Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NARRATIVAS INFANTIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTADO DA ARTE E DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109559
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 966
    "inscrito_id" => 881
    "titulo" => "NARRATIVAS INFANTIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTADO DA ARTE E DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE"
    "resumo" => "RESUMO Este estudo investiga a formação continuada de docentes na Educação Infantil, estabelecendo uma conexão com as narrativas infantis na contemporaneidade. A pesquisa, de natureza exploratória, qualitativa e bibliográfica, baseada em teses disponíveis no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES) entre 2018 e 2023, analisa a complexidade da formação docente na compreensão das narrativas infantis enquanto dispositivo de formação. Destaca-se a importância de considerar crianças como sujeitos históricos e de direitos, visando ampliar estudos na formação docente, especialmente na apropriação e legitimação das narrativas infantis. O objetivo é contribuir para o aprimoramento das práticas e compreensões relacionadas à formação docente nesse contexto, considerando a relevância das narrativas infantis. A metodologia incluiu uma busca criteriosa no portal da CAPES, utilizando os descritores Educação Infantil, Crianças, Infâncias, Narrativas infantis e Formação Continuada Docente. Dos 138 trabalhos correlatos encontrados, seis foram selecionados por atenderem aos descritores. A investigação busca analisar o estado da arte da formação continuada de professores na Educação Infantil, possibilitando um olhar reflexivo às práticas educativas. O desafio reside na complexidade das pesquisas, influenciadas pelo contexto pandêmico e por retrocessos políticos em relação aos investimentos na educação. Como resultado, espera-se que esta pesquisa possibilite reflexões para a melhoria das práticas de formação continuada docente na Educação Infantil, especialmente diante dos desafios impostos pelo contexto pandêmico e pelas limitações políticas nos investimentos educacionais. Destaca-se, ainda, a relevância das narrativas infantis como elemento fundante nesse processo de aprimoramento, favorecendo uma base sólida para o desenvolvimento da escuta sensível de estratégias pedagógicas mais democráticas centradas na criança. Palavras-chave: Formação Continuada Docente, Educação Infantil, Narrativas Infantis, Estado da Arte."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID881_TB966_04102024200713.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALDACI SANTOS LOPES"
    "autor_nome_curto" => "ALDACI"
    "autor_email" => "aldaeduc@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109559
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 966
    "inscrito_id" => 881
    "titulo" => "NARRATIVAS INFANTIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTADO DA ARTE E DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE"
    "resumo" => "RESUMO Este estudo investiga a formação continuada de docentes na Educação Infantil, estabelecendo uma conexão com as narrativas infantis na contemporaneidade. A pesquisa, de natureza exploratória, qualitativa e bibliográfica, baseada em teses disponíveis no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES) entre 2018 e 2023, analisa a complexidade da formação docente na compreensão das narrativas infantis enquanto dispositivo de formação. Destaca-se a importância de considerar crianças como sujeitos históricos e de direitos, visando ampliar estudos na formação docente, especialmente na apropriação e legitimação das narrativas infantis. O objetivo é contribuir para o aprimoramento das práticas e compreensões relacionadas à formação docente nesse contexto, considerando a relevância das narrativas infantis. A metodologia incluiu uma busca criteriosa no portal da CAPES, utilizando os descritores Educação Infantil, Crianças, Infâncias, Narrativas infantis e Formação Continuada Docente. Dos 138 trabalhos correlatos encontrados, seis foram selecionados por atenderem aos descritores. A investigação busca analisar o estado da arte da formação continuada de professores na Educação Infantil, possibilitando um olhar reflexivo às práticas educativas. O desafio reside na complexidade das pesquisas, influenciadas pelo contexto pandêmico e por retrocessos políticos em relação aos investimentos na educação. Como resultado, espera-se que esta pesquisa possibilite reflexões para a melhoria das práticas de formação continuada docente na Educação Infantil, especialmente diante dos desafios impostos pelo contexto pandêmico e pelas limitações políticas nos investimentos educacionais. Destaca-se, ainda, a relevância das narrativas infantis como elemento fundante nesse processo de aprimoramento, favorecendo uma base sólida para o desenvolvimento da escuta sensível de estratégias pedagógicas mais democráticas centradas na criança. Palavras-chave: Formação Continuada Docente, Educação Infantil, Narrativas Infantis, Estado da Arte."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID881_TB966_04102024200713.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALDACI SANTOS LOPES"
    "autor_nome_curto" => "ALDACI"
    "autor_email" => "aldaeduc@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

RESUMO Este estudo investiga a formação continuada de docentes na Educação Infantil, estabelecendo uma conexão com as narrativas infantis na contemporaneidade. A pesquisa, de natureza exploratória, qualitativa e bibliográfica, baseada em teses disponíveis no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES) entre 2018 e 2023, analisa a complexidade da formação docente na compreensão das narrativas infantis enquanto dispositivo de formação. Destaca-se a importância de considerar crianças como sujeitos históricos e de direitos, visando ampliar estudos na formação docente, especialmente na apropriação e legitimação das narrativas infantis. O objetivo é contribuir para o aprimoramento das práticas e compreensões relacionadas à formação docente nesse contexto, considerando a relevância das narrativas infantis. A metodologia incluiu uma busca criteriosa no portal da CAPES, utilizando os descritores Educação Infantil, Crianças, Infâncias, Narrativas infantis e Formação Continuada Docente. Dos 138 trabalhos correlatos encontrados, seis foram selecionados por atenderem aos descritores. A investigação busca analisar o estado da arte da formação continuada de professores na Educação Infantil, possibilitando um olhar reflexivo às práticas educativas. O desafio reside na complexidade das pesquisas, influenciadas pelo contexto pandêmico e por retrocessos políticos em relação aos investimentos na educação. Como resultado, espera-se que esta pesquisa possibilite reflexões para a melhoria das práticas de formação continuada docente na Educação Infantil, especialmente diante dos desafios impostos pelo contexto pandêmico e pelas limitações políticas nos investimentos educacionais. Destaca-se, ainda, a relevância das narrativas infantis como elemento fundante nesse processo de aprimoramento, favorecendo uma base sólida para o desenvolvimento da escuta sensível de estratégias pedagógicas mais democráticas centradas na criança. Palavras-chave: Formação Continuada Docente, Educação Infantil, Narrativas Infantis, Estado da Arte.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.