LUCENA, Andrielle Ramos Lira De. Lixo: reciclando papel e transformando vidas.. Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/109441>. Acesso em: 25/12/2024 10:18
A temática "Somos 8 Bilhões de Habitantes, e agora?" abordada em Ciências da Natureza na Escola Estadual Professor Leomar Batista de Araújo, levou à reflexão sobre a importância de ações práticas de reciclagem e reutilização do lixo gerado na escola. As Unidades Curriculares "Mais gente, Mais Lixo" e "TEC no Lixo" foram fundamentais para despertar nos alunos a consciência ambiental e a necessidade de cuidar do planeta diante do aumento populacional. Durante a prática do projeto, foram debatidos temas sobre os impactos ambientais da produção de lixo no mundo, e principalmente, na região a qual a escola está localizada. Ao longo das discussões, foi ressaltada a importância da conscientização da população sobre a correta separação e destinação dos resíduos, visando a redução dos impactos negativos no meio ambiente. A implementação de práticas sustentáveis, como a reciclagem e a reutilização de materiais, foi destacada como uma forma eficaz de minimizar a quantidade de lixo produzida e promover a preservação dos recursos naturais. Diante disso, a escola adotou como foco principal de estudo o papel, visto que é o principal resíduo gerado no ambiente escolar. Os alunos se dedicaram à pesquisa sobre a fabricação de papel, a matéria-prima utilizada e os processos de reciclagem envolvidos. Com base nessas informações, produziram imagens digitais informativas para serem compartilhadas nas redes sociais da instituição. Em outra etapa, caixas de papelão foram transformadas e usadas como local de coleta de papel. Todo o papel coletado durante o ano letivo foi doado para uma associação de catadores de lixo e recicláveis. A equipe escolar julga que essa prática não apenas ensinou a coleta seletiva de lixo e os processos de reciclagem, mas também promoveu o espírito de solidariedade, impactando positivamente não apenas a comunidade escolar, mas também a comunidade externa.