Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PIBID LETRAS/CESP/UEA: O IMPACTO DO DA LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM LETRAS E NA PROMOÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA EM TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DE PARITINS/AM.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114021
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7327
    "inscrito_id" => 9699
    "titulo" => "PIBID LETRAS/CESP/UEA: O IMPACTO DO DA LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM LETRAS E NA PROMOÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA EM TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DE PARITINS/AM."
    "resumo" => "É muito importante que os conhecimentos adquiridos na Universidade sejam, de fato, colocados em prática atividade docente. Neste sentido o subprojeto Pibid/Letras, na edição 2022-2024, promoveu a articulação entre teoria e prática a partir dos conteúdos ministrados nas disciplinas do curso de Letras, contemplando no caso da Literatura, o arcabouço teórico das disciplinas Teoria da Literatura I e II, Estudos Temáticos de Literatura Portuguesa I e II, Estudos Temáticos de Literatura Brasileira I, II, III e IV, Literatura Indígena, Literatura Infanto Juvenil, Literatura Amazonense e Literatura Africana de Língua Portuguesa afim de que os licenciandos pudessem promover ações efetivas de práticas de leitura literária, análise de obras literárias, na perspectiva do letramento literário e da estética da recepção. A abordagem do texto literário foi realizada por meio de oficinas de leitura literária e produção textual, por isso o arcabouço teórico das disciplinas Teoria e Prática da Leitura, Produção Textual I e II, Produção e Avaliação de Materiais Didáticos foram fundamentais para o planejamento e aplicação das oficinas. Destaca-se aqui a disciplina Produção e Avaliação de Materiais Didáticos, pois além desta disciplina dar subsídio ao Estágio Supervisionado I e II, ela também prepara o acadêmico na produção e avaliação de materiais didáticos de acordo com nível de ensino, conteúdo e perfil do alunado. Na abordagem do texto literário, nas oficinas de leitura e produção textual os alunos articularam teoria e prática de forma a contribuir na promoção de uma aprendizagem significativa dos alunos da Educação Básica no que concerne à leitura e escrita proficiente. Como suporte teórico tomou-se os estudos de Cosson (2014), Lajolo (2001), Jouve (2012), Solé (1998), Pettit (2012), entre outros que contribuíram significativamente para o êxito das atividades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID9699_TB7327_10062024223909.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DELMA PACHECO SICSU"
    "autor_nome_curto" => "DELMA"
    "autor_email" => "dsicsu@uea.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114021
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7327
    "inscrito_id" => 9699
    "titulo" => "PIBID LETRAS/CESP/UEA: O IMPACTO DO DA LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM LETRAS E NA PROMOÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA EM TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DE PARITINS/AM."
    "resumo" => "É muito importante que os conhecimentos adquiridos na Universidade sejam, de fato, colocados em prática atividade docente. Neste sentido o subprojeto Pibid/Letras, na edição 2022-2024, promoveu a articulação entre teoria e prática a partir dos conteúdos ministrados nas disciplinas do curso de Letras, contemplando no caso da Literatura, o arcabouço teórico das disciplinas Teoria da Literatura I e II, Estudos Temáticos de Literatura Portuguesa I e II, Estudos Temáticos de Literatura Brasileira I, II, III e IV, Literatura Indígena, Literatura Infanto Juvenil, Literatura Amazonense e Literatura Africana de Língua Portuguesa afim de que os licenciandos pudessem promover ações efetivas de práticas de leitura literária, análise de obras literárias, na perspectiva do letramento literário e da estética da recepção. A abordagem do texto literário foi realizada por meio de oficinas de leitura literária e produção textual, por isso o arcabouço teórico das disciplinas Teoria e Prática da Leitura, Produção Textual I e II, Produção e Avaliação de Materiais Didáticos foram fundamentais para o planejamento e aplicação das oficinas. Destaca-se aqui a disciplina Produção e Avaliação de Materiais Didáticos, pois além desta disciplina dar subsídio ao Estágio Supervisionado I e II, ela também prepara o acadêmico na produção e avaliação de materiais didáticos de acordo com nível de ensino, conteúdo e perfil do alunado. Na abordagem do texto literário, nas oficinas de leitura e produção textual os alunos articularam teoria e prática de forma a contribuir na promoção de uma aprendizagem significativa dos alunos da Educação Básica no que concerne à leitura e escrita proficiente. Como suporte teórico tomou-se os estudos de Cosson (2014), Lajolo (2001), Jouve (2012), Solé (1998), Pettit (2012), entre outros que contribuíram significativamente para o êxito das atividades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID9699_TB7327_10062024223909.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DELMA PACHECO SICSU"
    "autor_nome_curto" => "DELMA"
    "autor_email" => "dsicsu@uea.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

É muito importante que os conhecimentos adquiridos na Universidade sejam, de fato, colocados em prática atividade docente. Neste sentido o subprojeto Pibid/Letras, na edição 2022-2024, promoveu a articulação entre teoria e prática a partir dos conteúdos ministrados nas disciplinas do curso de Letras, contemplando no caso da Literatura, o arcabouço teórico das disciplinas Teoria da Literatura I e II, Estudos Temáticos de Literatura Portuguesa I e II, Estudos Temáticos de Literatura Brasileira I, II, III e IV, Literatura Indígena, Literatura Infanto Juvenil, Literatura Amazonense e Literatura Africana de Língua Portuguesa afim de que os licenciandos pudessem promover ações efetivas de práticas de leitura literária, análise de obras literárias, na perspectiva do letramento literário e da estética da recepção. A abordagem do texto literário foi realizada por meio de oficinas de leitura literária e produção textual, por isso o arcabouço teórico das disciplinas Teoria e Prática da Leitura, Produção Textual I e II, Produção e Avaliação de Materiais Didáticos foram fundamentais para o planejamento e aplicação das oficinas. Destaca-se aqui a disciplina Produção e Avaliação de Materiais Didáticos, pois além desta disciplina dar subsídio ao Estágio Supervisionado I e II, ela também prepara o acadêmico na produção e avaliação de materiais didáticos de acordo com nível de ensino, conteúdo e perfil do alunado. Na abordagem do texto literário, nas oficinas de leitura e produção textual os alunos articularam teoria e prática de forma a contribuir na promoção de uma aprendizagem significativa dos alunos da Educação Básica no que concerne à leitura e escrita proficiente. Como suporte teórico tomou-se os estudos de Cosson (2014), Lajolo (2001), Jouve (2012), Solé (1998), Pettit (2012), entre outros que contribuíram significativamente para o êxito das atividades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.