Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO TEÓRICO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Os estudos vinculados à Psicologia Escolar e Educacional, assim como a atuação do psicólogo escolar nos processos formativos na Educação Básica e no Ensino Superior, emergem como elementos cruciais para a aprendizagem e, por conseguinte, para o desenvolvimento humano. Isso se evidencia devido à intervenção do psicólogo escolar nos desafios inerentes ao processo educativo, como por exemplo contribuir na formação do sujeito enquanto um ser social. Os processos educacionais, ao intervir nas distintas fases do ensino, desempenham um papel essencial transformação das funções psíquicas superiores que constituem a subjetividade humana e no desenvolvimento das potencialidades individuais. Considerando isso, o presente estudo tem como propósito compreender o papel e as especificidades da Psicologia Escolar e Educacional na Educação Básica e no Ensino Superior. Para isso, conduziu-se um estudo qualitativo, de natureza teórica e exploratória. Fundamentou-se na Psicologia Histórico-Cultural, em razão de suas considerações sobre a relevância das interações sociais, das mediações pedagógicas e da historicidade na formação do ser humano. Assim, percebeu-se o ambiente escolar como um reflexo da dinâmica social, permeado por desafios que impactam o processo educacional. Nessa relação, o psicólogo escolar possui relevância para a superação de barreiras, fomentando práticas pedagógicas inclusivas. Portanto, o papel desse profissional consiste em adotar uma abordagem coletiva, incentivando a apreciação da diversidade e das relações interpessoais, além de engajar-se politicamente na busca por transformações sociais através da luta e dedicação. Compreendeu-se que tanto no Ensino Superior quanto na Educação Básica – com algumas diferenças em razão do objetivo de cada etapa de ensino –, o papel do psicólogo escolar é o de mediar e auxiliar com a efetivação do ato educativo, reconhecendo o papel fundamental das instituições educacionais no processo de humanização.

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