Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROFEASY: A PLATAFORMA DIN MICA DE FEEDBACK EDUCACIONAL PARA APRIMORAR A QUALIDADE DO ENSINO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109550
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 953
    "inscrito_id" => 6513
    "titulo" => "PROFEASY: A PLATAFORMA DIN MICA DE FEEDBACK EDUCACIONAL PARA APRIMORAR A QUALIDADE DO ENSINO"
    "resumo" => "O feedback dos alunos é essencial para os docentes no processo educacional, especificamente diante do uso crescente de tecnologias. Além de auxiliar nas estratégias de ensino, as tecnologias podem facilitar a coleta e análise de dados, permitindo um acompanhamento mais eficiente e personalizado do progresso dos discentes. Neste cenário, o objetivo central desta pesquisa é abordar o desenvolvimento de uma plataforma de feedback educacional direcionada aos professores, visando aprimorar a comunicação e o acompanhamento do desempenho dos alunos através de formulários dinâmicos criados para saber as sugestões dos discentes a respeito da didática, atividades e aulas dos docentes. A fundamentação teórica abrange conceitos essenciais para compreender o contexto do feedback educacional, a dinâmica de ensino e a relevância da comunicação efetiva como parte da metodologia de ensino e de seu aprimoramento. A metodologia utilizada para o desenvolvimento dos componentes da plataforma educacional considerou o design centrado no usuário com métodos ágeis de desenvolvimento de software, colocando a ênfase inicial em uma abordagem qualitativa. Essa escolha proporcionou uma resposta flexível e interativa às necessidades e requisitos dos professores e alunos. A análise quantitativa foi crucial para compreender as métricas de desempenho didático, utilizando as respostas e sugestões dos alunos para gerar gráficos e análises detalhadas do desempenho docente, garantindo o alinhamento às expectativas disponibilizadas pela plataforma educacional. Os resultados enfatizam a importância de promover maior engajamento dos educadores e alunos na utilização da plataforma de Feedback Educacional, visando não apenas melhorar a comunicação e o acompanhamento do desempenho, mas também estimular uma colaboração mais ampla e a troca de experiências entre os diferentes atores do cenário educacional. Sendo assim, a plataforma de feedback educacional tem como objetivo final contribuir para o aperfeiçoamento contínuo da metodologia de ensino e a qualidade da educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6513_TB953_27102024202600.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARIDAN SILVA PANTOJA"
    "autor_nome_curto" => "ARIDAN"
    "autor_email" => "aridanpantoja@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109550
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 953
    "inscrito_id" => 6513
    "titulo" => "PROFEASY: A PLATAFORMA DIN MICA DE FEEDBACK EDUCACIONAL PARA APRIMORAR A QUALIDADE DO ENSINO"
    "resumo" => "O feedback dos alunos é essencial para os docentes no processo educacional, especificamente diante do uso crescente de tecnologias. Além de auxiliar nas estratégias de ensino, as tecnologias podem facilitar a coleta e análise de dados, permitindo um acompanhamento mais eficiente e personalizado do progresso dos discentes. Neste cenário, o objetivo central desta pesquisa é abordar o desenvolvimento de uma plataforma de feedback educacional direcionada aos professores, visando aprimorar a comunicação e o acompanhamento do desempenho dos alunos através de formulários dinâmicos criados para saber as sugestões dos discentes a respeito da didática, atividades e aulas dos docentes. A fundamentação teórica abrange conceitos essenciais para compreender o contexto do feedback educacional, a dinâmica de ensino e a relevância da comunicação efetiva como parte da metodologia de ensino e de seu aprimoramento. A metodologia utilizada para o desenvolvimento dos componentes da plataforma educacional considerou o design centrado no usuário com métodos ágeis de desenvolvimento de software, colocando a ênfase inicial em uma abordagem qualitativa. Essa escolha proporcionou uma resposta flexível e interativa às necessidades e requisitos dos professores e alunos. A análise quantitativa foi crucial para compreender as métricas de desempenho didático, utilizando as respostas e sugestões dos alunos para gerar gráficos e análises detalhadas do desempenho docente, garantindo o alinhamento às expectativas disponibilizadas pela plataforma educacional. Os resultados enfatizam a importância de promover maior engajamento dos educadores e alunos na utilização da plataforma de Feedback Educacional, visando não apenas melhorar a comunicação e o acompanhamento do desempenho, mas também estimular uma colaboração mais ampla e a troca de experiências entre os diferentes atores do cenário educacional. Sendo assim, a plataforma de feedback educacional tem como objetivo final contribuir para o aperfeiçoamento contínuo da metodologia de ensino e a qualidade da educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6513_TB953_27102024202600.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARIDAN SILVA PANTOJA"
    "autor_nome_curto" => "ARIDAN"
    "autor_email" => "aridanpantoja@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O feedback dos alunos é essencial para os docentes no processo educacional, especificamente diante do uso crescente de tecnologias. Além de auxiliar nas estratégias de ensino, as tecnologias podem facilitar a coleta e análise de dados, permitindo um acompanhamento mais eficiente e personalizado do progresso dos discentes. Neste cenário, o objetivo central desta pesquisa é abordar o desenvolvimento de uma plataforma de feedback educacional direcionada aos professores, visando aprimorar a comunicação e o acompanhamento do desempenho dos alunos através de formulários dinâmicos criados para saber as sugestões dos discentes a respeito da didática, atividades e aulas dos docentes. A fundamentação teórica abrange conceitos essenciais para compreender o contexto do feedback educacional, a dinâmica de ensino e a relevância da comunicação efetiva como parte da metodologia de ensino e de seu aprimoramento. A metodologia utilizada para o desenvolvimento dos componentes da plataforma educacional considerou o design centrado no usuário com métodos ágeis de desenvolvimento de software, colocando a ênfase inicial em uma abordagem qualitativa. Essa escolha proporcionou uma resposta flexível e interativa às necessidades e requisitos dos professores e alunos. A análise quantitativa foi crucial para compreender as métricas de desempenho didático, utilizando as respostas e sugestões dos alunos para gerar gráficos e análises detalhadas do desempenho docente, garantindo o alinhamento às expectativas disponibilizadas pela plataforma educacional. Os resultados enfatizam a importância de promover maior engajamento dos educadores e alunos na utilização da plataforma de Feedback Educacional, visando não apenas melhorar a comunicação e o acompanhamento do desempenho, mas também estimular uma colaboração mais ampla e a troca de experiências entre os diferentes atores do cenário educacional. Sendo assim, a plataforma de feedback educacional tem como objetivo final contribuir para o aperfeiçoamento contínuo da metodologia de ensino e a qualidade da educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.