalho almeja, portanto, apresentar as dimensões do Método Colhetear, compartilhar dados coletados pela pesquisa e fomentar reflexões acerca das autopercepções identitárias e suas relações com políticas de ações afirmativas, bem como com o permanente aprimoramento destas, de modo a contribuir com a manutenção do direito à educação da população negra e indígena do Brasil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID6419_TB1742_13032024172059.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IGNÊZ BRIGIDA DE OLIVEIRA PINA"
    "autor_nome_curto" => "IGNÊZ"
    "autor_email" => "ignez.pina@ifes.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110095
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1742
    "inscrito_id" => 6419
    "titulo" => "PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÕES E A HETEROIDENTIFICAÇÃO RACIAL – POSSÍVEIS DIÁLOGOS SOBRE AUTOPERCEPÇÕES IDENTITÁRIAS"
    "resumo" => "Este trabalho é um fruto miscigenado entre resultados de uma pesquisa em dimensão multirreferencial, de abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação e um aprofundamento crítico dos fenômenos que constituem as identidades. A pesquisa se dedicou ao território da heteroidentificação racial para além do controle na implementação de políticas públicas, buscando compreender seu potencial educativo e suas contribuições para o fortalecimento da educação antirracista. Construiu-se uma proposta de heteroidentificação que atua de forma educativa e se desenvolveu um método específico adotado como dispositivo metodológico e proposto como dialética interventiva na realidade que o gerou. O “Método Colhetear” foi o eixo condutor que assumiu a heteroidentificação como princípio basilar da pesquisa, desdobrando-se como ação geradora (motivo) e como instrumento (forma); ora como conhecimento (conteúdo), ora como produção/partilha (proposta interventiva). As experiências foram mediadas pela “Instalação Colhetear”, uma das dimensões do método, que se materializou como ferramenta estratégica para o diagnóstico do nível de leitura fenotípica dos participantes. Todos os conjuntos fenotípicos utilizados na instalação foram imagens criadas por Inteligência Artificial (IA). Para além do diagnóstico, o método indica adequação, aceitação ou equívoco entre as expressões fenotípicas e as autodeclaracões – aqui denominadas de expressões identitárias - dos participantes e é nessa perspectiva que se pretende aprofundar as análises críticas para melhor compreender fenômenos que possam afetar os processos de subjetivação, culminando em divergência entre a expressão identitária e a expressão fenotípica de uma mesma pessoa. Este trabalho almeja, portanto, apresentar as dimensões do Método Colhetear, compartilhar dados coletados pela pesquisa e fomentar reflexões acerca das autopercepções identitárias e suas relações com políticas de ações afirmativas, bem como com o permanente aprimoramento destas, de modo a contribuir com a manutenção do direito à educação da população negra e indígena do Brasil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID6419_TB1742_13032024172059.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IGNÊZ BRIGIDA DE OLIVEIRA PINA"
    "autor_nome_curto" => "IGNÊZ"
    "autor_email" => "ignez.pina@ifes.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho é um fruto miscigenado entre resultados de uma pesquisa em dimensão multirreferencial, de abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação e um aprofundamento crítico dos fenômenos que constituem as identidades. A pesquisa se dedicou ao território da heteroidentificação racial para além do controle na implementação de políticas públicas, buscando compreender seu potencial educativo e suas contribuições para o fortalecimento da educação antirracista. Construiu-se uma proposta de heteroidentificação que atua de forma educativa e se desenvolveu um método específico adotado como dispositivo metodológico e proposto como dialética interventiva na realidade que o gerou. O “Método Colhetear” foi o eixo condutor que assumiu a heteroidentificação como princípio basilar da pesquisa, desdobrando-se como ação geradora (motivo) e como instrumento (forma); ora como conhecimento (conteúdo), ora como produção/partilha (proposta interventiva). As experiências foram mediadas pela “Instalação Colhetear”, uma das dimensões do método, que se materializou como ferramenta estratégica para o diagnóstico do nível de leitura fenotípica dos participantes. Todos os conjuntos fenotípicos utilizados na instalação foram imagens criadas por Inteligência Artificial (IA). Para além do diagnóstico, o método indica adequação, aceitação ou equívoco entre as expressões fenotípicas e as autodeclaracões – aqui denominadas de expressões identitárias - dos participantes e é nessa perspectiva que se pretende aprofundar as análises críticas para melhor compreender fenômenos que possam afetar os processos de subjetivação, culminando em divergência entre a expressão identitária e a expressão fenotípica de uma mesma pessoa. Este trabalho almeja, portanto, apresentar as dimensões do Método Colhetear, compartilhar dados coletados pela pesquisa e fomentar reflexões acerca das autopercepções identitárias e suas relações com políticas de ações afirmativas, bem como com o permanente aprimoramento destas, de modo a contribuir com a manutenção do direito à educação da população negra e indígena do Brasil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.