Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LUGAR DA LITERATURA NA ESCOLA E AS PROPOSTAS METODOLÓGICAS DO EIXO LITERATURA E FORMAÇÃO DO LEITOR DO PAIC INTEGRAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110088
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1728
    "inscrito_id" => 8699
    "titulo" => "O LUGAR DA LITERATURA NA ESCOLA E AS PROPOSTAS METODOLÓGICAS DO EIXO LITERATURA E FORMAÇÃO DO LEITOR DO PAIC INTEGRAL"
    "resumo" => "A literatura é um direito que constantemente é negado, seja pelas condições de acesso aos mais variados textos, seja pela forma com que é abordada na escola. Os textos literários, muitas vezes, são apresentados aos alunos em função do ensino da língua, com caráter didático ou resumidos em fichas de leitura. O que defendemos é que a literatura ocupe o seu lugar na escola, que é o da apreciação do estético, do lúdico e do prazer pelo ato de ler, como fonte para debate sobre as questões sociais, dialogando com outras linguagens artísticas, colaborando na formação de leitores. Nesse sentido, o Eixo Literatura e Formação do Leitor do PAIC (Programa de Aprendizagem na Idade Certa) Integral, do Governo do Estado do Ceará, tem como objetivo contribuir na formação de professores mediadores, democratizar o acesso aos livros, através dos acervos disponibilizados pelo PAIC Prosa e Poesia, pelo Mais Literatura, promovendo espaços para leituras compartilhadas. Tendo como concepção metodológica o Círculo de Cultura de Paulo Freire, propõe-se que a afetividade seja a mediadora entre o sujeito, a palavra, a imagem e o livro. Em 2023, são apresentadas duas propostas metodológicas: a Bib-baú, para a Educação Infantil e Anos Iniciais, e o Ciclo de Leitura para os Anos Finais do Ensino Fundamental, com estratégias para antes, durante e após a leitura. A pesquisa baseia-se em COLOMER (2017), COSSON (2021, 2022), FREIRE (1989), TODOROV (2021), espera-se, através dela, provocar reflexões acerca do letramento literário, nortear a prática docente e compartilhar experiências de incentivo à leitura desenvolvidas no Ceará."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "673601255f7d2_14112024105445.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => "2024-11-14 10:54:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARÍLIA FORTE IRINEU DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARÍLIA"
    "autor_email" => "mariliafisantos@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110088
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1728
    "inscrito_id" => 8699
    "titulo" => "O LUGAR DA LITERATURA NA ESCOLA E AS PROPOSTAS METODOLÓGICAS DO EIXO LITERATURA E FORMAÇÃO DO LEITOR DO PAIC INTEGRAL"
    "resumo" => "A literatura é um direito que constantemente é negado, seja pelas condições de acesso aos mais variados textos, seja pela forma com que é abordada na escola. Os textos literários, muitas vezes, são apresentados aos alunos em função do ensino da língua, com caráter didático ou resumidos em fichas de leitura. O que defendemos é que a literatura ocupe o seu lugar na escola, que é o da apreciação do estético, do lúdico e do prazer pelo ato de ler, como fonte para debate sobre as questões sociais, dialogando com outras linguagens artísticas, colaborando na formação de leitores. Nesse sentido, o Eixo Literatura e Formação do Leitor do PAIC (Programa de Aprendizagem na Idade Certa) Integral, do Governo do Estado do Ceará, tem como objetivo contribuir na formação de professores mediadores, democratizar o acesso aos livros, através dos acervos disponibilizados pelo PAIC Prosa e Poesia, pelo Mais Literatura, promovendo espaços para leituras compartilhadas. Tendo como concepção metodológica o Círculo de Cultura de Paulo Freire, propõe-se que a afetividade seja a mediadora entre o sujeito, a palavra, a imagem e o livro. Em 2023, são apresentadas duas propostas metodológicas: a Bib-baú, para a Educação Infantil e Anos Iniciais, e o Ciclo de Leitura para os Anos Finais do Ensino Fundamental, com estratégias para antes, durante e após a leitura. A pesquisa baseia-se em COLOMER (2017), COSSON (2021, 2022), FREIRE (1989), TODOROV (2021), espera-se, através dela, provocar reflexões acerca do letramento literário, nortear a prática docente e compartilhar experiências de incentivo à leitura desenvolvidas no Ceará."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "673601255f7d2_14112024105445.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => "2024-11-14 10:54:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARÍLIA FORTE IRINEU DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARÍLIA"
    "autor_email" => "mariliafisantos@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A literatura é um direito que constantemente é negado, seja pelas condições de acesso aos mais variados textos, seja pela forma com que é abordada na escola. Os textos literários, muitas vezes, são apresentados aos alunos em função do ensino da língua, com caráter didático ou resumidos em fichas de leitura. O que defendemos é que a literatura ocupe o seu lugar na escola, que é o da apreciação do estético, do lúdico e do prazer pelo ato de ler, como fonte para debate sobre as questões sociais, dialogando com outras linguagens artísticas, colaborando na formação de leitores. Nesse sentido, o Eixo Literatura e Formação do Leitor do PAIC (Programa de Aprendizagem na Idade Certa) Integral, do Governo do Estado do Ceará, tem como objetivo contribuir na formação de professores mediadores, democratizar o acesso aos livros, através dos acervos disponibilizados pelo PAIC Prosa e Poesia, pelo Mais Literatura, promovendo espaços para leituras compartilhadas. Tendo como concepção metodológica o Círculo de Cultura de Paulo Freire, propõe-se que a afetividade seja a mediadora entre o sujeito, a palavra, a imagem e o livro. Em 2023, são apresentadas duas propostas metodológicas: a Bib-baú, para a Educação Infantil e Anos Iniciais, e o Ciclo de Leitura para os Anos Finais do Ensino Fundamental, com estratégias para antes, durante e após a leitura. A pesquisa baseia-se em COLOMER (2017), COSSON (2021, 2022), FREIRE (1989), TODOROV (2021), espera-se, através dela, provocar reflexões acerca do letramento literário, nortear a prática docente e compartilhar experiências de incentivo à leitura desenvolvidas no Ceará.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.