Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CRUZADA MATEMÁTICA: PROPOSTA METODOLÓGICA PARA ENSINO-APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109735
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1207
    "inscrito_id" => 7037
    "titulo" => "CRUZADA MATEMÁTICA: PROPOSTA METODOLÓGICA PARA ENSINO-APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "A relação que estudantes da educação básica estabelecem com as operações básicas da matemática é comumente de aversão, justificado por vezes, devido à natureza da abordagem pedagógica abstrata e rígida. Este estudo apresenta o instrumento “Cruzada Matemática” como uma proposta para trabalhar as fragilidades observadas na aprendizagem deste objeto do conhecimento nos anos finais do ensino fundamental em escolas da rede pública de Teresina, Piauí. A pesquisa é qualitativa, bibliográfica e exploratória. O instrumento de ensino consiste numa tabela em que os jogadores devem preencher com números (1 a 9) para chegarem a seis resultados distribuídos em três linhas e três colunas, atendendo às operações básicas exigidas por cada configuração individual. Com a cruzada é possível trabalhar operações de adição, subtração, multiplicação e divisão com números naturais e inteiros, além da ordem de cálculo em expressões numéricas. O modelo didático proposto permite que aos discentes tomarem conhecimento e perceberem os principais erros que cometem por desconhecerem tópicos importantes da matemática básica e refletir sobre eles. A ferramenta pedagógica planejada, elaborada, testada e aplicada neste estudo tem o potencial de incentivar e melhorar o desempenho dos estudantes nessa área do conhecimento, instigando a curiosidade, permitindo reparar falhas na aprendizagem das operações básicas, desconsideradas por se tratarem de conteúdo básico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7037_TB1207_29022024210908.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA ALICE DE SOUSA VIANA"
    "autor_nome_curto" => "ANA VIANA"
    "autor_email" => "anaalicesousawho@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109735
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1207
    "inscrito_id" => 7037
    "titulo" => "CRUZADA MATEMÁTICA: PROPOSTA METODOLÓGICA PARA ENSINO-APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "A relação que estudantes da educação básica estabelecem com as operações básicas da matemática é comumente de aversão, justificado por vezes, devido à natureza da abordagem pedagógica abstrata e rígida. Este estudo apresenta o instrumento “Cruzada Matemática” como uma proposta para trabalhar as fragilidades observadas na aprendizagem deste objeto do conhecimento nos anos finais do ensino fundamental em escolas da rede pública de Teresina, Piauí. A pesquisa é qualitativa, bibliográfica e exploratória. O instrumento de ensino consiste numa tabela em que os jogadores devem preencher com números (1 a 9) para chegarem a seis resultados distribuídos em três linhas e três colunas, atendendo às operações básicas exigidas por cada configuração individual. Com a cruzada é possível trabalhar operações de adição, subtração, multiplicação e divisão com números naturais e inteiros, além da ordem de cálculo em expressões numéricas. O modelo didático proposto permite que aos discentes tomarem conhecimento e perceberem os principais erros que cometem por desconhecerem tópicos importantes da matemática básica e refletir sobre eles. A ferramenta pedagógica planejada, elaborada, testada e aplicada neste estudo tem o potencial de incentivar e melhorar o desempenho dos estudantes nessa área do conhecimento, instigando a curiosidade, permitindo reparar falhas na aprendizagem das operações básicas, desconsideradas por se tratarem de conteúdo básico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7037_TB1207_29022024210908.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA ALICE DE SOUSA VIANA"
    "autor_nome_curto" => "ANA VIANA"
    "autor_email" => "anaalicesousawho@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A relação que estudantes da educação básica estabelecem com as operações básicas da matemática é comumente de aversão, justificado por vezes, devido à natureza da abordagem pedagógica abstrata e rígida. Este estudo apresenta o instrumento “Cruzada Matemática” como uma proposta para trabalhar as fragilidades observadas na aprendizagem deste objeto do conhecimento nos anos finais do ensino fundamental em escolas da rede pública de Teresina, Piauí. A pesquisa é qualitativa, bibliográfica e exploratória. O instrumento de ensino consiste numa tabela em que os jogadores devem preencher com números (1 a 9) para chegarem a seis resultados distribuídos em três linhas e três colunas, atendendo às operações básicas exigidas por cada configuração individual. Com a cruzada é possível trabalhar operações de adição, subtração, multiplicação e divisão com números naturais e inteiros, além da ordem de cálculo em expressões numéricas. O modelo didático proposto permite que aos discentes tomarem conhecimento e perceberem os principais erros que cometem por desconhecerem tópicos importantes da matemática básica e refletir sobre eles. A ferramenta pedagógica planejada, elaborada, testada e aplicada neste estudo tem o potencial de incentivar e melhorar o desempenho dos estudantes nessa área do conhecimento, instigando a curiosidade, permitindo reparar falhas na aprendizagem das operações básicas, desconsideradas por se tratarem de conteúdo básico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.