Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ESTÁGIO NO CURSO DE PEDAGOGIA: MAPEANDO PESQUISAS NA REGIÃO SUL DO BRASIL DOS ANOS DE 2013 A 2023

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109259
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 561
    "inscrito_id" => 6891
    "titulo" => "O ESTÁGIO NO CURSO DE PEDAGOGIA: MAPEANDO PESQUISAS NA REGIÃO SUL DO BRASIL DOS ANOS DE 2013 A 2023"
    "resumo" => "Várias são as inquietações que permeiam a função do estágio curricular supervisionado na formação do pedagogo, dentre elas os aspectos históricos, políticos, sociais, as concepções de estágio, a diversidade de práticas, o currículo, os conhecimentos e a concretização da identidade docente. Ter clareza do que envolve o estágio curricular supervisionado, suas bases epistemológicas e os conhecimentos constituídos ao longo do curso de licenciatura em Pedagogia é essencial para a realização da práxis educativa crítica, analítica e reflexiva. Diante disso, qual é o espaço dado às pesquisas sobre estágio supervisionado no curso de Pedagogia e quais são as temáticas proeminentes e as concepções de estágio? Diante o exposto, o presente trabalho tem por objetivo mapear e analisar as pesquisas realizadas na última década (2013 a 2023) acerca do estágio supervisionado no curso de Pedagogia - nas teses e dissertações dos Programas de Pós-graduação em Educação de instituições públicas da Região Sul do Brasil, a fim de verificar as bases epistemológicas e as temáticas proeminentes. Essa investigação é de cunho qualitativo, utilizando-se da metodologia do Estado de Conhecimento (bibliografia anotada, sistematizada, categorizada e propositiva), cujas teses e dissertações são localizados nos bancos de dados: Programas de Pós-graduação em Educação e na Plataforma da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), utilizando-se como descritores: “estágio curricular supervisionado”, “estágio supervisionado no curso de Pedagogia” e “práticas de estágio no curso de Pedagogia”. Portanto, a coleta de dados sobre essa etapa da formação do pedagogo, aponta o frágil espaço que é dado à essa temática nas pesquisas, com concepções que transitam entre o estágio como hora da prática, de observação da prática, como superação da separação teoria e prática e o estágio como pesquisa e a pesquisa no estágio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID6891_TB561_28022024104241.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREIA BULATY"
    "autor_nome_curto" => "ANDREIA BULATY"
    "autor_email" => "andreiabulat@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109259
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 561
    "inscrito_id" => 6891
    "titulo" => "O ESTÁGIO NO CURSO DE PEDAGOGIA: MAPEANDO PESQUISAS NA REGIÃO SUL DO BRASIL DOS ANOS DE 2013 A 2023"
    "resumo" => "Várias são as inquietações que permeiam a função do estágio curricular supervisionado na formação do pedagogo, dentre elas os aspectos históricos, políticos, sociais, as concepções de estágio, a diversidade de práticas, o currículo, os conhecimentos e a concretização da identidade docente. Ter clareza do que envolve o estágio curricular supervisionado, suas bases epistemológicas e os conhecimentos constituídos ao longo do curso de licenciatura em Pedagogia é essencial para a realização da práxis educativa crítica, analítica e reflexiva. Diante disso, qual é o espaço dado às pesquisas sobre estágio supervisionado no curso de Pedagogia e quais são as temáticas proeminentes e as concepções de estágio? Diante o exposto, o presente trabalho tem por objetivo mapear e analisar as pesquisas realizadas na última década (2013 a 2023) acerca do estágio supervisionado no curso de Pedagogia - nas teses e dissertações dos Programas de Pós-graduação em Educação de instituições públicas da Região Sul do Brasil, a fim de verificar as bases epistemológicas e as temáticas proeminentes. Essa investigação é de cunho qualitativo, utilizando-se da metodologia do Estado de Conhecimento (bibliografia anotada, sistematizada, categorizada e propositiva), cujas teses e dissertações são localizados nos bancos de dados: Programas de Pós-graduação em Educação e na Plataforma da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), utilizando-se como descritores: “estágio curricular supervisionado”, “estágio supervisionado no curso de Pedagogia” e “práticas de estágio no curso de Pedagogia”. Portanto, a coleta de dados sobre essa etapa da formação do pedagogo, aponta o frágil espaço que é dado à essa temática nas pesquisas, com concepções que transitam entre o estágio como hora da prática, de observação da prática, como superação da separação teoria e prática e o estágio como pesquisa e a pesquisa no estágio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID6891_TB561_28022024104241.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREIA BULATY"
    "autor_nome_curto" => "ANDREIA BULATY"
    "autor_email" => "andreiabulat@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Várias são as inquietações que permeiam a função do estágio curricular supervisionado na formação do pedagogo, dentre elas os aspectos históricos, políticos, sociais, as concepções de estágio, a diversidade de práticas, o currículo, os conhecimentos e a concretização da identidade docente. Ter clareza do que envolve o estágio curricular supervisionado, suas bases epistemológicas e os conhecimentos constituídos ao longo do curso de licenciatura em Pedagogia é essencial para a realização da práxis educativa crítica, analítica e reflexiva. Diante disso, qual é o espaço dado às pesquisas sobre estágio supervisionado no curso de Pedagogia e quais são as temáticas proeminentes e as concepções de estágio? Diante o exposto, o presente trabalho tem por objetivo mapear e analisar as pesquisas realizadas na última década (2013 a 2023) acerca do estágio supervisionado no curso de Pedagogia - nas teses e dissertações dos Programas de Pós-graduação em Educação de instituições públicas da Região Sul do Brasil, a fim de verificar as bases epistemológicas e as temáticas proeminentes. Essa investigação é de cunho qualitativo, utilizando-se da metodologia do Estado de Conhecimento (bibliografia anotada, sistematizada, categorizada e propositiva), cujas teses e dissertações são localizados nos bancos de dados: Programas de Pós-graduação em Educação e na Plataforma da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), utilizando-se como descritores: “estágio curricular supervisionado”, “estágio supervisionado no curso de Pedagogia” e “práticas de estágio no curso de Pedagogia”. Portanto, a coleta de dados sobre essa etapa da formação do pedagogo, aponta o frágil espaço que é dado à essa temática nas pesquisas, com concepções que transitam entre o estágio como hora da prática, de observação da prática, como superação da separação teoria e prática e o estágio como pesquisa e a pesquisa no estágio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.