Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: O RESIDENTE PCD E A GESTÃO DA SALA DE AULA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109889
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1438
    "inscrito_id" => 868
    "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: O RESIDENTE PCD E A GESTÃO DA SALA DE AULA"
    "resumo" => "A temática da gestão da sala de aula tem estado em pauta nas discussões e pesquisas acadêmicas e mais ainda, em evidência diante do cenário atual pós-pandemia. A sala de aula é o espaço-tempo onde acontecem o ensino e a aprendizagem por meio das interações, que por vezes, são conflituosas. Esta pesquisa surge a partir de uma formação que aconteceu durante o Programa Residência Pedagógica no curso de Pedagogia, que suscitou o intento de unir as temáticas do professor com deficiência e a gestão da sala de aula. Assim, a pesquisa objetiva relatar as experiências vividas por um residente PcD na gestão da sala de aula. Buscamos responder a seguinte inquietação: quais os desafios e possibilidades de um residente com deficiência na gestão da sala de aula? Configura-se como uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica e documental. Fundamentamo-nos nos aportes teóricos de: Libâneo (2006), Rodrigues (2011), Sá et al (2007), Santos (2020), Vieira (2023) dentre outros. Mesmo diante de tantos avanços concernentes aos direitos das PcDs, é notório que as mudanças em relação a realidade dessas pessoas continuam acontecendo em ritmo lento. Enquanto um residente com deficiência, deparei-me com o desafio de estar em um ambiente cuja estrutura não dispõe do mínimo de acessibilidade. No entanto, outros desafios se apresentaram, os quais dizem respeito as barreiras atitudinais e a inexistência de outros professores com deficiência, reforçando assim a ausência de representatividade. Consideramos que as experiências vivenciadas superaram os desafios, pois foram propulsoras para a uma conscientização de como atuar enquanto um gestor em sala de aula. A presença de uma pessoa com deficiência em sala possibilita que temáticas que aludem a inclusão sejam debatidas. Acrescentamos ainda que as formações propostas pelo Programa permitiram que refletíssemos sobre nossas vivências, possibilitando-nos a mudança de nossas práticas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID868_TB1438_26102024220933.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELTON RODRIGUES VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELTON VIEIRA"
    "autor_email" => "elton.vieira@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109889
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1438
    "inscrito_id" => 868
    "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: O RESIDENTE PCD E A GESTÃO DA SALA DE AULA"
    "resumo" => "A temática da gestão da sala de aula tem estado em pauta nas discussões e pesquisas acadêmicas e mais ainda, em evidência diante do cenário atual pós-pandemia. A sala de aula é o espaço-tempo onde acontecem o ensino e a aprendizagem por meio das interações, que por vezes, são conflituosas. Esta pesquisa surge a partir de uma formação que aconteceu durante o Programa Residência Pedagógica no curso de Pedagogia, que suscitou o intento de unir as temáticas do professor com deficiência e a gestão da sala de aula. Assim, a pesquisa objetiva relatar as experiências vividas por um residente PcD na gestão da sala de aula. Buscamos responder a seguinte inquietação: quais os desafios e possibilidades de um residente com deficiência na gestão da sala de aula? Configura-se como uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica e documental. Fundamentamo-nos nos aportes teóricos de: Libâneo (2006), Rodrigues (2011), Sá et al (2007), Santos (2020), Vieira (2023) dentre outros. Mesmo diante de tantos avanços concernentes aos direitos das PcDs, é notório que as mudanças em relação a realidade dessas pessoas continuam acontecendo em ritmo lento. Enquanto um residente com deficiência, deparei-me com o desafio de estar em um ambiente cuja estrutura não dispõe do mínimo de acessibilidade. No entanto, outros desafios se apresentaram, os quais dizem respeito as barreiras atitudinais e a inexistência de outros professores com deficiência, reforçando assim a ausência de representatividade. Consideramos que as experiências vivenciadas superaram os desafios, pois foram propulsoras para a uma conscientização de como atuar enquanto um gestor em sala de aula. A presença de uma pessoa com deficiência em sala possibilita que temáticas que aludem a inclusão sejam debatidas. Acrescentamos ainda que as formações propostas pelo Programa permitiram que refletíssemos sobre nossas vivências, possibilitando-nos a mudança de nossas práticas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID868_TB1438_26102024220933.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELTON RODRIGUES VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELTON VIEIRA"
    "autor_email" => "elton.vieira@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A temática da gestão da sala de aula tem estado em pauta nas discussões e pesquisas acadêmicas e mais ainda, em evidência diante do cenário atual pós-pandemia. A sala de aula é o espaço-tempo onde acontecem o ensino e a aprendizagem por meio das interações, que por vezes, são conflituosas. Esta pesquisa surge a partir de uma formação que aconteceu durante o Programa Residência Pedagógica no curso de Pedagogia, que suscitou o intento de unir as temáticas do professor com deficiência e a gestão da sala de aula. Assim, a pesquisa objetiva relatar as experiências vividas por um residente PcD na gestão da sala de aula. Buscamos responder a seguinte inquietação: quais os desafios e possibilidades de um residente com deficiência na gestão da sala de aula? Configura-se como uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica e documental. Fundamentamo-nos nos aportes teóricos de: Libâneo (2006), Rodrigues (2011), Sá et al (2007), Santos (2020), Vieira (2023) dentre outros. Mesmo diante de tantos avanços concernentes aos direitos das PcDs, é notório que as mudanças em relação a realidade dessas pessoas continuam acontecendo em ritmo lento. Enquanto um residente com deficiência, deparei-me com o desafio de estar em um ambiente cuja estrutura não dispõe do mínimo de acessibilidade. No entanto, outros desafios se apresentaram, os quais dizem respeito as barreiras atitudinais e a inexistência de outros professores com deficiência, reforçando assim a ausência de representatividade. Consideramos que as experiências vivenciadas superaram os desafios, pois foram propulsoras para a uma conscientização de como atuar enquanto um gestor em sala de aula. A presença de uma pessoa com deficiência em sala possibilita que temáticas que aludem a inclusão sejam debatidas. Acrescentamos ainda que as formações propostas pelo Programa permitiram que refletíssemos sobre nossas vivências, possibilitando-nos a mudança de nossas práticas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.