Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MORFOLOGIA VEGETAL: TRABALHANDO AS DIFERENÇAS ENTRE AS ESTRUTURAS DA CÉLULA VEGETAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109810
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1327
    "inscrito_id" => 3245
    "titulo" => "MORFOLOGIA VEGETAL: TRABALHANDO AS DIFERENÇAS ENTRE AS ESTRUTURAS DA CÉLULA VEGETAL"
    "resumo" => "O desenvolvimento integral do aluno, através de uma aprendizagem eficaz, tem sido um desafio constante no ensino de ciências, especialmente quando se trata de conceitos complexos como a biologia celular. No caso do estudo das células vegetais, visualizar e compreender as diversas estruturas e suas funções requer a busca por abordagens pedagógicas inovadoras. Nesse contexto, a utilização de metodologias ativas, através da construção de modelos didáticos, surge como uma ferramenta valiosa para engajar os alunos e promover uma compreensão e melhor visualização das estruturas celulares. Este trabalho, desenvolvido na disciplina de Biologia I, do curso de Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), apresenta o desenvolvimento da oficina intitulada Morfologia vegetal: Trabalhando as diferenças entre as estruturas da célula vegetal, que teve como objetivo fundamental apresentar aos seus participantes, através de uma abordagem baseada nas metodologias ativas, a construção de um modelo didático da célula vegetal, evidenciando suas estruturas diferenciadas, com o intuito de contribuir na capacitação e formação de futuros profissionais da educação ao demonstrar uma estratégia didática para a melhoria das aulas de biologia celular, levando-os a refletir sobre a prática docente e a importância de uma formação continuada. Contextualizada de acordo com a realidade dos alunos do ensino fundamental e médio, a atividade teve início com uma rápida aula expositiva sobre metodologias ativas, seguida da demonstração das estruturas específicas das células vegetais e suas funções. Após a exposição, os participantes da oficina, foram convidados a construir, em equipes, modelos colaborativos de células vegetais, enfatizando estruturas como parede celular, cloroplastos e vacúolo. Ao final, foi aplicado um formulário de avaliação de suas percepções. Os resultados analisados nos permitiram concluir que a oficina proporcionou aos participantes uma reflexão sobre a prática docente, contribuindo para sua capacitação e formação acadêmica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3245_TB1327_14052024215809.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELA DOS SANTOS SOBRINHO"
    "autor_nome_curto" => "RAFAELA"
    "autor_email" => "rafaelasophos@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109810
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1327
    "inscrito_id" => 3245
    "titulo" => "MORFOLOGIA VEGETAL: TRABALHANDO AS DIFERENÇAS ENTRE AS ESTRUTURAS DA CÉLULA VEGETAL"
    "resumo" => "O desenvolvimento integral do aluno, através de uma aprendizagem eficaz, tem sido um desafio constante no ensino de ciências, especialmente quando se trata de conceitos complexos como a biologia celular. No caso do estudo das células vegetais, visualizar e compreender as diversas estruturas e suas funções requer a busca por abordagens pedagógicas inovadoras. Nesse contexto, a utilização de metodologias ativas, através da construção de modelos didáticos, surge como uma ferramenta valiosa para engajar os alunos e promover uma compreensão e melhor visualização das estruturas celulares. Este trabalho, desenvolvido na disciplina de Biologia I, do curso de Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), apresenta o desenvolvimento da oficina intitulada Morfologia vegetal: Trabalhando as diferenças entre as estruturas da célula vegetal, que teve como objetivo fundamental apresentar aos seus participantes, através de uma abordagem baseada nas metodologias ativas, a construção de um modelo didático da célula vegetal, evidenciando suas estruturas diferenciadas, com o intuito de contribuir na capacitação e formação de futuros profissionais da educação ao demonstrar uma estratégia didática para a melhoria das aulas de biologia celular, levando-os a refletir sobre a prática docente e a importância de uma formação continuada. Contextualizada de acordo com a realidade dos alunos do ensino fundamental e médio, a atividade teve início com uma rápida aula expositiva sobre metodologias ativas, seguida da demonstração das estruturas específicas das células vegetais e suas funções. Após a exposição, os participantes da oficina, foram convidados a construir, em equipes, modelos colaborativos de células vegetais, enfatizando estruturas como parede celular, cloroplastos e vacúolo. Ao final, foi aplicado um formulário de avaliação de suas percepções. Os resultados analisados nos permitiram concluir que a oficina proporcionou aos participantes uma reflexão sobre a prática docente, contribuindo para sua capacitação e formação acadêmica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3245_TB1327_14052024215809.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELA DOS SANTOS SOBRINHO"
    "autor_nome_curto" => "RAFAELA"
    "autor_email" => "rafaelasophos@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O desenvolvimento integral do aluno, através de uma aprendizagem eficaz, tem sido um desafio constante no ensino de ciências, especialmente quando se trata de conceitos complexos como a biologia celular. No caso do estudo das células vegetais, visualizar e compreender as diversas estruturas e suas funções requer a busca por abordagens pedagógicas inovadoras. Nesse contexto, a utilização de metodologias ativas, através da construção de modelos didáticos, surge como uma ferramenta valiosa para engajar os alunos e promover uma compreensão e melhor visualização das estruturas celulares. Este trabalho, desenvolvido na disciplina de Biologia I, do curso de Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), apresenta o desenvolvimento da oficina intitulada Morfologia vegetal: Trabalhando as diferenças entre as estruturas da célula vegetal, que teve como objetivo fundamental apresentar aos seus participantes, através de uma abordagem baseada nas metodologias ativas, a construção de um modelo didático da célula vegetal, evidenciando suas estruturas diferenciadas, com o intuito de contribuir na capacitação e formação de futuros profissionais da educação ao demonstrar uma estratégia didática para a melhoria das aulas de biologia celular, levando-os a refletir sobre a prática docente e a importância de uma formação continuada. Contextualizada de acordo com a realidade dos alunos do ensino fundamental e médio, a atividade teve início com uma rápida aula expositiva sobre metodologias ativas, seguida da demonstração das estruturas específicas das células vegetais e suas funções. Após a exposição, os participantes da oficina, foram convidados a construir, em equipes, modelos colaborativos de células vegetais, enfatizando estruturas como parede celular, cloroplastos e vacúolo. Ao final, foi aplicado um formulário de avaliação de suas percepções. Os resultados analisados nos permitiram concluir que a oficina proporcionou aos participantes uma reflexão sobre a prática docente, contribuindo para sua capacitação e formação acadêmica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.