Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENCERRANDO CICLOS, CONSTRUINDO FUTUROS: A EXPERIÊNCIA ACADÊMICA EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109163
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 429
    "inscrito_id" => 4178
    "titulo" => "ENCERRANDO CICLOS, CONSTRUINDO FUTUROS: A EXPERIÊNCIA ACADÊMICA EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "resumo" => "A formação acadêmica é um momento significante na vida de um indivíduo carregado de expectativas, objetivos e frequentemente acompanhado de sacrifícios. Avaliar a percepção dos discentes quanto a esse percurso, é importante para determinar se suas expectativas foram alcançadas, se limites foram ultrapassados e se o curso ofereceu o necessário para seu desenvolvimento. Diante disso, objetivou-se avaliar a percepção de discentes do penúltimo semestre de uma licenciatura em Ciências Biológicas a distância sobre a experiência acadêmica. Para tanto, foi aplicado um questionário aos discentes, do polo de Orós-CE, com questões objetivas e subjetivas. Participaram 11 alunos que atualmente cursam o 8º semestre. A maioria do sexo feminino (63,6%) e de faixa etária entre 30 e 40 anos (36,4%). Quando questionados sobre como avaliam a acessibilidade aos recursos didáticos, como livros e materiais de estudo no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a maioria (45,5%) avaliou como excelente. Sobre o desempenho geral dos professores formadores ao longo do curso a maioria (72,7%) aferiu como boa. Ademais, 63,6% dos discentes concordaram que os encontros presenciais proporcionaram boas aulas práticas. Quanto às expectativas em relação ao curso, 36,4% as consideraram atendidas na escala de 1 a 10, com 8 pontos e quando perguntados o quanto se sentem preparados para atuar como um licenciado, 54,5% assinalaram 10 na mesma escala. Outrossim, 100% dos discentes consideraram os tutores importantes no decorrer do curso. Disciplinas como Estágio Supervisionado, Didática, Metodologia da Pesquisa e Citologia foram consideradas mais relevantes, enquanto Biotecnologia e Botânica poderiam ter uma abordagem diferenciada, ajustando o ensino para ser mais efetivo e eficaz. Os resultados indicam a satisfação dos discentes com sua formação especialmente quanto à acessibilidade aos recursos didáticos e ao desempenho dos professores. Por outro lado, sugere-se uma melhoria da abordagem de algumas disciplinas para atender melhor às expectativas dos estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID4178_TB429_27102024184514.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA LIMA GUIMARAES"
    "autor_nome_curto" => "LUANA LIMA"
    "autor_email" => "luanalimaguimaraes@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109163
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 429
    "inscrito_id" => 4178
    "titulo" => "ENCERRANDO CICLOS, CONSTRUINDO FUTUROS: A EXPERIÊNCIA ACADÊMICA EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "resumo" => "A formação acadêmica é um momento significante na vida de um indivíduo carregado de expectativas, objetivos e frequentemente acompanhado de sacrifícios. Avaliar a percepção dos discentes quanto a esse percurso, é importante para determinar se suas expectativas foram alcançadas, se limites foram ultrapassados e se o curso ofereceu o necessário para seu desenvolvimento. Diante disso, objetivou-se avaliar a percepção de discentes do penúltimo semestre de uma licenciatura em Ciências Biológicas a distância sobre a experiência acadêmica. Para tanto, foi aplicado um questionário aos discentes, do polo de Orós-CE, com questões objetivas e subjetivas. Participaram 11 alunos que atualmente cursam o 8º semestre. A maioria do sexo feminino (63,6%) e de faixa etária entre 30 e 40 anos (36,4%). Quando questionados sobre como avaliam a acessibilidade aos recursos didáticos, como livros e materiais de estudo no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a maioria (45,5%) avaliou como excelente. Sobre o desempenho geral dos professores formadores ao longo do curso a maioria (72,7%) aferiu como boa. Ademais, 63,6% dos discentes concordaram que os encontros presenciais proporcionaram boas aulas práticas. Quanto às expectativas em relação ao curso, 36,4% as consideraram atendidas na escala de 1 a 10, com 8 pontos e quando perguntados o quanto se sentem preparados para atuar como um licenciado, 54,5% assinalaram 10 na mesma escala. Outrossim, 100% dos discentes consideraram os tutores importantes no decorrer do curso. Disciplinas como Estágio Supervisionado, Didática, Metodologia da Pesquisa e Citologia foram consideradas mais relevantes, enquanto Biotecnologia e Botânica poderiam ter uma abordagem diferenciada, ajustando o ensino para ser mais efetivo e eficaz. Os resultados indicam a satisfação dos discentes com sua formação especialmente quanto à acessibilidade aos recursos didáticos e ao desempenho dos professores. Por outro lado, sugere-se uma melhoria da abordagem de algumas disciplinas para atender melhor às expectativas dos estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID4178_TB429_27102024184514.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA LIMA GUIMARAES"
    "autor_nome_curto" => "LUANA LIMA"
    "autor_email" => "luanalimaguimaraes@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A formação acadêmica é um momento significante na vida de um indivíduo carregado de expectativas, objetivos e frequentemente acompanhado de sacrifícios. Avaliar a percepção dos discentes quanto a esse percurso, é importante para determinar se suas expectativas foram alcançadas, se limites foram ultrapassados e se o curso ofereceu o necessário para seu desenvolvimento. Diante disso, objetivou-se avaliar a percepção de discentes do penúltimo semestre de uma licenciatura em Ciências Biológicas a distância sobre a experiência acadêmica. Para tanto, foi aplicado um questionário aos discentes, do polo de Orós-CE, com questões objetivas e subjetivas. Participaram 11 alunos que atualmente cursam o 8º semestre. A maioria do sexo feminino (63,6%) e de faixa etária entre 30 e 40 anos (36,4%). Quando questionados sobre como avaliam a acessibilidade aos recursos didáticos, como livros e materiais de estudo no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a maioria (45,5%) avaliou como excelente. Sobre o desempenho geral dos professores formadores ao longo do curso a maioria (72,7%) aferiu como boa. Ademais, 63,6% dos discentes concordaram que os encontros presenciais proporcionaram boas aulas práticas. Quanto às expectativas em relação ao curso, 36,4% as consideraram atendidas na escala de 1 a 10, com 8 pontos e quando perguntados o quanto se sentem preparados para atuar como um licenciado, 54,5% assinalaram 10 na mesma escala. Outrossim, 100% dos discentes consideraram os tutores importantes no decorrer do curso. Disciplinas como Estágio Supervisionado, Didática, Metodologia da Pesquisa e Citologia foram consideradas mais relevantes, enquanto Biotecnologia e Botânica poderiam ter uma abordagem diferenciada, ajustando o ensino para ser mais efetivo e eficaz. Os resultados indicam a satisfação dos discentes com sua formação especialmente quanto à acessibilidade aos recursos didáticos e ao desempenho dos professores. Por outro lado, sugere-se uma melhoria da abordagem de algumas disciplinas para atender melhor às expectativas dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.