Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERSPECTIVAS DA USABILIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
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Atualmente, existem diversos instrumentos regulamentadores, como as normas internacionais, denominadas de ISO e métodos usados para verificar o índice de usabilidade como as heurísticas de Nielsen e o método Goal Question Metric(GQM). Na perspectiva de contribuir para a qualificação do processo de ensino e aprendizagem alguns métodos de usabilidade foram produzidos, como o modelo TUP que relaciona as perspectivas da tecnologia, da usabilidade e da Pedagogia, ou adaptados aos recursos e ambientes educacionais. Assim, este estudo aborda as perspectivas encontradas nas investigações que relacionam a usabilidade com educação. Tal proposta resulta da necessidade de analisar as pesquisas direcionadas à temática usabilidade e ensino de ciências e biologia. Os trabalhos analisados abordam as duas vertentes e foram utilizados como fontes de pesquisas em um estudo de maior expansão. Foram analisados critérios como por exemplo: o perfil do autor, nível académico, área de concentração, metodologia do ensino e abordagem da usabilidade. Diferentes análises foram apresentadas, incluindo a demonstração de diferentes modelos de usabilidade, aplicação de diferentes métodos em experiências diversas, como também, produções de modelos inspirados nos métodos tidos como referências. Do exposto percebe-se que a área científica facilita aplicação da usabilidade, mediante a possibilidade de uso de recursos diversificados como também é beneficiada por ela, visto que a usabilidade se torna um fator significativo ao proporcionar uma análise reflexiva no uso de recursos como contribuintes do processo de ensino e aprendizagem e uma melhor experiência para os usuários destes recursos educacionais.A usabilidade consiste na análise de um objeto, recurso ou sistema visando uma contribuição na experiência do usuário através da análise de critérios como facil" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID5247_TB402_29042024184657.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILENA PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MILENA PEREIRA" "autor_email" => "silvampfsa@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109139 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 402 "inscrito_id" => 5247 "titulo" => "PERSPECTIVAS DA USABILIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA" "resumo" => "A usabilidade consiste na análise de um objeto, recurso ou sistema visando uma contribuição na experiência do usuário através da análise de critérios como facilidade de aprendizagem, eficiência, eficácia e satisfação no uso. 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Foram analisados critérios como por exemplo: o perfil do autor, nível académico, área de concentração, metodologia do ensino e abordagem da usabilidade. Diferentes análises foram apresentadas, incluindo a demonstração de diferentes modelos de usabilidade, aplicação de diferentes métodos em experiências diversas, como também, produções de modelos inspirados nos métodos tidos como referências. 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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A usabilidade consiste na análise de um objeto, recurso ou sistema visando uma contribuição na experiência do usuário através da análise de critérios como facilidade de aprendizagem, eficiência, eficácia e satisfação no uso. Atualmente, existem diversos instrumentos regulamentadores, como as normas internacionais, denominadas de ISO e métodos usados para verificar o índice de usabilidade como as heurísticas de Nielsen e o método Goal Question Metric(GQM). Na perspectiva de contribuir para a qualificação do processo de ensino e aprendizagem alguns métodos de usabilidade foram produzidos, como o modelo TUP que relaciona as perspectivas da tecnologia, da usabilidade e da Pedagogia, ou adaptados aos recursos e ambientes educacionais. Assim, este estudo aborda as perspectivas encontradas nas investigações que relacionam a usabilidade com educação. Tal proposta resulta da necessidade de analisar as pesquisas direcionadas à temática usabilidade e ensino de ciências e biologia. Os trabalhos analisados abordam as duas vertentes e foram utilizados como fontes de pesquisas em um estudo de maior expansão. Foram analisados critérios como por exemplo: o perfil do autor, nível académico, área de concentração, metodologia do ensino e abordagem da usabilidade. Diferentes análises foram apresentadas, incluindo a demonstração de diferentes modelos de usabilidade, aplicação de diferentes métodos em experiências diversas, como também, produções de modelos inspirados nos métodos tidos como referências. Do exposto percebe-se que a área científica facilita aplicação da usabilidade, mediante a possibilidade de uso de recursos diversificados como também é beneficiada por ela, visto que a usabilidade se torna um fator significativo ao proporcionar uma análise reflexiva no uso de recursos como contribuintes do processo de ensino e aprendizagem e uma melhor experiência para os usuários destes recursos educacionais.

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