GADELHA, Francisca Aline Freires et al.. Eu faço, eu ajudo e nós aprendemos.. Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/109936>. Acesso em: 25/12/2024 22:15
Este estudo discute a importância da aprendizagem colaborativa no ambiente escolar, enfatizando as ações desenvolvidas com o objetivo de ajudar e inserir os discentes com baixo rendimento através da cooperação dos colegas que têm um melhor rendimento nas turmas da E. M. Santos Dumont no município de Fortaleza - CE. A investigação visa auxiliar os alunos com menor rendimento, a partir da colaboração de outros colegas que se identificam mais com a disciplina de matemática. O objetivo inicial da pesquisa era ajudar e unir a turma, visando um melhor aprendizado. No início do ano de 2023, foi feita uma sondagem para verificação do nível de cada aluno, seguida da divisão da turma em equipes de 5 alunos, onde cada grupo teria 1 ou 2 que mais se identificam com a matemática a fim de trocar experiências e conhecimentos com os demais, despertando o interesse acerca dos assuntos trabalhados. Baseado nos relatos dos alunos, esta iniciativa foi muito positiva, visto que favoreceu que os alunos em sua linguagem pudessem contribuir com a aprendizagem dos outros colegas através do repasse de experiências, além da criação e ampliação dos laços de amizade, compromisso e respeito entre eles. Ressalta-se que este trabalho foi realizado na disciplina de matemática, mas os resultados positivos foram observados em todas as outras disciplinas, visto que favoreceu o processo de leitura e escrita dos participantes, o processo de autonomia, segurança e a comunicação respeitosa para os alunos e professores em geral. Constatou-se uma melhoria gradativa do rendimento de todos os alunos.